quarta-feira, 30 de março de 2005

Desmatamento e invasões

Sr. Secretário,

Solicito que seja feita uma fiscalização urgente na serra, sentido RJ na altura da curva após o posto Tallarida, ali no Belvedere. Esta escancarado o desmatamento e limpeza do terreno, e ali acho que ainda é área de preservação ambiental.
Outra situação em que nada foi feito, é na invasão de terreno ali junto ao tunel do Quitandinha em frente ao posto da Concer no lado do Bingen.
Já fiz várias denuncias e solicitação e não vejo esse orgão tomar uma providencia quanto ao desmatamento realizado pela CEG na serra, cade o reflorestamento.
Tenho uma curiosidade e gostaria de ter uma resposta.
Porque os orgãos municipais, estaduais e federais sempre embargam as obras depois que toda a área foi destruída sem chance de recuperação natural. Exemplo a
nova rodoviária do Bingen

Obrigado.

Paulo Cardozo
Cidadão

Aumento das passagens de onibus municipais

Caro Sr. Prefeito e Secretários,

Foi com grande prazer que li nos jornais, que as passagens municipais não serão reajustadas. Por enquanto!
Acho errado que esta sendo noticiado que a passagem se tornou uma das mais barata do estado, pode ser no tocante ao se comparar os valores, mas pagar R$1,50 para percorrer em média dez quilometros, 10 minutos, e ter que esperar por mais de meia hora pela condução, nao pode ser considerada uma passagem barata. A comparação com a Capital é totalmente sem sentido, voce espera cinco minutos e anda por quase duas horas em algumas linha, e paga R$0,10 (dez centavos) a mais que Petrópolis.
Algumas empresas estão usando carros com mais de cinco (5) anos de uso, a viação esperança é uma vergonha com aquela frota de carros velhos e deteriorados, fiscalização eu nunca vi, agora o horário de uma linha ser retirado para cobrir a quebra de uma outra linha isso é comum.
Já passou da hora de termos uma ação mais efetiva para acabar com a vergonha monopolista que é o transporte coletivo em Petrópolis. As linhas interbairros,
integração entre as empresas, já eram para estar sendo utilizada a anos.
Espero que este pontapé inicial dados pelos senhores tragam frutos para nós moradores de Petrópolis, que já desacreditamos em nossos representantes no governo.

Paulo Cardozo
Cidadão

quarta-feira, 23 de março de 2005

Pedágio Rio/Petrópolis











Prezados Srs,

Envio algumas fotos que foram tiradas por volta das 7:30h do dia 23/03/2005, no pedágio da Concer em Sta Cruz no sentido Petrópolis/RJ.
As fotos AAAA0001.JPG, AAAA0004.JPG e AAAA0006.JPG mostram a fila de carros formada, o buzinaço já era generalizado.
As fotos AAAA0003.JPG, AAAA0005.JPG mostram o que eu já reclamei várias vezes a esta concessionária, na foto 3 mostra as cabines 12 e 10 fechadas, e a foto 5 já mostra a cabine 12 aberta minutos depois.
Como as fotos foram tiradas em sequencia pode ser ver claramente que tudo que tenho reclamado tem sentido, imaginem como isso vai ficar hoje no final do dia e amanhã véspera de feriado.
Infelizmente não vejo nenhuma providencia sendo tomada para melhorar a situação a que se chegou esta concessionária, em relação ao serviço oferecido.

Paulo Cardozo
Cidadão.

terça-feira, 22 de março de 2005

Pergunta a Concer ?

Prezados srs.

Ontem 21/03/2005 por volta das 20:00h ocorreu um acidente na pista de subida da serra de Petrópolis.
Uma árvore caiu interronpendo o transito por quase 2 (duas) horas.
Aqui faço uma pergunta a esta concessionária.
Ao saber do ocorrido, ter conhecimento de que levaria mais de 30 min para liberar a pista. Porque os responsáveis pelo transito não o interromperam na altura de Xerem, e desviaram o transito pelo pista de subida, até que a pista fosse liberada ?
Não! Deixaram que os trouxas que pagam caro para andar 60 Km, numa estrada mal cuidada, ou melhor mal de tudo, fossem para um beco sem saída, afinal não existe outra saída mesmo!
Era melhor subir devagar do que ficar parado na serra, no meio do nada e debaixo de chuva.

Paulo Cardozo
Cidadão

quinta-feira, 17 de março de 2005

Serviços da Concer

Caros Srs,

Ontem ao passar pelo pedágio recebi um panfleto da Concer. Muito bonito, bem trabalhado, deve ter sidobem caro.
Gostaria de tecer alguns comentários, já que fiz algumas reclamações dos serviços desta.
1 - A Concer não precisa fazer propaganda visto que não existe concorrencia, eu não tenho outra opção para comparar.
2 - Realmente existe um compromisso social, exatamente conforme descrito no panfleto, mas realizado só na baixada, para ser mais exato na altura do KM115. Se a área da serra recebesse 1/3 do tratamento que aquela área recebe, a serra seria um brinco, faria inveja ao trecho de descida da serra das araras.
Srs, em vez de gastar recurso com propaganda, revertam isso em serviços, materiais. Quantos galões de tinta, m3 de concreto, asfalto não dava para ser adquirido com esse recurso.
Cade o passe expresso? É ridículo com tanta tecnologia, uma pessoa ter que ficar ditando placa de carro para que o mesmo seja liberado, fora as filas que se formam e cabines estão fechadas.
Já comentei várias vezes, a serra é uma área que precisa de uma atenção especial devido ao clima.
O valor cobrado não faz jus ao serviço oferecido.

Obrigado.

Paulo Cardozo
Cidadão

Solicitação de intervenção para moradores de Petrópolis - RJ

Prezados Sr. Senador

Sou usuário diário da empresa que faz o transporte de passageiros entre Rio/Petrópolis, são 1500 em média.
A cerca de dois anos foi criado um grupo dos usuários desta empresa, onde após um período conturbado, passamos a manter um relacionamento satisfatório com a mesma.
Em Novembro de 2004 esta empresa foi adquirida por novo grupo de acionistas, e desde então tem sido caótico qualquer assunto relacionado aos serviços prestados por esta empresa.
1) A passagem é absurdamente cara comparada com outras linhas de mesma distancia, e até com distancia maiores.
2) Problemas com horários, devido a uma alteração na grade que vinha sendo utilizada gerou:
- Filas nos guichês;
- Necessidade de compra antecipada de passagens;
- Tempo de espera para conseguir vagas;
- A perda do horário não existe reembolso;
- Intervalos grandes entre os horários, não existe revezamento entre os acessos a Petrópolis (Bingen/Quitandinha);
- Atrasos nas saídas.
3) Não existe concorrência;
- As duas empresas que detém a concessão são dos mesmos acionistas;
- Não tenho direito de escolha em qual empresa quero viajar;
4) Os carros são fechados, o ar-condicionado não é ativado em certos trechos.
5) Passageiros sendo obrigados a viajar em pé, principalmente nos horários de pico.
6) A estrutura dos carros esta sendo alterada para comportar mais poltronas.
7) Em algumas viagens os carros estão mal cheirosos e sujos, devido a virada, o carro chega e já é colocado para fazer a volta.

Já tentamos, e ainda estamos tentando acabar com esse problema de vez, as autoridades já foram acionadas e nada.
Gostaria de um pronunciamento sobre o fato, visto que breve estaremos num período eleitoral.

Obrigado(a),

Paulo Cardozo
Cidadão

terça-feira, 15 de março de 2005

Compromisso com o meio-ambiente e Meio ambiente III

Prezados srs,

Visitando o site da CEG, acessei o link "Compromisso com o meio ambiente", muito interessante, mas não espelha a realidade desta empresa.
Desde novembro de 2004 venho chamando a atenção da mídia local sobre o estrago feito na serra de Petrópolis com a colocação do gasoduto. Foi feito o desmatamento de um enorme trecho de serra, área de preservação ambiental, não foi feito o reflorestamento, já existem vários pontos com barreiras, marcas de erosão, fora a poluição visual causada no cartão de boas vindas de Petrópolis.
Aqui faço uma pergunta, aonde esta o compromisso com o meio ambiente? Só no site?

Obrigado pela atenção.

Paulo Cardozo
Cidadão

quinta-feira, 10 de março de 2005

Usuário vê descaso da Concer: Rio-Petrópolis

Usuário diário há dois anos do percurso RJ/Petrópolis, Paulo Cardozo garante não ter nada a elogiar sobre os serviços da Concer, concessionária que administra a rodovia. Em e-mail enviado ao Diário, ele relaciona alguns tópicos:

Pedágio, sessão Sta Cruz da Serra:

São 14 cabines, sete (7) para cada sentido, dessas sete (7), duas (2) são de uso exclusivo para o cartão Concer, as outras cinco (5), em 90% das vezes duas (2) delas estão fechadas. Em 05/10/2003 enviei um e-mail relatando este problema, em 23/10/2003 recebi uma resposta que estava em estudo uma solução para o processo atual, que já era ultrapassado. E pelo que vejo ainda está.

Condição da estrada

Em 01/12/2003 foi enviado um e-mail relatando a má condição geral em que se encontra a estrada, principalmente na área da serra. Foi divulgado pela mídia, não recordo a data, que teríamos uma grande surpresa e a revitalização da serra.

Realmente foi uma surpresa, quase 15 dias subindo em mão dupla, algumas vezes com quase o dobro de tempo da viagem devido aos caminhões, e não se viu diferença nas condições. Continuam as ondulações, rachaduras, sinalização precária para o tipo de área, faixas, meio-fios e fachadas com sinais evidentes de anos sem receber pintura.

Comunicação

Foi divulgado recentemente pela imprensa, em 10/01/2005, sobre a retirada dos telefones de emergência que nunca foram instalados. As bases e tubulações foram colocadas, e os postes estão apodrecendo no depósito perto do Belvedere na pista de decida.

Atendimento

Não posso comentar nada porque nunca precisei deste serviço.

Segurança

Este é outro ponto que deixa a desejar. Não existem postos avançados de ajuda, não existe comunicação (telefones de emergência), não existem câmeras em locais estratégicos para monitorar e vigiar a estrada.

Preço

Isso é fora de cogitação, existem várias estradas pedagiadas no país, algumas cobrando 1/3 do valor da Concer, mas com uma infra-estrutura exemplar. O serviço prestado não justifica o valor cobrado.