terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Solicitação de informações

Prezados Srs,

Gostaria de saber qual a posição em que se encontra a solução apresentada no encontro realizado em 03/01/06 na Casa do Alemão, relativo ao problema do desembarque
dos passageiros oriundos do RJ, visto que hoje completam 15 dias e não foi visto nenhum movimento no local.
Confirmo que os horários experimentais das linhas Henrique Raffard e Capela já estão em funcionamento, esperemos que a alteração atenda a contento as necessidades dos moradores daquela região.
Obrigado, e no aguardo de uma resposta.

Att

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Ponto de taxi do Hipper Shopping ABC

Prezados Srs,

Devido a reposta dada pelo Sr. Sidnei Ramires, diretor da Associação de Taxistas de Petrópolis, a reportagem feita no dia 13/01/05 pela Tribuna de Petrópolis, só
posso responder com a seguinte definição:

"A regulamentação do serviço de táxi compete ao Município. No entanto, "eventual entendimento" obrigando o passageiro-consumidor a pegar o "táxi que estiver primeiro na fila" fere uma norma nacional, que é o Código de Defesa do Consumidor e a própria
Constituição da República, posto que estes determinam a liberdade de escolha na contratação do prestador de serviço.
Isto só poderia ser feito se todos os carros fossem padronizados, de modo que não houvessem diferenças objetivas entre os carros. Estou amparado pela Constituição e pelo CDC; se tem uma norma municipal contrariando estas, ela é materialmente
inconstitucional.
A situação é exdrúxula e poderia ter sido resolvida com bom senso, não precisava desse alarde todo. Mas como bom senso é uma palavra que anda em falta em Petrópolis... "
Com base nessa premissa eu solicito a CPTrans que faça a gentileza de alertar o diretor da Associação de Taxistas, que existem leis, e estas devem ser cumpridas e respeitadas, evitando aborrecimentos desnecessários para ambas as partes.
Sinceramente eu espero que na necessidade de utilizar novamente o serviço dos taxistas no ponto do ABC eu não tenha que me aborrecer e acionar os orgãos
competentes para que a lei seja cumprida.

Att

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

domingo, 8 de janeiro de 2006

Ponto de taxi do Hipper Shopping ABC

Prezados Srs,

Venho solicitar a intervenção deste orgão, para um problema que já ocorre a bastante tempo no ponto de taxi do Hipper Shopping ABC, mas que ontem 07/01/06 é que percebi o nível de palhaçada que existe, vou procurar descrever o ocorrido.
Ontem 07/12/06, por volta das 13:00h, terminei de realizar minhas compras de mes no super-mercado, solicitei um taxi, devido a problemas anteriores só pego carros grandes devido ao volume de compras, sempre tive problemas, com frequencia tenho que
esperar muito tempo pelo veículo, aprendi que ligando para o taxista ele vem mais rápido, mas ontem a coisa ficou muito complicada, tenho o telefone de 4 motoristas, dois estavam em corrida, me dirigi ao ponto, o primeiro carro grande era o quarto na fila, o outro era o último, cheguei para o quarto e solicitei a corrida, este me disse que não poderia sair até chegar sua vez, então solicitei ao último, ai é que a
confusão começou, os motoristas da frente começaram a discutir que ninguém iria furar a vez, eu disse que queria o carro maior porque os outros não teriam como
transportar as minhas comprar, após 15 min de discussão e 25 já de espera os primeiros carros da fila saíram, o que deu a vez ao que me interessava.
Pois bem, isso foi um resumo do fato, qual é a minha solicitação, que esta palhaçada que se formou no ponto de tax do ABC tenha um fim, como consumidor quero escolher o transporte que me atenda e seja do meu gosto, é ridículo um taxista colocar um veículo pequeno sem espaço para compras, ainda mais com a utilização de kit gás, e não deixar que o colega com carro maior, que foi o solicitado a corrida sair da
fila.
Soluções que devem ser implantadas em caráter de emergência:
- Que seja removido o "Gelo-baiano" que impede a saida do carro fora da ordem, e que o taxista que intervir na saída, seja multado, ou que os carros sejam padronizados, todos iguais, com bagageiro grande, afinal é porta de um super-mercado e um shopping.
Como podem ver, é uma situação ridícula, o passageiro chegar ao ponto e ter que ficar discutindo com taxistas que impuseram uma condição esdruxula, só podem sair carros na ordem de chegada ao ponto, se o primeiro for um "fiesta", eu não posso tomar o segundo, uma "parati", porque existe uma regra entre eles.
Espero que esta situação enfadonha tenha um fim, e que na próxima vez que eu for utilizar o mesmo serviço, não tenha que me aborrecer com prestadores de serviços, que impõe leis a seu bel prazer.

Att.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

Representantes do PAX discutiram com a Prefeitura melhorias para a rodoviária.

RUBENS SILVA - REDAÇÃO TRIBUNA

Usuários da rodoviária vão ganhar mais coletivos no Quitandinha para quem vem do Rio.

Na busca de uma solução para amenizar os transtornos causados aos passageiros, por conta da rodoviária do Bingen, o secretário de
Planejamento, Eduardo Ascoli, e o presidente da CPTrans, Jurair Corrêa, se reuniram informalmente na última terça-feira com representantes do Pax (grupo que representa os passageiros das Viações Única e Fácil), Paulo Cardozo e Adrian Giese.

O encontro aconteceu no Quitandinha, junto ao local onde os passageiros desembarcam, antes dos coletivos seguirem em direção ao
Bingen. "Houve um convite do Pax para que fizéssemos uma avaliação das mudanças que poderiam ser feitas para atender parte das
necessidades", explicou Eduardo Ascoli.

Os representantes do Pax ficaram satisfeitos com o resultado do encontro, principalmente pela agilidade que está sendo dada às
reivindicações. "O encontro foi realizado com o objetivo de obter uma solução prática e emergencial para os problemas que ocorrem no
desembarque na Casa do Alemão dos passageiros oriundos do Rio, e, para melhor entender as necessidades dos usuários, por algum tempo acompanhamos a chegada dos coletivos", explicou Paulo Cardozo.

Durante o período que permaneceram no Quitandinha, Eduardo Ascoli e Jurair Correa discutiram com os representantes do Pax os problemas e situações que ocorrem, e o acompanhamento do movimento de ônibus intermunicipais e municipais facilitou a percepção dos representantes do Governo Municipal do número de passageiros que desembarca e do tempo de espera. "Foram avaliadas seis
possibilidades, sendo analisados os prós e contras de cada uma", disse Cardozo.

Não existiu proposta sem pontos negativos, mas as que trariam mais transtorno ou com tempo de implantação muito longo foram
descartadas, por conta da urgência na busca de uma solução. "O ponto de ônibus urbano será transferido em definitivo para a frente do
comércio, após a Casa do Alemão, assim como os ônibus executivos, com saídas a cada 15 minutos, nos horários compartilhados com os coletivos urbanos, onde as saídas serão de 20 em 20 minutos".

A implantação irá ocorrer dentro de 15 dias, para que possam acontecer os ajustes e levantamentos necessários dos horários,
número de coletivos e colocação da sinalização. "A solução que atenda a todos os anseios não existe, mas estamos prontos para
escutar os usuários e atendê-los dentro do possível", definiu Eduardo Ascoli.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

Resumo do econtro com CPTrans e Sectretaria de Planejamento - Casa do Alemão

Prezados Srs,

Ontem 03/01/06 entre as 19:30h e 20:50h ocorreu um encontro entre representantes do PAX, Paulo Cardozo e Adrian Giese, com o Presidente da CPTrans, Sr. Jurair Correa, o Secretário de Planejamente, Sr. Eduardo Áscoli, a o Assessor de Planejamento, Sr. Gilmar, o encontro foi registrado pelo Rubens, repórter da Tribuna.
Este encontro foi realizado com o objetivo de obter uma solução prática e emergencial para os problemas que ocorrem no desembarque na Casa do Alemão, de
passageiros vindos do RJ.
Durante o período do encontro foram discutidos problemas e situações que ocorrem, inclusive realizamos um acompanhamento do movimento de onibus intermunicipais e municipais, número de passageiros que desembarcam e tempo de espera. Várias propostas foram apresentadas e analisados os pós e contras de cada uma:

1 - Utilização da pista lateral antes da Pavelka como um corredor de embarque e desembarque;
2 - Utilização da Rua Cuba;
3 - Utilização da Rua Pará;
4 - Pórtico;
5 - Hotel Quitandinha;
6 - Ponto de Taxi do Alemão (Não anotei o nome da rua)

Em todas as opções existiram mais contras que prós, que causariam algum transtorno ou o tempo de implantação seria longo, devido a necessidade urgente em se achar uma condição que reduza o problema, foi acertado a seguinte solução em caráter emergencial e temporária, até que uma solução definitiva seja encontada e implantada.
- O ponto de onibus urbano será transferido oficialmente para a frente do comércio, após a Casa do Alemão, onde existe uma marquise, o ponto do executivo também será fixado nesse local com saídas de 15 e 15 minutos nos horário de maior movimento, compartilhando com os horários urbanos passando de 20 em 20 minutos.
O governo municipal solicitou um prazo de duas semanas para fazer os ajustes e levantamentos necessários, horários, número de coletivos, sinalização, Quadro de
horários, etc.
Com isso esperamos reduzir o martírio dos colegas que descem no alemão.

Att.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

OBS: Senhores façam qualquer correção ou ressalva que forem necessárias. E hoje as 19:30h no gabinete do Prefeito estará sendo realizada mais uma rodada de discuções, dando continuidade as negociações para amenizar os problemas ocorridos com a mudança da rodoviária.