quinta-feira, 30 de março de 2006

Lixo na rua Galdino Pimentel





Srs,

A Prefeitura já fez a parte dela, removeu o lixo e o entulho acumulado na rua Galdino Pimentel (Fotos anexas).
Agora dependo do cidadão de bem, exercer sua cidadania e denunciar os abusos cometidos pelos maus cidadão.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sábado, 25 de março de 2006

Diário de Petrópolis - 25/03/06

Prezado Sr. Presidente da CPTrans, Jurair Corrêa.

Gostaria imensamente de solicitar ao Sr, que explicasse aos integrantes do PAX (Grupo de usuários de onibus intermunicipais de Petrópolis), maiores detalhes sobre a nota que saiu no jornal Diário de Petrópolis em 25/03/06:

--------------------------------------------
Bilhetagem

O presidente da CPTrans, Jurair Corrêa, anunciou para o segundo semestre de 2006 a implantação da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte coletivo. Segundo
ele, o sistema mais baratear o custo e tornar mais eficiente o transporte público do município.
--------------------------------------------

Dúvidas:
- Baratear.
Baratear o custo para o passageiro ou para o empresário?

- Melhora do sistema, como aquela maquininha que só elimina o movimento dinheiro e vale-transporte, e pelo que tenho testemunhado no RJ tem hora que o trocador
funciona melhor que a mesma.
De que modo ela vai tornar mais eficiente o sistema de transporte?
O cartel de empresas vai ser desmantelado?
A esperança vai ser finalmente apagada da história de Petrópolis?
Vamos ter horários melhor distribuídos e fielmente cumpridos?
As frotas serão renovadas?

Aguardo maiores detalhes, e espero fervorosamente que esta mudança venha acabar de vez com a agonia que é utilizar o sistema de transportes urbanos de Petrópolis.

Agradeço atenção.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sexta-feira, 24 de março de 2006

Estrada Rio-Petópolis

Caro Ricardo,

Já faz um bom tempo que não entro em contato, gostaria de saber quais são as novidades e como andam os projetos visando a melhoria dos serviços da Concer,
inclusive alguns que foram dicutidos em nossa reunião. Como esta o processo de implantação do passe-expresso? Ainda vejo a utilização do cartão e do pobre coitado
cantando as placas pelo rádio.
Existe previsão para nivelamento na pista de descida? Na reta depois da longa curva após o posto Tallarida, ainda existem aqueles pequenos degraus que o carro fica socando.
Como esta o andamento judicial para a liberação da instalação dos call-box?
Quanto a pintura voce já me explicou, espero que encontrem logo uma solução.
Ultimamente tem ocorrido acidentes com uma frequencia muito grande, hoje mesmo, 24/03tinha uma batida feia um pouco antes do primeiro túnel pista de descida, o que pode estar ocasionando esses acidentes, imprudencia?
Não tenho visto notícias de assaltos na serra, acabaram, reduziram ou não estão sendo divulgados? Se acabaram ou reduziram, espero que o resultado da nossa
reunião tenha contruibuido para a solução desse problema.

Grande abraço.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Só há problemas na Rua Galdino Pimentel na Capela















Prezado Srs,

Venho solicitar uma atenção para a Rua Galdino Pimentel na Capela.
Como pode ser visto nas fotos em anexo, a rua esta toda desnivelada devido, ao que já foi amplamente divulgado, o péssimo serviço de acabamento feito pela empreiteira que colocou os dutos de gás, já começaram a aparecer buracos devido as infiltrações.
Também existe o problema de estacionamento irregular, estão usando a rua como estacionamento, que também já havia sido alertado que aconteceria com o advento da
nova rodoviária.
Fora a vergonha que a imprensa já divulgou, aquele monte de lixo entulhado perto do antigo ponto final do Capela.
Senhores solicito uma equipe para consertar a rua, um trator e um caminhão para remover o lixo e entulhos e um fiscal para verificar a regularidade dos carros parados ao longo da rua.

Obrigado.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

quarta-feira, 22 de março de 2006

Morte no novo terminal rodoviário de Petrópolis

Bom dia,

Senhores, é tanta minha indignação com a situação esdruxula que temos visto a cada dia em Petrópolis que sinceramente da vontade de cometer uma loucura, e fazer como os "marginais" fazem no RJ, quebra quebra, atear fogo em onibus, é errado, é, é crime, é, mas que da resultado dá né.
Hoje lendo a matéria no jornal sobre o infeliz incidente, que terminou vitimando um cidadão, ai é que eu fiquei mais revoltado.
Já foi exposto diversas vezes, por diversos orgãos, que a nova rodoviária não foi implantada com toda a infra-estrutura necessária para seu perfeito funcionamento, e desde a divulgação que seria colocada em funcionamento só gerou polêmica e revolta, mas não vamos repetir tudo que já é mais do que de conhecido.
O que me revoltou desta vez foi a declaração dada pelo gerente da rodoviária a Sr. Afrânio Carvalho Bahia, quando afirma que o pátio é dimensionado para atender a todas as baias, pelo amor de Deus Sr. Afrânio, aquele estacionamento e pátio de manobras de coletivos, é totalmente fora do contexto de uma estação de transbordo, já é fato que por diversas vezes coletivos ficam parados na pista por não ter lugar para encostar, fora os diversos pequenos acidentes, um exemplo cade e guarita com as cancelas, se ela ainda existesse com certeza o falecido podia estar dormindo na beira de rua que nada lhe teria acontecido.
Quando comenta sobre a sinalização, esta que nunca existiu, o gerente diz que apesar de se tratar de uma área não destinada à circulação de pedestres, antes daquela merda ser construida, ali era passagem de pedestres, principalmente moradores do Contorno que se dirigiam as escolas e aos locais de trabalho no Capela e Manoel Torres. A Sinart pretende se reunir com representantes da CPTrans para discutir medidas que possam restringir o acesso de pessoas ao local, de modo a evitar novos acidentes, isso quer dizer que vão obrigar o sofrido morador daquela área a ter que pegar um onibus, pagando por ele é claro, onerando ainda mais sua situação financeira do morador que já é caótica na maioria dos casos.
O gerente diz que considera o ocorrido uma fatalidade. "Lamentamos muito o que
aconteceu, mas não conseguimos entender até agora o que a pessoa fazia naquele
local, uma via de serviço, destinada apenas à passagem de veículos", fatalidade que poderia ter sido evitada se os onibus não precisassem manobrar para sair do terminal, se tivesse calçada para o pedestre, fiscais controlando as manobras, lembrando que as pessoas já andavam ali antes mesmo da rodoviária ser projetada,
volto a repetir, querem obrigar a todo morador de Petrópolis a depender das ridículas e monopolistas empresas de transportes urbanos de Petrópolis, que já
estão rindo a toa com todo o lucro que passaram a ter com essa obra.
Em vez de lamentar, trate de sentar com os usuários, levante os problemas, garanto que não são poucos, e resolva-os, não fique tapando o sol com a peneira tentando adivinhar o que pode ter ocorrido, vamos pensar no que pode ocorrer e impedir que o mesmo venha a ocorrer.

Paulo cardozo - Cidadão revoltado.
"Quem faz Petrópolis somos nós"

segunda-feira, 20 de março de 2006

Reunião do grupo PAX com o Prefeito

Abaixo envio o resumo da reunião com o Prefeito. Essa reunião ocorreu depois que apresentamos um abaixo assinado com cerca de 700 assinaturas questionando os
problemas da nova rodoviária, e a imprensa divulgou que o grupo faria um buzinaço.
Infelizmente essa reunião só foram feitas promessas, mas nada de concreto para reduzir o custo e o tempo de viagem foram concretizados.
Em janeiro tivemos um encontro com o Secretário de Planejamento e Representantes da CPTrans para achar uma solução para o desembarque no Quitandinha, e só conseguimos mascarar o problema.

-----------------------------------------
Prezados,

Ontem 09/12/05 entre 19:30h e 22:40h ocorreu o encontro do grupo PAX, representados por Paulo Cardozo, Claudio Reis, Leda Rocha e Adrian Giese, representando o governo municipal, Sr. Rubens Bomtempo - Prefeito, Sr. Eduardo Áscoli - Secretário de
Planejamento, Sr. Jurair Correia - Presidente da CPTrans e Sr. Gilmar - Acessor de Planejamento. Durante o encontro foram apresentados os diversos problemas causados a nós cidadãos, usuários das linhas de onibus municipais e intermunicipais com a mudança da rodoviária, com maior destaque para o aumento de custo de transporte, e aumento do tempo de deslocamento residencia x terminal e vice versa.
Foram apresentados vários problemas que nós usuáriosintermunicipais estamos vivenciando dia a dia, como o problema do passageiro que desce no alemão ao chegar
em Petrópolis, o alto custo de utilização do novo terminal, os problemas de infra-estrutura do terminal, o aumento do custo em geral com o transporte e o tempo
de deslocamento.
No referente ao onibus municipais, a falta de horários suficientes para suprir a demanda, atrasos e não cumprimento de horários, no geral a má qualidade do serviço prestado.
Também foram abordados problemas como o engarrafamento na entrada do Bingen, Montecaseros, as paradas irregulares de veículos no Bingen, aumento do fluxo de
veículos no corredor do Bingen e o problema com o transbordo que aumenta o tempo de viagem e prejudica os moradores do Bingen que desejam se dirigir ao Centro.
O governo municipal foi participativo, se comprometeu em avaliar e analisar todos os problemas e propostas de soluções apresentadas e os que surgirem, e em no máximo 15 dias deverá ser realizado um novo encontro onde deverão ser apresentadas soluções ou alternativas as solicitações.

Att.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

domingo, 19 de março de 2006

Manifestação hoje contra a nova rodoviária.

Protesto contra a nova rodoviária

Quase cinco meses depois da inauguração da nova rodoviária do Bingen, usaários das linhas intermunicipais farão hoje uma manifestação para mostrar que a insatisfação com o serviço continua. O grupo esta mantendo sob sigilo o tipo de protesto - alguns falam em apitaço - e sairá às 8h da Barão do Amazonas, em frente ao Relógio da Flores, com uma relação de reivindicações. Segundo Paulo Cardozo, integrante do grupo Pax, os manifestantes vão pedir mudanças imediatas.

Manifestação hoje contra nova rodoviária

Quase cinco meses depois da inauguração da nova rodoviária do Bingen, usuários das linhas de ônibus Petrópolis - Rio farão hoje uma manifestação para mostrar que a insatisfação com o serviço continua. O grupo esta mantendo sob sigilo o tipo de protesto - alguns falam em apitaço - e sairá às 8h da Rua Barão do Amazonas, em frente ao Relógio das Flores, com uma relação de reivindicações. Segundo o grupo, a nova rodoviária não trouxe benefícios concretos para a cidade. Para os manifestantes, a única mudança percebida pela população foram os aumentos de custo e de tempo. "Precisamos de ações que tornem novamente viável morar na cidade de Petrópolis e trabalhar na cidade do Rio de Janeiro", reclamou, lembrando que uma das principais reivindicações é a fixação de uma prazo para a construção da ligação Bingen - Quitandinha.
Na relação de reivindicações que será distribuida hoje estão a disponibilidade de um ônibus saindo de centro da cidade às 8h; a redu~~ao do valor da passagem proporcionalmemente à redução da distância percorrida pelos ônibus; a oferta de banheiros gratuito na rodoviária, ao menos para aqueles que pagam a taxa de embarque; redução da tarifa de embarque; construção de novo acesso à rodoviária para que ônibus não tenham que fazer o retorno na área próxima ao lixão, e oferta de mais linhas urbanas com horários regulares que atendam quem desce no Quitandinha.

sábado, 18 de março de 2006

Apitaço em protesto ao problemas causados pela nova rodoviária

Esta inicialmente marcada para amanhã 19/03 as 8:00h, no Relógio das Flores, o encontro de integrantes do PAX (Grupo de usuários dos transportes intermunicipais
de Petrópolis), com o objetivo de chamar a atenção das autoridades, mídia e população em geral, para os problemas causados pela instalação do novo terminal
rodoviário de Petrópoils.
Essa mudança sem a infra-estrutura necessária causou diversos problemas, com destaque para os de caráter físico e financeiro, principalmente aos usuários
frequentes da ponte rodoviária Rio-Petrópolis, os quais já foram amplamente divulgados, antes mesmo da inauguração do novo terminal.
Segue abaixo a carta com a lista de reivindicações para nosso encontro de domingo.

------------------------------------------

Prezado Sr. Prefeito,

Nós, usuários das linhas de ônibus Petrópolis - Rio de Janeiro, externamos aqui nossa completa insatisfação com a nova rodoviária de Petrópolis. Até agora a nova rodoviária não demonstrou nenhum benefício concreto para a nossa cidade.

Os únicos reflexos percebidos pela população foram os aumentos de custo e de tempo.

Portanto, lançamos mão de um protesto legítimo, de forma a exigir ações mínimas de RESPEITO com os cidadãos petropolitanos, para tornar novamente viável morar na cidade de Petrópolis e trabalhar-se na cidade do Rio de Janeiro.

- Ônibus saindo do centro da cidade até 8:00h.
- Redução de passagem de acordo com o trajeto. A elevação de custo do trajeto
Petrópolis - Rio por conta da nova rodoviária é inaceitável.
- Banheiro gratuito na rodoviária, pelo menos para os que pagam a tarifa de
embarque.
- Redução da tarifa de embarque. É alta em comparação com Juiz de Fora e pela
mesma distância percorrida.
- Construção de um acesso mais fácil à rodoviária, para não perdermos o tempo da volta no lixão.
- Provisão de mais linhas com horários regulares dos ônibus municipais para quem desce no Quitandinha, apresentação da grade de horário da linha e cumprimento da mesma.
- Apresentação da grade de horário da linha 100 e cumprimento da mesma.
- Prazo para construção do acesso do Bingen para o Quitandinha.

Respeitosamente,

Grupo de Usuários PAX

-------------------------------------------------

Atenciosamente

Paulo Cardozo - Membro fundador do PAX Petrópolis
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sexta-feira, 17 de março de 2006

Ajudinha

Meu camarada,

Preciso de sua ajuda, estive no Detro participando de uma pequena reunião com o presidente interino. Nessa reunião expus que achamos nossa tarifa muito alta para o percurso, não temos uma grade de horário fixa e a tarifa de embarque da nova rodoviária é alta e ainda temos que pagar por todos os serviços do terminal, incluindo o banheiro.
Ele me explicou que verbalmente não pode fazer nada, por ser um orgão público ele precisa ser provocado, então me solicitou um oficio, onde eu e quem quiser participar, apresente as solicitações de informações, eu entrego no Detro eles protocolam e ele pessoalmente se comprometeu a me responder o mais rápido possível.
Ai é que entra sua ajuda, voce pode me dar uma luz de como se faz um ofício, pedindo uma realvaliação do custo da nossa tarifa, não queremos viver constantemente na incerteza do preço promocional, uma apresentação da grade oficial de horários e qual o prazo para que a empresa comunique a mudança se e quando houver, a reavaliação do valor da tarifa de embarque no novo terminal e extinção da cobrança de utilização dos sanitários para quem pagar a taxa de embarque.
E aproveitando a deixa, estão me convidando para iniciar uma ONG para legitimizar as nossas reinvindicações, voce teria uma idéia de como podemos criar uma que vise os direitos do cidadão, incluindo os direitos humanos e de consumidor.

Aquele abraço.

PC

terça-feira, 7 de março de 2006

Carroceria Irizar

Caro Claudemir,

Mais algumas observações.

E-mail enviado em 25/02/06 - Inclusive saiu no caderno Serra do Jornal o Globo.

Dor nas costas


Os novos ônibus da Única/Fácil são realmente bonitos, mas nem sempre o que é bonito é bom. É o caso da nova frota de veículos da marca Irizar, adquiridos recentemente pela empresa de transportes intermunicipais das linhas Petrópolis-Rio. Como se já
não bastassem todo o transtorno, a canseira diária e o aumento dos custos que a
nova rodoviária do Bingen trouxeram para centenas de profissionais petropolitanos que trabalham no Rio, agora temos mais este problema com os novos ônibus da Única, que já estão sendo chamados de "Irritar". Temos acompanhado inúmeras reclamações
dos usuários e abaixo relaciono algumas: ao entrar no ônibus, o primeiro problema,
ninguém consegue enxergar a numeração das poltronas (pequenas e extremamente próximas umas das outras, além de serem desconfortáveis); quando o passageiro da frente resolve baixar seu encosto, o de trás tem que se ajeitar de forma a não
ter seus joelhos amassados; fora isso, a cabeça da pessoa da frente fica literalmente
no colo da de trás; há 46 assentos, em vez dos habituais 44; apesar de os ônibus serem novos, já estão cheios de barulho, pois tudo é de plástico e, com a trepidação, diversas peças já estão se soltando; a luz de leitura é muito forte (cada uma ilumina quatro poltronas em volta) e, à noite, quando um lê, os outros não
conseguem sequer cochilar; o aviso de "sanitário ocupado" fica constantemente aceso,
mesmo com o banheiro vago; rádio, TV e instalação de DVD, que tanto foram divulgados na mídia quando a empresa adquiriu esses ônibus, são apenas para enfeite, pois nunca são oferecidos aos passageiros; o bagageiro interno é pequeno demais, qualquer bolsa ou mochila de tamanho normal não cabe no mesmo. Resultado, a pessoa tem que levar
sua bagagem de mão no colo ou no chão; o banheiro chamado de ecológico, antiodor, vive com cheiro ruim, mas isso, sinceramente, é apenas falta de higiene por parte da empresa, que tem o hábito de limpar seus ônibus somente uma vez ao dia. Quem viaja
vez ou outra até agüenta, mas quem, para seu sustento, tem que enfrentar duas viagens por dia, o ano todo, não está mole, não!! Isso é o que dá termos uma "única" empresa monopolizando o transporte intermunicipal!

Adrian Giese (integrante do PAX),Petrópolis

--------------------------------------------------

E-mail enviado em 22/02/06


Carro que fez o 22:00h Novo Rio - Petrópolis

Falta o martelo da poltrona 39, com certeza foi roubado;
A grade do ar-condicionado, estava imunda sinal que a limpeza não foi realizada a contento;
E este carro passou a impressão de ser um carro velho, acredito que é
devido a sujeira, nas luminárias e porta embrulhos.
Outras observações:

Quanto a TV no meio do carro, quem sentar nas janelas depois da TV não conseguiria ver o que estaria passando;
A cortina fica solta na parte inferior, abrindo nas curvas, e isso incomoda;
Botão de parada fica muito próximo aos das luzes, com frequencia ele é pressionado por engano, o que pode ser confirmado no display, sorte a campainha não ser o escandalo da Marcopolo;
O carro é todo forrado de plástico, não tem desculpa para ter mau cheiro;
Quem senta na parte central da janela, é panorâmica, mas vai ter problemas sérios com o sol, as cortinas ficam nas poltronas anteriores e posteriores.
Se não fossem as escolas de samba, blocos e batucadas, o Irizar com certeza seria mais silencioso que os Marcopolos, a vedação acústica parece ser superior;

------------------------------------------------

Enviado em 20/02/06


Já tive uma "experiência IRIZAR", uma mala caiu em cima de mim em uma viagem, pois um inteligente colocou uma mala no porta malas e nem viu que não estava presa.
Deveriam tomar providencias urgentes para este porta malas mau feito.
Colocar um batente, tela, sei lá......

[]´Dionisio

Das duas uma: ou a Unifac não está nem aí para manutenção de interiores dos ônibus ou os Irizar são colados com cuspe, já que quebram fácil !!!
Uma vez, eu estava no Novo Rio e dei sorte de não ter embarcado no Irizar. Os novos ainda não estavam em circulação. De repente, os passageiros tiveram que trocar de ônibus. Perguntei para o fiscal se tinha quebrado. Ele me respondeu que não, mas um passageiro tinha vomitado numa poltrona e o ônibus tinha que ser levado para garagem
para ser limpo. Um dos meus melhores dias de Unifac !!!

abs, Luis Eduardo

"Paulo Cardozo (PC)" escreveu:
Caros,

Meu segundo dia no Iriraz foi uma beleza, o carro estava vomitado, então fomos até a garagem e subimos no Marcopolo, só felicidade.
Terceiro dia, o carro que saiu da Novo Rio as 22:30h do dia 17/02, esqueci de anotar o número, foi uma tortura.
Vim na poltrona 42, era barulho para tudo que é lado, parecia que todas as partes do carro estavam soltas, a carroceria sacudia igual a caminhão vazio.
Adorei aquele holofote, agora sim é possível ler durante a viagem, sacrifica menos a vista, desculpem aos que fingem que dormem, porque quem dorme mesmo aquela luz não atrapalha.

"Quem faz Petrópolis somos nós"

-------------------------------------------------

enviado em 17/02/06

esses novos ônibus são uma piada, outro dia uma sra mais favorecida corporalmente
(gorda) tentou sentar na janela, ela tentou saltar na casa do Alemão, mas diante do aperto a pobre coitada não conseguiu nem se levantar.

Guilherme F.R. Monastério

O passageiro da frente pode não ter reclinado a poltrona ontem, mas quando tivemos uma última reunião na garagem da empresa, fomos uma meia dúzia de pessoas fazer o teste no Irizar e quando eu reclinei a poltrona, vc estava na poltrona de trás, vc quase teve uma contusão no joelho.

Caros,

Ontem 15/12/06 tive minha primeira experiencia com os novos carros da Unica.
Peguei o 23:00h Novo Rio-Petrópolis, lotado por sinal, tirando a cena grotesca de duas passageiras discutindo, porque uma reclinou o banco e a outra fez um tremendo escandalo, que a da frente não poderia viajar assim porque estava com a perna machucada, a cena foi tão ridícula que tivemos até presença da polícia que também perderam a linha e desandaram a rir, valeu pela sessão comédia.
Não anotei o número do carro, mas chovia dentro do onibus na altura da poltrona 40, não estou falando de uma pequena goteira, e sim de uma torneira, vazava pelo alçapão
Tive sorte que o passageiro da frente não reclinou a poltrona, então não posso dar um parecer desta condição, mas o encosto é mais baixo que os da Marcopolo, o assento não achei ruim apesar de ser mais estreito, em subidas mais fortes o motorista é
obrigado a trocar de marcha, a posição do da número da poltrona já havia sido divulgado, quanto ao resto não tenho muito que reclamar, mas como devo utilizar
esses carros pelos próximos 10 dias, poderei ter uma avaliação melhor.


Concordo com o que disse, as dificuldades com a Irizar são muitas e olha que nem sou alto e já me sinto numa caixa de fosforo.

Pior que agora tem gente querendo monopolio da Petro ita no transporte urbano,
imagina como ficaria.

Claudio Reis

Paulo,

Os carros da Irizar são:

1) Desconfortáveis com poltronas mais duras e estreitas, encostos mais curtos,
espaçamento entre as mesmas reduzidissímo afetando pessoas grandes e/ou gordas.
Os baixinhos se deram bem. Aliás acho que a UNIFAC utiliza o Sr. Eng. Luiz como modelo de passageiro.

2) Os motores são fracos, que na serra, influenciam no ar condicionado.

3) Os próprios motoristas reclamam do espaço que eles tem para dirigir, que também foi muito reduzido.

4) As goteiras são constantes reclamações que tenho escutado.

Uma dica, as poltronas 03 e 04 e as 45 e 46 tem mais espaço para as pernas dos mais altos. Porém todas as poltronas são mais estreitas.

Monopólio é isso ai!!!!!

sds

Cláudio Reis

Comunidade no Orkut - "Eu Odeio Ônibus Irizar".

Prezado Sr Claudemir R. Silva,

Tive o deprazer de ler o e-mail enviado por voce para um colega de viagem.
Em primeiro lugar, voce como consultor técnico já cometeu sua primeira falha ao chamar o usuário (Quem utiliza o veículo) de ignorante, com isso já vemos que
o nível do atendimento ao cliente (Quem comprou a carroceria) é digno de desprezo.
O usuário (Quem utiliza o veículo), não tem obrigação de conhecer qual é o tipo de plastico usado para forrar a tampa da privada, ou que o parafuso que prende o assento é um auto-atarrachante cabeça cônica.
De que adianta voce conhecer a fundo o produto, ter visitado a fábrica na Espanha, defende-lo fervorosamente mas não viajar nele todo os dias por quase quatro horas e só ver problemas.
De que adianta tanta segurança e tecnologia se o mais importante, o conforto, foi deixado de lado. Carros mais leves, maior autonomia e menor consumo, grande coisa se isso não reflete no valor da passagem paga, e sim no lucro da empresa de transporte.
Monitor de 21 polegadas, quem viaja nas últimas poltronas do lado direito, poltrona 39 por exemplo, não tem uma visão completa da TV.
Vidros panoramicos, quem tem que viajar no meio deles sofre com o sol, porque as cortinas ficam mal colocadas e ficam batendo no passageiro nas curvas.
O apoio de pé, é estreito obrigando o passageiro a ficar torto na poltrona, esta é estreita e curta, péssima de se viajar.
A luz de leitura não é direcionada para o banco, e sim um refletor que espalha a luz para todos os lados.
O botão de parada e mal colocado se confunde com o das luzes de leitura.
O salão é todo forrado de plastico, ótimo para evitar odores, só que não foi bem projetado, e devido a qualidade das nossas estradas, fica batendo tudo em
muito pouco tempo, o que não acontece com o concorrente.
O aviso de WC ocupado e vinculado ao interruptor de luz do WC e não a tranca da porta, que deveria controlar ambos.
A carroceria Irizar atende as normar européias de segurança, estamos no Brasil se lá na europa eles viajarem em mulas nós teremos que viajar aqui também?
Estou copiando este e-mail para a empresa que adquiriu alguns caros desta marca, que inclusive já recebeu diversas reclamações sobre a qualidade dos mesmos, se
quiser podemos enumerar e lhe enviar todos os detalhes, até os motorists reclamam destas carrocerias.

Att.

Paulo Cardozo
PAX-Petrópolis (Grupo de usurários de onibus
intermunicipais de Petrópolis)
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Comunidade no Orkut - "Eu Odeio Ônibus Irizar".

Obrigado por sua resposta e seu interessse, estarei solicitando aos participantes que encaminhem as mensagens com os problemas detectados nas carrocerias Irizar para seu conhecimento.
Em paralelo, estarei juntando as mensagens que já foram postadas no grupo, lhe enviando para que a empresa possa já ir tendo conhecimento dos problemas que já existem.

Att.

Paulo Cardozo - PAX-Petrópolis

segunda-feira, 6 de março de 2006

Carro da Unica de 6:50h













Caros,

Hoje eu desci no carro que fez o 6:50h Castelo via Novo Rio, como a espera seria de 55 min, eu calculei que chegaria mais cedo se fosse nesse carro.
Ao entrar reparei que era uma outro modelo que ainda não havia viajado, então aqui vão minhas observações.
Reparei que a distancia entra as poltronas é um pouco maior que os que andei antes, mas o apoio para os pés é mal feito, ele é menor devido a base da poltrona ser para dentro como em carros urbanos, quem viaja no corredor tem que ficar com a perna direita torta se quiser apoiar ambos os pés (foto 3 e 4).
O porta embrulho na parte dianteira do carro é todo tomado pelo duto de ar, então não existe espaço (foto 5).
A televisão se funcionasse seria mal posicionada para quem senta nas poltronas da janela, ao lado direito e no fundo do carro (foto 5).
Existem saídas de ar para o corredor, que direcionam o vento em cima do passageiro, e não para o teto do veículo, esse vento incomoda, e não tem como mudar a direção (foto 6).
A numeração das poltronas, apesar de ser pequena estava voltada para o corredor, o botão de parada esta em destaque, mas as luzes de leitura continuam mal posicionadas (foto 7).
O pior mesmo foi reparar que em vários pontos existiam focos de sujeira, e reparando melhor essa sujeira, percebe-se que são vazamentos do sistema de ar-condicionado, isso quer dizer que a sujeira dos dutos esta sendo jogada no salão, apesar que havia uma etiqueta dizendo que o duto seria limpo daqui a 12 dias e que havia sido limpo a 64 dias, a quantidade de sujeira que existe é muito grande (foto 11 e 12).
Não havia um único martelo de emergencia, vários porta copos estavam quebrados, provávelmente esse carro foi colocado para trazer os vândalos que foram para Cabo
Frio no Carnaval, e nós diaristas ficamos com os velhos e fedorentos Boomerangs.
Outra detalhe, é que o aviso de WC ocupado nos carros da Irizar é vinculado ao interruptor de luz do banheiro e não a tranca da porta, e nesse carro o
interruptotr foi arrancado, se as pessoas esquecerem de apagar a luz, o banheiro não é liberado.

"Quem faz Petrópolis somos nós"