quarta-feira, 30 de maio de 2012

Falta educação ou falta DE educação?









Ilmos.Srs.

Ha anos venho apresentando à falta de educação, respeito e até de bom senso de alguns dos motoristas de nossa cidade. Hoje eu me questiono, a culpa é deles? Em um passado recente, íamos para a AUTO-ESCOLA, aprendíamos a dirigir, leis de transito, sinalização, funcionamento do veículo e principalmente, respeito aos pedestres. Hoje os pretendentes a dirigir um veículo vão para o CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES, usando como base os exames realizados para tirar ou renovar a habilitação, cerca de 50% das perguntas fazem referencia a ação de paramédicos e quase nenhuma sobre sinalização de trânsito. O condutor precisa saber que havendo um acidente com vítimas, e havendo um membro amputado, precisa ter gelo, saco plastico e luvas para manusear o mesmo. Como se fosse simples conseguir isso em certos trechos da BR040 por exemplo, mas, não precisa saber o que significa a placa com a letra "E" e um "X" vermelho. Frequentemente tenho encontrado o acesso ao meu portão bloqueado por um veículo, que muitas vezes fica o dia inteiro ali parado (foto_1).Devido a isso, resolvi fazer uma pequena experiencia, coloquei no portão, uma pequena placa com o simbolo proibido parar, "E" cortado, e os dizeres Não estacione (foto_2). Resultado: Mesmo havendo espaço a frente ou atras, os veículos param exatamente em frente ao portão, como se a placa significasse, PARE aqui, (foto_3, foto_4 e foto_5). Teve caso do mesmo veículo parar exatamente na mesma posição em dias diferentes (foto_3 e foto_4). Se o pessoal da entrega causasse uma avaria no veículo? Quem seria o responsável? Do motorista analfabeto em placas de transito? Do centro de formação que o educou? Das leis que não protegem os cidadãos? E que pode ser feito? Quero abrir o meu portão e não precisar dar voltas para sair de minha residência. 

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sábado, 19 de maio de 2012

Irregularidades no Bingen



Não é de hoje que os moradores do Bingen, em Petrópolis, reclamam de irregularidades no bairro. O leitor Paulo Cardozo enviou uma reclamação com foto que ilustra o desrespeito de um motorista de caminhão. As mercadorias são descarregadas em frente a um ponto de ônibus, enquanto o coletivo é obrigado a parar na entrada do estacionamento de um shopping. - Voltamos a conviver com a bandalha dos motoristas irresponsáveis. Isso se reflete em transito ruim e dificuldades para atravessar as ruas. Esses problemas começam de manhã e vão até a noite. Um reboque seria pouco para tanta infração - protesta o leitor. A Companhia de Trãnsito e Transporte (CPTrans) informa quem mantém rondas periódicas em todos os turnos no Bingen e promete intensificar a fiscalização na região visando coibir o estcionamento irregular.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Enc: Herança maldita de um mau tempo que se dizia bom tempo.



Ilmos.

 Esta rolando na Web!!!!

 Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sábado, 12 de maio de 2012

Voltou a bandalha no Bingen



Ilmo.Sr.Roberto Naval, Presidente da CPTrans.

Voltamos a conviver com a bandalha dos motoristas irresponsáveis na região do Bingen. Temos novamente nossas ruas sendo utilizadas como estacionamento, isso reflete em transito ruim e dificuldades para atravessar a rus, as vezes até para sair da própria residência. - Os lojistas do polo de modas enchem a frente das lojas e as ruas vizinhas com seus carros. - Muitos usuários da rodoviária estão deixando seus carros nas ruas próximas ao terminal. - Os frequentadores do baile do Clube do Bingen, que ocorre às segundas-feiras, ocupam toda a calçada da rua Henrique Raffard. E por ai vai, a lista seria imensa se tivessse que expor todos os problemas, abusos e irresponsabilidades que ocorrem iniciando rua 7 de Abril e percorrendo todo o trecho até a rodoviária do Bingen. Na foto anexa vemos um caminhão parado no ponto de onibus, e o onibus mesmo, tendo que parar na entrada do estacionamento do Shopping, pura inversão de valores. E esses problemas começam as seis da manhã e muitas vezes vão até tarde da noite. Um reboque seria pouco para dar conta de tanta infração.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Enc: Denúncia -- Churrascaria Lago Sul (Quitandinha, Petrópolis)











Ilmo. Sr. Roberto Naval, Presidente da CPTrans.

Tomei conhecimento do reclamado abaixo. Gostaria de saber se a CPTans poderia tomar as devidas providencias.
------------------------------------------------------
Prezada Redação do In360, Sou morador do bairro Quitandinha, em Petrópolis; todos os dias faço o trajeto da minha casa passando defronte à Churrascaria Lago Sul, e sempre que passo por lá me sinto impotente por nada poder fazer em face ao flagrante desrespeito aos pedestres que circulam pela região, fatos que vocês podem perceber pelas fotos que envio em anexo, tiradas com o meu celular. São veículos de todos os portes a perder de vista estacionados completamente em cima das calçadas. Isso acontece todos os dias, sendo ainda mais frequentes nos finais de semana e feriados no horário de almoço. Cadeirante nesta região então não tem vez, tem que ir pro meio da rua enfrentar os demais carros, sofrendo o risco de serem atropelados, já que a via é de mão dupla e estreita. Vale lembrar que este estabelecimento incentiva tal comportamento, pois na frente do restaurante ficam diversos funcionários que fazem as vezes de "flanelinhas", orientando os comensais da churrascaria a pararem seus veículos na calçada. Foram feitos até mesmo pequenas elevações entre a calçada e o asfalto para a subida dos veículos. Não é necessário lembrar que o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (o qual reproduzo abaixo) classifica esta infração como gravíssima e sujeita a remoção do veículo -- infelizmente, desde que moro aqui nunca vi nada do tipo sendo feito. Considero necessário uma placa de proibido estacionar no local, bem como a notificação, pelas autoridades, deste estabelecimento, já que está incentivando um comportamento flagrantemente irregular. Gostaria que vocês fossem ao local para entrevistar os responsáveis deste restaurante, pois como podem ver pelas fotos trata-se de um grande desrespeito aos transeuntes, de preferência em um final de semana no horário de almoço; vocês irão perceber o absurdo que é. Vale lembrar que já encaminhei esta denúncia à CPTrans via e-mail, mas nada me foi dito nem fui sequer respondido. As autoridades parecem fazer vista grossa a esta situação, mas espero que vocês, do In360 e RJTv, façam diferente. Desde já autorizo a reprodução das imagens que mando em qualquer tipo de mídia, abdicando a qualquer direito de propriedade das mesmas. Obrigado pela atenção, Pablo Ramos Estudante e morador do Quitandinha ANEXO - ARTIGO 181 DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (transcrito de: http://www.pr.gov.br/mtm/legislacao/ctb/cap_xv.htm) Art. 181. Estacionar o veículo: (...) IV - em desacordo com as posições estabelecidas neste Código: Infração - média; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção do veículo; VIII - no PASSEIO ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção do veículo;

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Propaganda enganosa da Casas Bahia



Ilmos.Srs.

É isso que acontece quando a impunidade impera. Foi veículado na TV que hoje, 22/02 as Casas Bahia abririam das 12:00h as 20:00h com super ofertas. E o que aconteceu? Já se passavam das 14:00h e as portas sequer abriram. Várias pessoas estavam em frente as lojas aguardando a abertura e quebraram a cara, propaganda enganosa, e o que vai acontecer com essa empresa? NADA! Trouxas foram os que foram para a frente das lojas.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Ponto de onibus

Olá Paulo Cardoso, gostariamos de saber sua opinião sobre a mudança do ponto de ônibus da viação esperança no centro da cidade, lembro que a partir de hoje o ponto sai de frente do ed. arabela sendo transferido para a rua Washington Luiz, ou seja os usuarios de ônibus terão que caminhar muito mais, tudo isso para melhorar o fluxo de veiculos segundo a Cptrans, ou seja se prejudica os já prejudicados usuarios de ônibus em busca de uma solução para o trânsito, quando deveria ser ao contrario o transporte público deveria ser privilegiado para que mais pessoas o utilizasem e assim teriamos menos carros nas ruas. Porém parece que os carros de passeio são intocaveis em nossa cidade, lembro também que esta situação prejudicará sobre tudo os moradores do Bingen.

Um abraço,

Luciano
Jornal Voz Ativa
--------------------------------------------------------------------
Caro Luciano,

Nós usuários da Viação Esperança sempre fomos prejudicados em relação ao transporte coletivo, e desde que foi realizada a obra de revitalização, piorou em relação aos pontos de onibusno Centro. O ponto do Arabela é um pequeno recuo, mal cabendo dois veículos e a maior parte fica exposta ao tempo, enquanto que para a Viação Petro Ita, teve um corredor e ainda recebeu cobertura,mesmo sendo em frente a uma fachada tombada pelo patrimônio histórico. Agora mudam o ponto aumentando a distância a ser percorrida, novamente quem sai perdendo são os usuários da Viação Esperança, idosos, gestantes, deficientes e crianças teram que caminhar mais, e com o calor que tem feito vai ser muito agradável. Os governantes petropolitanos só tem olhos para a elite, essa que não utiliza transporte coletivo, a maior preocupação é com o fluxo de carros de passeio, esses quando param em fila dupla, param de qualquer jeito ou fecham parte das vias não atrapalham o transito, só ônibus é que atrapalha. Povão tem é que andar a pé senão o carro do rico não anda. Petrópolis não tem estrutura para suportar a quantidade de veículos que existe na cidade, a política é, tirar os onibus para os carros passarem, afinal automóvel é muito mais rentável para os cofres públicos, a não o contrário, mais e melhor transporte coletivo para reduzir veículos nas ruas.

Grande abraço.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"