quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Usuários dos terminais de transbordo ainda reclamam dos horários e lotação.

Muitos ônibus saem lotados e as reclamações são freqüentes.

Com os próximos terminais de integração, do Alto da Serra e do Quitandinha, já projetados para construção, ainda restam problemas
para serem resolvidos nos transbordos já em funcionamento. A demora e a lotação dos ônibus continuam sendo as principais reclamações dos usuários. No Centro, os problemas foram relatados com a linha 100 da Viação Esperança e com as que atendem ao Meio da Serra e o Independência. Ao circular pelo terminal por alguns minutos, a equipe da Tribuna observou que longas filas se formam por até 30 minutos em outras linhas.

Os usuários da linha 100, que faz integração com a rodoviária do Bingen, reclamam da lotação e do atraso dos ônibus. A demanda de
passageiros é maior do que a oferta de carros. A Setranspetro informou que a linha realiza viagens a cada seis minutos, a partir das 4h, no entanto, a CPTrans informou que identificou que a empresa opera em algumas faixas horárias com a oferta abaixo do especificado.
O órgão determinou que a empresa foi intimada a corrigir o problema e já recebeu 3 multas na última semana, no valor de R$ 677,27
cada. "Hoje (ontem), fiscais da CPTrans continuaram o trabalho, o que motivou a aplicação de duas outras multas no mesmo valor". Sobre a aplicação das multas à Viação Esperança, o Setranspetro informa que a empresa está checando essas ocorrências e já está providenciando ações para que esses atrasos não voltem a ocorrer.

De acordo com o relato do usuário Paulo Cardozo, integrante do grupo Pax, que busca melhorias para o transporte na cidade, filas se formamà espera de coletivos. "O problema maior é com a linha 100. Na quinta passada, por volta das 18h30, a fila era imensa. O primeiro carro chegou as 18h47, saiu lotado às 18h50 e o carro seguinte parou as 18h53, saindo lotado às 18h56, deixando cerca de 40 pessoas aguardando o próximo, que só Deus sabe a hora que chegaria", relata, destacando que pelo trajeto algumas pessoas não entravam devidoà lotação do veículo: "O ônibus parou praticamente só para desembarque, levou uma hora do Centro ao Bingen".

O usuário Célio Vargas destaca que o problema é o mesmo para osô nibus do bairro Independência. Na última segunda-feira, ele
permaneceu por mais de 30 minutos na fila, que aumentava a cada minuto. Para ele, o terminal de integração ainda não atende a toda a
população e precisa de melhorias no planejamento. "Falta colocar maisô nibus. Há bairros com população muito grande e a esses não atende", disse. A passageira Rosangela Soares destaca que os problemas são os mesmos do início. "O Meio da Serra leva meia hora ou até uma hora para chegar no terminal", disse. O Setranspetro destaca que a linha do Meio da Serra faz viagens a cada 20 minutos. Sobre o Alto Independência, o sindicato disse que das cinco linhas que atendem a localidade, apenas duas realizam a integração no Centro, o que diminui a freqüência total das viagens integradas.

Mesmo com o relato dos usuários, o órgão esclareceu que na linha que atende a localidade do Meio da Serra não foram encontrados problemas de oferta. A CPTrans informou que a linha que atende o bairro Independência é feita por nove ônibus e três fazem parte da
integração. Com a implantação do terminal Quitandinha, a oferta de horários será aumentada. Os novos transbordos possibilitarão ampliar de 69% para 85% o percentual de linhas de ônibus integradas. Segundo o órgão, serão beneficiados mais de 54 mil usuários por dia.

Sobre os horários, o Setranspetro destacou que todas as empresas de transportes de passageiros devem cumprir rigorosamente os horários pré-estabelecidos pelo órgão público gestor, a CPTrans. Destacou ainda que as mudanças que ocorrem em todo o sistema de transporte acontecem depois da realização de pesquisas e estudos para descobrir a real necessidade de deslocamento da população, e também depois de ouvir as sugestões e reivindicações das comunidades.

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