terça-feira, 30 de novembro de 2010

Acidentes com caminhões na BR040 se tornaram diários

Ilmos.Srs.

Como ocorre diariamente na serra de Petrópolis, ontem, 30/11/2010, mais uma carreta tombou, em uma curva no trecho de subida perto do quilometro 91, este, já conhecido pelo incontável número de acidentes.
As 18:00h, eu já havia tomado conhecimento do acidente, e mesmo assim foram necessárias quatro horas para ir do Centro de RJ até a rodoviária de Petrópolis, percurso feito na media em 1:40h. Cadê a faixa reversível em caso de acidentes? Ela só existe no quilometro 115, na altura da Reduc? A tarifa que pagamos é para atender todo o trecho, ou somente onde há intere$$e$?
Sendo administrada há 15 anos pela Concer, considerada uma das melhores rodovias do país, esta rodovia foi há que mais prejudica os petropolitanos. Aumenta o nosso custo de vida, encarece nosso transporte, prejudica a entrada de novas empresas, isso quando não nos deixa plantados por horas na estrada ou facilita a atuação de bandidos, isso porque não interessa a quem é de direito, a Agência Nacional de Transporte Terrestre, que só serve para adesivar caminhão e autorizar aumento de tarifa. Os 14 km da ponte Rio-Niterói deve exigir muito mais manutenção do que os 180 km da Rio-Juiz de fora e o pedágio só é cobrado em um dos trechos.
Se o arqumento for custo com a manutenção então é porque usam cimento de baixa resitência e a pintura em cal, não duram muito.

Lamentável.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

domingo, 28 de novembro de 2010

Obra na Rua Bingen esta abandonada







Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis.

Porque a obra de contenção da Rua Bingen, na altura do 17, está abandonada?
Aquela obra que levou uma eternidade para ser iniciada, andou a passos de cágado e agora esta abandonada.
Não entendo nada engenharia, estruturas ou contenção, só que achei muito estranho que puxaram o muro de volta, e deixaram-no inclinado. Não tinha que pelo menos nivelar? O peso não vai puxar todo o conjunto?
Do outro lado do rio, seguraram o muro com um cabo de aço em uma árvore, só que o terreno onde esta essa árvore também esta cedendo, se cair, até parte da ponte vai junto.
Estamos entrando na época das chuvas pesadas, não seria interessante terminar a obra para evitar possíveis problemas. A água passando pela fenda na rua não vai piorar a condição.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sábado, 27 de novembro de 2010

Manutenção dos bueiros.



Ilmo.Sr. Stenio Nery, Secretário de Obras.

Gostaria de solicitar a presença da equipe de manutenção viária para uma revisão da obra realizada na Rua Henrique Raffard, no Bingen.
Aproximadamente 30 dias após realizada a manutenção das bordas dos bueiros, um deles já começou já demonstrar que não vai durar muito. Com a chegada da temporada das cuvas fortes, isso tende a acontecer mais rápido.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ETE da Paulino Afonso







Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petópolis.

Já esta em andamento as obras para a construção da estação de tratamento de efluentes (ETE) da Paulino Afonso.
Nos mesmos moldes da ETE do Quitandinha, essa obra vai represar o leito do rio, capturar a água, filtrá-la e devolver ao seu curso normal.
Como ocorre na ETE do Quitandinha, represado o rio, teremos uma fossa séptica a céu aberto. Devido ao acumulo de detritos, teremos mal cheiro, proliferação de insetos e roedores, esses que podem transmitir doenças graves como por exemplo a leptospirose, movimento de caminhões carregado de resíduos. Tivemos incontáveis relatos de problemas na vizinhança da atual ETE do Quitandinha. Agora isso tudo esta prestes a se repetir em frente a um Hospital e maternidade.
Gostaria que fosse apresentado a nós cidadãos, o laudo técnico, relatório de impacto sócio-hambiental, autorização do IBAMA, aval da Secretaria de Saúde e demais documentos, mostrando que os problemas acima não iram se repetir e quem é o responsável por criar esse absurdo, colocar um depósito de lixo na porta de um hospital.
Somando a tudo isso, o benefício dessa obra se restringe ao trecho do Hospital Sta Tereza até a entrada da Mosela, praticamente limpou-se os rios do Centro Histórico, mas a conta com certeza os moradores do Bingen e adjacências irão pagar, logo estaremos recebendo a cobrança da taxa de esgoto sem existir o serviço.

Lamentável.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ouvidor do povo

Ilmos.Srs,

Li a matéria sobre a inscrição para Ouvidor do Povo, estamos em plena era digital e não encontrei nada na Internet, incluindo site da Câmara Municipal e Prefeitura sobre o assunto.
Gostaria de ler o edital e obter todas as informações necessárias, além de que o horário para protocolo é exclusivo para aposentados, contínuos, desempregados ou fiscais da natureza, pois nos dias úteis, 80% dos trabalhadores estão ocupados entre as 7:00h e 19:00h.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Como será a entrada de Petrópolis em 2013?

















Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis.

A Concer foi questionada e explicou como vai funcionar a nova pista de subida da serra de Petrópolis, não convenceu, mas apresentou argumentos.
Esta nova pista desembocará todo o tráfego no trevo localizado na altura do bairro Duarte da Silveira. As Rua, Luiz Winter e Cel Duarte da Silveira, atualmente não têm a mínima condição de receber qualquer aumento no tráfego de veículos, isso significa que praticamente todos os veículos, inclusive as grandes carretas, com destino a Petrópolis farão o acesso pelo Bingen, tendo como primeiro ponto a Rua Dr. Paulo Hervê.
Em anexo envio algumas fotos tiradas em diferentes ocasiões, mostrando o caos que já ocorre quando há um pequeno aumento no contingente de veículos na entrada pelo Bingen, que se tornaram freqüentes com a criação do pólo de modas do Bingen e piorou com a construção da nova rodoviária. Conseqüência da falta de infra estrutura e análise de impacto, que não são realizadas em nosso Município, simplesmente liberam a construção ou a abertura de qualquer comércio ou indústria, o importante é arrecadar, sem contar a especulação imobiliária. Certas horas, um morador tem dificuldade até para atravessar a rua, já tivemos registros de vários acidentes e atropelamentos no local.
Como a Prefeitura pretende resolver esse problema? Vai se manter omissa como tem sido até o presente momento, ou vai deixar o problema para o próximo Prefeito?

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Calçamento do Centro Histórico





Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis.

O Centro Histórico esta precisando urgente de manutenção. O calçamento esta se deteriorando, a faixa de pedestre em frente a Praça D. Pedro está oferecendo grande perigo aos transeuntes.
Está toda irregular, um idoso ou uma criança pode tropeçar, alguém pode torcer o pé nos desníveis, pior ainda para um deficiente físico ou visual.
A irregularidade do piso é tão acentuada que é possível ver em fotografia.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Nova subida da serra de Petrópolis

Ilmos.Srs,

Analisando com calma o vídeo onde é apresentado o projeto para a nova pista de subida da serra de Petrópolis, surgiram algumas dúvidas.

1) O morador de Petrópolis que é o mais extorquido pela tarifa, vai ter que se deslocar até o Duarte para então retornar, sendo seu destino a rodoviária, Bingen ou o Quitandinha. A ligação Bingen-Quitandinha, será feita revertando uma das mãos do túnel? Antes não podia, agora pode?
2) A imprensa noticiou que a Concer afirmou que não irá remover as famílias da entrada do Duarte da Silveira. No vídeo, todas as residências são removidas, inclusive pela necessidade do traçado da obra. Mais uma mentira assinada pela ANTT?
3) Quando ocorrer um acidente, acredito que a pista de descida poderá ser reversível. Existe planejamento para isso? Ou vamos continuar parado por horas até que o problema seja solucionado?
4) Se houver um acidente dentro do túnel com um caminhão de combustível, já tivemos pelo menos tres nos últimos dois anos. O que esta planejado? Lembrando que estaremos em declive, local fechado e com uma grande concentração de veículos.
5) Como será o tráfego de carretas com excesso de lateral? Não será possível ultrapassá-las dentro do túnel.
6) Durante anos a Concer cobrou uma tarifa abusiva, sem a contrapartida, nos próximos tres anos, se alguém acredita em Papai-Noel, teremos uma série de transtornos devido a obra. Teremos que pagar pedágio para ter problemas? Existe planejamento para fluir o tráfego no trecho que sofrerá alterações?
7) Em caso de avaria, acidente ou crime, como será feita a comunicação? Com certeza ali embaixo não teremos sinal de celular.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Abusos continuam e história mal contada







Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis.

Como podemos ver nas fotos anexas, os abusos no Bingen já fazem parte da rotina do bairro.
Na Rua Henrique Raffard, às segundas-feiras temos o tradicional baile no clube do Bingen, alguns frequentadores não respeitam o pedestre e param sobre a calçada, dificultando a passagem. Lugar de carro é na rua.
Outro abuso cotidiano, é a "faixa de veículos" que existe na rodoviária, porque para pedestres ela não é. O veículo da foto ás 20:00h ainda estava na mesmo lugar, e a foto foi tirada as 7:00h da manhã.
A lista é grande, e de pleno conhecimento dos orgãos competentes.
Outro fato que está muito mal explicado para nós cidadão, é essa "ladainha" que envolve o sistema de transporte público.
As empresas que exploravam a concessão não cumpriram suas obrigações, para o cidadão que paga o serviço e os impostos, não interessa a ele qual a razão, seja ela de origem interna ou externa.
O poder público interviu e investiu erário público nessas empresas, os diretores tiraram seu pro-labore desse erário? Agora o Setranspetro esta entrando com uma ação contra o poder público, que também não resolveu o problema, só pagou.
Essa história, até agora esta muito mal contada, temos a impressão que tudo esta sendo feito para que as empresas, mesmo deficitárias, continuem recebendo e nós pagando. O governo intervem e injeta dinheiro, após um período as empresas entram na justiça, ganham, e o governo volta a injetar dinheiro, e nós continuamos à comer o capim nosso de todos os dias.

Sinceramente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Placas de transito





Ilmo.Sr. Orlindo Pozzato, Presidente da CPTrans.

As placas de sinalização no Bingen estão em petição de miséria. A foto 583 fica em frente ao Hospital Sta tereza, a foto 586 em frente ao Shopping Serra Verde, essa à mais de tres meses mostra uma depressão, na verdade deveria sinalizar o quebramolas.
Nesse mesmo trecho é proibido parar as quartas até as 10:00hs, uma lojista entrando no carro virou para sua funcionária e disse "- Coloca o cone para marcar minha vaga que eu já volto.". Podemos até deconfiar que no Bingen os lojistas tem alguma prioridade.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"