terça-feira, 4 de julho de 2006

A caminho de uma solução

Ilmo Sr.

Deputado Átila Nunes,

Vejo com louvor seu trabalho em pró desta obra, mas deixo a minha opnião e as dos vários usuários do sistema de transporte coletivo Petropolitano.
Porque foi construida a nova rodoviária, se não havia condições de fornecer a infra estrutura necessária, retorno Bingen-Quitandinha, acesso direto, desembarque no Quitandinha, redução de custo e tempo.
Porque nós cidadãos não obtivemos apoio quando foi necessário.
O Sr. atualmente é morador de Petrópolis, esta tendo uma visão do problema, nós moradores de mais tempo, estamos sentindo o problema de maneira mais contundente, no bolso e na carne.
A presença de outros representantes do governo não muda e nem melhora nossa situação devido a situação que vivemos atualmente, e exposta mais acima.
A prefeitura ceder a arrecadação de impostos só nos deixa mais preocupados, ela vai querer tapar o buraco de outra maneira, já pagamos caro por morar em Petrópolis, e com certeza vai ficar pior.
Faço votos que desta vez não seja apenas mais uma promessa de campanha, e que o tiro não saia pela culatra.

Atenciosamente.

PAX-Petrópolis - Grupo dos usuários de transporte
coletivo de Petrópolis.

Um comentário:

  1. Para seu conhecimento.



    Todos nós sabemos que chegou a uma situação insustentável a ausência de uma ligação entre a Rodoviária (Bingen) e o Quitandinha. Não há um só dia que eu não receba um e-mail ou uma carta sobre o assunto, que prejudica mais de 60 mil petropolitanos em cerca de 19 bairros.



    Semana passada conseguimos dar um passo importante. A meu convite, a deputada federal Laura Carneiro esteve em Petrópolis juntamente com o Dr. Sérgio Vieira, diretor da Agencia Nacional de Transportes Terresetres (Ministério dos Transportes) e do Dr. Ricardo Gonçalves, diretor de Engenharia e Operações da Concer.



    Para que todos tivessem noção do tamanho do problema, os convidei a sair da rodoviária e chegar ao Quitandinha, dando a volta pelo Centro de Petrópolis. Depois de 35 minutos de trãnsito, eles finalmente entenderam o transtorno que atinge milhares de petropolitanos.



    Por não oferecer segurança para os usuários, a idéia da implantação de uma mão invertida dentro do túnel foi abandonada. Apesar de ser considerada a solução mais barata, traria um alto risco de acidentes, fortemente desaconselhada pelos engenheiros de trãnsito.



    Retomou-se às duas alternativas originais da Prefeitura: uma via saindo da rodoviária passando por fora do Parque S. Vicente, chegando ao Duques (um pouco antes da Pavelka), e outra chegando ao Quitandinha (passando pelo entrocamento das ruas Espírito Santo, Ceará e Bahia). O problema: o custo da construção de qualquer uma dessas vias.



    Essas vias seriam construídas fora da área de domínio da Concer. E a prefeitura não dispõe de recursos para executar a obra (considerada cara por todos os técnicos).



    Ao final da visita de inspeção - e com a autorização da Agencia Nacional de Transportes Terrestres - uma solução viável surgiu: a Concer construiria uma dessas vias (a mais viável economicamente) em troca de um abatimento no recolhimento do imposto sobre serviços por parte da concessionária a longo prazo.



    Assim, a obra seria financiada em pelo menos 2 anos, sendo executada pela própria Concer em poucos meses. Por parte do Ministério dos Transportes não haveria qualquer objeção, já que não poria em risco os usuários da BR040.



    A Prefeitura tem tentado uma solução economicamente viável para resolver esse assunto. Isso custa muito dinheiro, mas tem que ser feito, todos sabemos disso. De todas as propostas que ouvi até agora, de todos os estudos que recebi e de todas as análises feitas, a mais viável é esta: a Concer executar a ligação através de um encontro de contas com a Prefeitura no recolhimento de impostos.



    É uma solução que não impacta os cofres da Prefeitura.



    Moro aqui em Petrópolis e muitos dos meus amigos e familiares enfrentam esse transtorno.Sentimos também na carne o que significa ter o tempo de viagem ser aumentado em mais de 30 minutos, até mesmo para os que têm carros.



    É um desafio que tem que ser enfrentado. É o que as autoridades municipais mais desejam. É o que a população precisa. Sem demagogia. Em respeito à 60 mil petropolitanos.



    Átila Nunes.'.


    atilanunes@emdefesadoconsumidor.com.br

    24-9259 2400



    Muita paz!


    Aqui bate um coração petropolitano






    Reclamar adianta. Atendimento personalizado e gratuito: www.emdefesadoconsumidor.com.br






    O diretor da ANTT, Sérgio Vieira e os deputados Átila Nunes(estadual) e Laura Carneiro(federal) analisam as alternativas da ligação Bingen-Quitandinha durante a inspeção na BR040.
    04/07/06

    ResponderExcluir