sábado, 31 de março de 2007

Usuários novamente prejudicados pela Fetranspor







Ilmos Srs Responsáveis da Fetranspor,

Final de mês, época de fazer a recarga do Riocard, e se aborrecer com esse processo, pelo segundo mês consecutivo a Fetranspor demonstram total incapacidade organizacional.
Dia 28/03/07 as 12:30h, no site da Fetranspor constava à informação que já havia recargas disponíveis nas empresas Única e Fácil, propaganda enganosa, os equipamentos dessas empresas não mostram sequer o saldo que dirá recarga, só a Fetranspor acredita. As 18:10h me dirigi a Rua do Carmo, no balcão a atendente
comunicou que não havia recargas, achei estranho, mas fiquei de voltar no dia seguinte.
Dia 29/03/07 não pude comparecer a Fetranspor.
Dia 30/03/07, as 13:30h fui a Fetranspor efetuar a recarga, a atendente me comunicou que havia erro na recarga, eu perguntei se era o mesmo problema que havia ocorrido mês passado, ela disse que sim, uma falha no sistema fornecido pela Fetranspor e utilizado pelas empresas de ônibus intermunicipais, com isso eu presumi que a atendente anterior não forneceu a informação correta, ou omitiu com receio de ouvir
reclamações. Teve início à maratona, solicitar à empresa que pagou antecipadamente a carga do cartão, uma carta solicitando a correção de um erro causado pelo sistema da Fetranspor, este mês felizmente a Fetranspor aceitou a carta por fax, as 18:00h retornei a Fetranspor para resolver o problema, após 35 minutos de espera meu cartão foi devolvido com os créditos corrigidos, devido a este inconveniente perdi o 18:40h
só conseguindo vaga no 19:00h, uma hora perdida por culpa única e exclusiva da Fetranspor.
Na Fetranspor existe uma placa (foto em anexo) que mostra a lei federal que obriga o trabalhador a utilizar o vale transporte, e a lei estadual que obriga a bilhetagem eletrônica, mas não mostra qual a punição para a Fetranspor por não fornecer os
subsídios necessários para que isso ocorra sem problemas ou prejuízo aos usuários, provavelmente porque todos os componentes da mesa diretora são donos de empresa de ônibus, isso esta bem claro na placa inaugural (foto em anexo) que se encontra na recepção da Fetranspor.
Quando essa total falta de respeito vai ter um fim?

Atenciosamente.

PAX-Petrópolis

Paulo Cardozo - Cidadão

Um comentário:

  1. Caro Paulo,

    A reincidência da Fetranspor neste erro é realmente mais do que lamentável é desrespeitosa.

    E desrespeito ao trabalhador é falta grave, porém desrespeito ao cliente é previsto no Código de Defesa do Consumidor.

    Pelo exposto, a Fetranspor não está prestando do serviço para o qual foi designada e, com isso, expondo o cliente a constrangimento, também previsto no Código de Defesa do Consumidor.

    Reitero que sua atitude de encaminhar reclamação por escrito é, sem dúvida, uma lição para todos nós. Alguns poderão dizer que de nada adianta mandar e-mail para órgãos públicos, entretanto todos eles podem ser utilizados como provas documentais das nossas constantes reclamações nos diversos problemas que enfrentamos diariamente.

    Sua disposição e perseverança em continuar a reivindicar seus (e nossos) direitos, mesmo consciente de todas as dificuldades, são louváveis e servem de exemplo para que outros o façam.

    O exercício da cidadania é uma prática pouco comum no Brasil, mas são exemplos como o seu que trazem a nós uma nova direção no sentindo do despertar da consciência cidadã e que nos dão ânimo diante de um oceano de problemas que enfrentamos na área de transporte público.

    O que se espera é que a Fetranspor se pronuncie rapidamente e providencie as soluções com a maior brevidade possível e sugiro que cada um de nós, em apoio ao relatado pelo Sr. Paulo Cardozo e a outros colegas já fizeram as mesmas reclamações anteriormente, encaminhe também sua mensagem a Fetranspor, mesmo aqueles não fazem uso de tal serviço, porque quando há desrespeito a um cidadão é a cidadania como um todo que está sendo desrespeitada.

    Atenciosamente,

    Maria Leda Rocha

    31/03/07

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