sexta-feira, 25 de maio de 2007

Usuário da Unica testa novos ônibus.

VIVIAN DUTRA - REDAÇÃO TRIBUNA

Os usuários da Única testaram na última terça-feira o novo modelo de ô nibus que será usado para o transporte Petrópolis/Rio. De um novo fabricante, os carros passam por modificações a pedido dos passageiros, que reprovaram o primeiro modelo considerado
desconfortável e impróprio para o transporte diário dos petropolitanos que trabalham no Rio de Janeiro. Na primeira viagem de
avaliação dos passageiros, ainda foram apontados problemas para serem corrigidos como segurança, iluminação no corredor e banheiro, poltronas, entre outros. As modificações necessárias começarão a ser feitas ainda neste mês.

Os 11 veículos do novo modelo já estão circulando e, apesar do design moderno, ainda não agradaram por completo os passageiros que exigem um ônibus de melhor qualidade, visto o valor que pagam pela passagem. De acordo com o engenheiro mecânico do fabricante, Daniel Castro, a empresa se focou no conforto das poltronas, ergonomicamente alteradas; nas cortinas; no porta embrulhos foram colocadas divisórias, para que as bolsas não escorreguem durante a viagem; e na numeração das poltronas. "As poltronas foram modificadas no acento e encosto, e novas placas de identificação das poltronas foram colocadas para melhor visibilidade", disse.

Para avaliar as mudanças, a empresa distribuiu um questionário para os passageiros. Mesmo com tantas modificações, ainda há o que
melhorar. Essa é a avaliação da economista Leda Rocha, que considera melhores os outros ônibus da frota, de outro fabricante. "O conforto tem que ser dentro do veículo, principalmente para nós que constantemente enfrentamos engarrafamentos e ficamos horas dentro dos ô nibus. Tem que ter estrutura para ir e voltar do Rio", disse a economista, que há dois anos optou em morar em Petrópolis por questões de segurança. Entre os problemas apontados por Leda está o banheiro, onde considera que a iluminação não é adequada e o passageiro não é informado dos degraus, o que pode causar um acidente. As poltronas ainda são um dos alvos de reclamações. A
reclinação é pouca e são muito juntas uma das outras. "Tem tecnologia, mas faltou conforto", disse.

A reclamação sobre as poltronas é reforçada pelo analista de sistemas Felipe Franciano. Com 1m95 de altura, ele é um dos que dificilmente será beneficiado com as mudanças. O espaço entre uma poltrona e outra é pequeno e, quando o passageiro da frente reclina o banco, as pernas do passageiro ficam imprensadas. "A poltrona está mais alta, é uma das coisas que melhoraram, mas continuo desconfortável", disse.

No questionário, os passageiros foram perguntados sobre o nível de ruídos no porta embrulho, no ar condicionado, nas paredes divisórias, arrumação das cortinas, entre outros. De acordo com o fundador do grupo Pax, Paulo Cardozo, que luta por melhorias no transporte, as melhorias feitas até o momento foram boas, mas ainda faltam detalhes para aperfeiçoar. "As poltronas melhoraram em 80% do que eram", disse. De acordo com o diretor administrativo da Única, José Antônio Peixoto, as adaptações serão feitas de acordo com as indicações dos passageiros. Para efetuar as novas modificações, os ônibus serão liberados gradativamente, para que a frota de 80 veículos não seja afetada.

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