quinta-feira, 14 de maio de 2009

Revitalização da zona portuária.

Ilmo.Sr. Eduardo Paes, Prefeito do Município do Rio de Janeiro.

A imprensa publicou uma matéria sobre os 187 milhões de dólares que serão aplicados na revitalização da zona portuária. Como usuário diário do elevado da Perimetral e da Av. Rodrigues Alves, sofro como milhares de outros cidadãos as agruras dos constantes congestionamentos que ocorrem nessas vias, sendo esse um dos motivos que venho ao Exmo Prefeito que sane algumas dúvidas sobre esse projeto.

O que a Prefeitura esta planejando como alternativa, para os milhares de automóveis e centenas de coletivos que trafegam no local?
Como fluirá o transito durante as obras?
Quanto tempo a mais perderemos no transito durante e após esses mudanças?

Nos anos 60/70 a construção obedeceu a dois objetivos bem definidos, criar alternativas de tráfego para as vias existentes, já congestionadas e sem condições de serem ampliadas e, sobretudo, permitir a ligação das Zonas Sul e Norte sem que os veículos passem pelo centro urbano da cidade, o que retrata os mesmos princípios adotados pelas grandes metrópoles do mundo moderno. Com esse projeto esse objetivo esta sendo totalmente desvirtuado e jogando todo o trafego para as vias já congestionadas.
O que aconteceu com o projeto vencedor do concurso de idéias para projeto de tratamento acústico e paisagístico do Elevado da Perimetral? Realizado outubro de 2004, que segundo o Secretário Municipal de Urbanismo da época Alfredo Sirkis, a obra teria início no primeiro semestre de 2006.

http://www.vitruvius.com.br/institucional/inst100/inst100_01.asp

O transito na cidade do Rio de Janeiro esta caótico, o sistema de transporte de massa em colapso as vias totalmente degradadas, para piorar recebemos a informações que ainda vão remover vias. A exemplo de Petrópolis, aonde o governo anterior com essa mesma história de revitalização estreitou as ruas, alterou radicalmente o sistema de transporte urbano causando um caos no município.
Usando as palavras do engenheiro civil e professor de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Giovani Manso, parte dessa obra é total desperdício de dinheiro público, aonde vão colocar 94 mil veículos dia?
A baia de Guanabara poderia ser largamente utilizada para reduzir o número de veículos que se dirigem ao Centro, utilizando aero barcos ou hovercrafts em estações estrategicamente posicionadas. Porque não são realizados investimentos nesse sistema?
O sistema do Metro não suporta mais a quantidade de pessoas durante os horários de pico. Projetos de faixas seletivas nas vias expressas, ônibus articulados, metro de superfície já são apresentados desde 2003 e nunca saíram do papel.
Infelizmente nossos governantes só realizam investimentos que visam beneficiar o visitante, aquele que vem a cidade fica um curto período e talvez nunca mais retorne, ou em marketing pessoal. O cidadão, aquele que vive aqui, sofre diariamente com os problemas além do transito, paga altos impostos, são cada vez mais deixados de lado.
Lembrando: “O sonho de um pode ser o pesadelo de muitos”.
No aguardo.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

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