domingo, 9 de maio de 2010

Proposta para projeto de lei

Exmos. Srs. Vereadores de Petrópolis.

Gostaria de sugerir a V. Exas uma proposta para um projeto de lei, ou emenda para alguma lei já existente ou similar. Lembrando que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas por menores só funciona no papel.

Proposta: Que seja proibido o consumo de bebidas de qualquer natureza em embalagens de vidro nos transportes coletivos.

Justificativa: O consumidor ao descartar a embalagem pode causar um acidente ou danos ao meio ambiente.

Ontem, 08/05/2010, entrei em um coletivo destino Centro, no último banco quatro meninas que não aparentavam ter mais de 15 anos, conversavam animadamente e pareciam conhecer o cobrador. Quando o veículo chegou na Av. Rio Branco altura da secretaria de educação, o cobrador disse "pode", ouvi o som de vidro se espatifando, olhei para trás e vi uma das meninas pronta para atirar outra garrafa, de cerveja, pela janela. Fiquei indignado, olhei para ambas as meninas e para o cobrador e disse não façam isso, a menina que estava com a garrafa esperou passar sobre a ponte da 13 de Maio e jogou a garrafa dentro do rio.
Ao questionar o cobrador, ele me disse "não sou pai delas", eu repliquei, porque você ajudou em vez de dar o exemplo, pedindo que não jogassem a garrafa pela janela ou deixassem que ele, o cobrador, jogaria fora quando chegasse ao Centro.
O local aonde a garrafa foi descartada é mal iluminado, se uma pessoa ao passar pisasse em um caco da garrafa? Fiz questão de deixa-lo sem graça.
As pessoas estão perdendo completamente a noção de respeito uns pelos outros.
Outro fato que presenciei, não tendo nenhuma relação com o citado acima.
Enquanto aguardava o ônibus sair ali na Mal. Deodoro, reparei que as farmácias estavam enfeitadas com bolas coloridas nas portas, provavelmente pelo Dia das Mães. Uma moça de boa aparência e bem vestida, acompanhada por outras, pelo horário deviam ter terminado o expediente na Rua Tereza, ao passar pela porta da farmácia simplesmente pegou o cigarro e estourou algumas bolas simulando um acidente, depois saiu dando gargalhadas como se tivesse feito uma coisa fantástica. Perguntei-me, qual a diferença entre ela e um monte de esterco? O esterco serve para adubar a terra.
Estamos caminhando para a total degradação do ser humano, algo precisa ser feito e urgente com a nossa juventude.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Um comentário:

  1. NEM TODOS SAO EVANGELICOS. NAO DEIXEMOS O FALSO MORALISMO TOMAR CONTA DE NOSSAS LEIS.

    ResponderExcluir