terça-feira, 30 de agosto de 2005

Rodoviária do Bingen, estão de brincadeira com o Petropolitano

Srs,

Venho novamente questionar a posição dos órgãos públicos que até agora não apresentaram sequer uma única posição concreta para nós moradores de Petrópolis, que daqui a 18 dias iremos enfrentar uma mudança radical em nossa rotina diária.
Lendo as notícias dos jornais nesses últimos três dias, só vejo total descaso com o cidadão Petropolitano, eu reclamei do aumento de custo que a mudança da rodoviária irá nos causar, e agora vejo a notícia que a tarifa urbana sofrerá aumento, ainda
jogam que houve aumento de 20% no valor os veículos, qual é o veículo da Viação Esperança que tem menos de quatro (4) anos de fabricação? Alegam baixo número de
passageiros, também com uma passagem que chega a quase 15% do salário mínimo, onde a maioria da população que trabalha na cidade não ganha muito mais que o mínimo, quem é que pode arcar com essa despesa, tem muita gente indo trabalhar a pé, e é mais barato para as empresas fretarem um ônibus para levar e trazer seus funcionários que pagar o vale transporte. No dia 26 durante a entrevista na Rádio Globo o Secretário de Planejamemto, disse que não haveria aumento de custo, e uma semana depois o que temos, isso é brincadeira.
Parem ali no túnel do Bingen na parte da manhã ou no final do dia e vejam a quantidade de pessoas que transitam de uma lado para outro a pé indo e vindo do
trabalho, isso é vergonhoso para uma cidade com fama internacional.
Conforme divugado pela imprensa serão retirados do Centro de Petrópolis 458 coletivos, calculando uma média de 40 passageiros por carro, temos 18.320
(dezoito mil trezentos e vinte passageiros), se as saídas do terminal serão a cada 10 minutos conforme divulgado pela imprensa, a cada hora serão 240 passageiros, ainda faltam muitas horas para levar transportar todo o contingente, não esquecendo que nas
horas que o pessoal terá que ir e vir da rodoviária, é a mesma que o pessoal que trabalha na Celma, Sola, Dentsply e outras empresas do Bingen também vão e voltam, foi planejado essa demanda de pessoas nas horas do rush?
O Bingen terá seu transito aumentado em pelo menos 4 vezes, temos várias escolas, igrejas, hospitais, que ficam na beira da rua, e calçada é o que menos se tem
naquela área, fora os problemas com os coletivos de turismo às quintas feiras na entrada da Bingen, com certeza o risco de acidentes será quadruplicado, será
que tem algum planejamento nesse sentido ? Sem contar que com o fluxo normal o transito é caótico, imagina com o aumento.
Ainda não vi nenhum movimento para a construção do terminal de transbordo do maloca, da ligação Bingen-Quitandinha, muito menos de melhora na qualidade dos serviços da Viação Esperança.
Várias pessoas me perguntam como vai ser essa mudança, como vamos ficar, eu respondo, se quem esta fazendo não sabe, imagina eu.
Na página de Internet da prefeitura tem um ícone, Prefeitura Petrópolis é bom viver aqui. Eu diria isso a 10 anos atrás, hoje eu diria já foi bom viver aqui.
Contando com o apoio de todos nessa empreitada, que visa beneficiar quem já é privilegiado, e destruir quem já sofre com os mandos e desmandos do poder público.

Paulo Cardozo
Eleitor e pagador de impostos revoltado.

Um comentário:

  1. RESPOSTA:

    Prezado Sr. Paulo Cardozo

    Observamos cuidadosamente seus questionamentos e temos a esclarecer:

    1 - O Terminal Rodóviario Governador Leonel Brizola tem sua inaguração prevista
    para o dia 30/09/2005, e já se encontra as informações com relação as mudanças
    no Sistema de Transportes, tanto no site da Prefeitura:
    www.petropolis.rj.gov.br, como no site da CPTRANS; www.cptrans.com.br.

    2 - Desde do último dia 04/09/2005, a tarifa Sistema urbano de Petrópolis
    sofreu aumento. Este aumento foi causado basicamente pelos aumento nos
    combustiveís, salário da categoria do rodoviários, aumento peças, pneus,
    veículo e não manutenção do controle das gratuidades, já que a justiça concedeu
    liminar proibindo a execução do decreto municipal nº 040/05.

    3 - De fato no número total de passageiros pagantes vem caindo ano a ano, para
    o Sr. ter uma ideía em 1996 o sistema urbano transportava mês uma média de
    7.500.000,00 passageiros/mês, atualmente essa média não passa dos 4.500.000,00
    passageiros/mês, fato que implica diretamente no valor da tarifa. Atualmente,
    como V.Sa. mesmo relatou, vêem acontencendo um fenômeno não só em Petrópolis,
    mais em todo país, os cidadãos excluídos do serviço de transporte porque não
    podem pagar. Mas este fato não é de culpa do Governo Municipal, tanto que
    existe uma Comissão Parlamentar e o MDT - Movimento para um Transporte de
    Qualidade, pleiteando junto ao Ministério das Cidades a redução de impostos
    para o setor que incide sobre folha de pagamento das empresas, redução sobre os
    impostos para o diesel direcionado para os ônibus e algumas outras medidas que
    buscam solucionar o problema do Brasil. O Sr, pode ser informar melhor sobre o
    assunto no site: www.tarifacidada.org.br.
    4 - Com relação a frequência de saídas da linha que ligará o Centro ao Terminal
    Bingen a um equivoco de V.Sa.,porque terão saídas no horário de pico de 3 a 5
    minutos e no entre pico e 5 a 10 minutos, dando condições para transportar
    todos os usuários, claro que sempre pode haver alguns ajustes, mais caso ocorra
    será após o início da operação.
    5 - O Trânsito na área do Bingen não irá aumentar, até mesmo porque todos os
    ônibus e todas as linhas intermunicipais e interestaduais vão ficar no Terminal
    Bingen, e das linhas urbanas passarão apenas 12 veículos que são da linha que
    ligam o Bingen ao Centro.

    Espero que tenha esclarecido, mas qualquer dúvida entre novamente em contato.

    Sem mais para o momento
    --
    Alexandre Eduardo
    Ch. da Seção de Estudos e Projetos de Transporte

    ------------------------------------------------------
    CPTRANS - Cia. Petropolitana de Trânsito e Transportes
    16/09/05

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