terça-feira, 2 de agosto de 2005

Voltaram a acontecer os assaltos na serra !!!!

Prezados Sr(a)s,

Infelizmente a serra de Petrópolis voltou a ser manchete de primeira página de jornais.
Sábado por volta das 21:00h um colega subindo a serra com a esposa, sogra e cunhada, foram abordados por um veículo. Como o motorista não parou um dos integrantes da quadrilha atirou no carro, graças a Deus o tiro acertou o carro furando o pneu, sorte dobrada porque isso impediu a ação dos marginais, que provávelmente iriam levar as passageiras como reféns e fazer o serviço de limpeza no motorista, sem o carro isso não seria possível, executaram o roubo de pertences.
Meu Deus será que ninguém, ninguém vai fazer nada, a policia militar vai ficar de briguinha com a rodoviária federal por causa de poste de luz, a ANTT só vai cobrar multas e a Concer pagar porque é mais barato que executar o serviço.
Se os callbox estivessem instalados, o motorista assaltado teria entrado em contato com a Concer, e comunicado a ação dos marginais, com uma dose de sorte, boa vontade da Concer e das polícias, os marginais seriam apanhados e de preferencia fuzilados,
mas não interessa a ANTT exigir e muito menos a Concer executar o serviço, e a lei ainda protege quem comete crimes neste país.
A polícia já tem conhecimento das rotas de fuga que existem na serra, porque não colocam patrulhas nas saídas dos mesmos ? Porque a Concer não destrói essas passagens como faz com os desvios de pedágios que são abertos ?
Será que nunca fizeram um levantamento para ver qual é o tipo de vítima mais comum, quem paga o pedágio ou quem usa o cartão da Concer, quem são os funcionários da Concer e policiais que estão de serviço nesses dias, Deus queira que eu esteja redondamente enganado, será que não existe um cumplice que da as dicas, afinal é muita coincidencia as ações dos marginais serem efetivas e sempre quando há facilidades, inclusive pelo tipo de passageiros, na maioria casais ou pessoas sózinhas.
De que adiantou aquela audiencia pública sobre segurança ? Nada foi realizado, a polícia reduziu o serviço de vigilancia, a Concer não fez nada a ANTT muito menos, e o poder público não falou mais no assunto.
Senhores vamos agir e dar um basta, será que nós cidadãos que votamos e pagamos impostos, teremos que tomar providencia, vigiar a estrada, e dar um fim nesses bandidos que atormentam nossa ida e vinda para o trabalho.

Paulo Cardozo
Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Um comentário:

  1. Prezado Sr. Paulo,

    Agradecendo pelo contato, desejamos esclarecer que as questões afetas à segurança pública fogem à área de atuação desta Agência. Nessas questões, compartilhando as mesmas preocupações relatadas por V. Sa., temos a certeza de que o Ministério da Justiça, por meio de seus órgãos subordinados, em especial a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal, assim como os Governos Estaduais, por meio de suas instituições policiais, estão se empenhando na busca das soluções.
    No que diz respeito, especificamente ao sistema de comunicação na rodovia mencionada, esclarecemos que, em setembro de 2000, quando a regulação da Concessão ainda era de responsabilidade do DNER, por intermédio da "Adequação 04" do Programa de Exploração da Rodovia - PER, aquele órgão decidiu pela supressão temporária do Sistema de Telefones de Emergência e do Sistema Eletrônico de Controle de Trânsito, sendo estabelecido que seriam incluídos em adequações posteriores, quando novos estudos permitissem a adoção de um sistema mais compatível com as características da rodovia.
    Em setembro de 2003, na primeira revisão efetuada pela ANTT, foi decidido que os Sistemas seriam novamente incluídos no PER, tendo seu início previsto para o ano de 2004.
    Neste contexto, conforme previsto no contrato de concessão, a instalação deveria ter sido iniciada até 31/12/2004. Para tal, a concessionária deveria submeter o projeto, previamente, à aprovação da ANTT. Em novembro de 2004, esta Agência recebeu, para análise, o Projeto Executivo da Rodovia Inteligente, onde estava prevista uma série de outros dispositivos, além dos denominados "Call-Boxes".
    A nova proposta da CONCER trazia diversas modificações em relação ao inicialmente previsto no PER, com implementação de dispositivos tecnologicamente mais avançados e supressão de outros.
    Tendo sido objeto de análise pela ANTT, foi restituído à CONCER, em dezembro de 2004, com a solicitação de estudos destinados a comprovar que a nova proposta apresenta benefícios maiores aos usuários, em comparação à concepção originalmente prevista.
    Devido às peculiaridades e à complexidade do projeto, esta Agência entendeu ser necessária a discussão e avaliação mais ampla, antes da liberação de implantação, que deverá garantir aos usuários os resultados esperados. É importante ressaltar que, mesmo tendo apresentado o projeto, o fato de não ter iniciado a instalação até 31/12/2004 já implica em impacto negativo para a concessionária, no reajuste de tarifa a ser autorizado no ano de 2005.
    O projeto da Rodovia Inteligente já foi reencaminhado com algumas alterações solicitadas pela ANTT, porém ainda está sendo objeto de análise mais apurada pois, conforme já mencionamos, deve ser assegurado que as alterações sejam as mais benéficas possíveis para os usuários.
    Foram realizadas diversas reuniões e apresentações para discussão do projeto. Testes com o Circuito Fechado de TV - CFTV já estã sendo realizados.
    Em complemento, participamos também que as obras de iluminação da Baixada, que se estendem do km 125 ao km 102, já estão autorizadas e em curso, devendo estar praticamente concluídas até o final do ano. Tal obra é de grande importância no que tange à segurança.
    Este mesmo trecho será totalmente coberto por circuito fechado de televisão, conforme o projeto da Rodovia Inteligente. Com alto nível de sofisticação tecnológica, seu acesso poderá ser franqueado aos órgãos de segurança pública. Este projeto deverá estar implantado até o final de 2006.
    Esperando ter esclarecido as dúvidas relativas aos assuntos de competência desta Agência, permanecemos ao seu dispor.
    Atenciosamente,

    Ouvidoria da ANTT
    03/08/05

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