Prezada Andréia,
Agradeço seu interesse quanto à matéria, mas devo esclarecer que no dia em que comuniquei o fato, o fiz com cópia para diversos segmentos da sociedade, incluindo a Tribuna e demais veículos de comunicação e Presidente da CPTrans, tendo recebido confirmação sómente do jornal O Globo.
Espero que providencias sejam tomadas diante do lamentável fato.
Outrossim, aproveito a oportunidade para informar que não obstante haver comunicado que tive problemas, devido ao grande fluxo de veículos, para atravessar a Rua Paulo Barbosa no acesso ao Terminal de Transbordo, soube de um atropelamento, no mesmo local, em que a vítima veio a falecer deixando um orfão.
Estes e outros acontecimentos fazem com que mantenhamo-nos atentos em defesa dos direitos do cidadão.
Atenciosamente.
Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós - Reeleição Zero"
segunda-feira, 28 de agosto de 2006
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Petrópolis, 28 de Agosto de 2006.
ResponderExcluirPrezado Sr. Paulo Cardozo,
Agradecemos o e-mail enviado à Petro Ita.
Em resposta ao problema relatado sobre o acesso dos alunos de escolas públicas durante a Bienal, informamos que:
1) O motorista em questão foi advertido sobre a falta de bom senso na proibição da entrada dos alunos da Rede Pública no meio de um percurso;
2) A partir desse problema específico, informado à empresa imediatamente através de nossa fiscalização, houve a orientação imediata de todos os outros profissionais da linhas que passavam pela Bienal, sobre a permissão de entrada dos alunos das escolas públicas, desde que uniformizados e portando o Transcard Estudantil, apesar de não ser direito legal;
3) Todos os motoristas profissionais da empresa têm a orientação de não deixar nenhum estudante da Rede Pública sem transporte no meio dos percursos, desde que devidamente uniformizados e portando o Transcard Estudantil;
4) O Decreto Municipal vigente, N° 644 de 22 de dezembro de 2000, descreve em seu Art. 1º § 3°, a respeito da gratuidade dos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública:
"Terão direito a ser transportados gratuitamente no sistema de transporte público municipal os usuários seguintes:
I – Os estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de ensino;
(...) Art. 3° (...)
Parágrafo Único – Os estudantes deverão apresentar o TRANSCARD e estarem devidamente uniformizados e no horário de 5:00h às 19:00h, de Segunda à Sábado, no trajeto residência/escola e escola/residência".
5) Apesar de a legislação ser específica quanto à gratuidade no transporte somente no percurso residência/escola/residência, a Petro Ita tem a responsabilidade social de orientar aos seus motoristas a não deixar crianças e adolescentes estudantes da Rede Pública, sem transporte, se estes já estiverem no meio do percurso de alguma outra linha. Porém, entendemos que é também nossa responsabilidade zelar para que essas crianças e adolescentes não saiam do percurso residência/escola/residência, para que não sejamos cúmplices da evasão escolar e para que este estudante chegue seguro à sua escola ou ao seu lar.
6) As escolas da Rede Pública do Ensino Fundamental são orientadas pela Secretaria Municipal de Educação e pela Coordenadoria Municipal de Educação sobre o tramite necessário para a realização de passeios que saiam do percurso residência/escola/residência, conforme descrevemos a seguir:
- Envio de ofício ao Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis - Setranspetro solicitando o transporte especial ou emissão de vales-transportes estudantis para o evento requerido, com data específica a serem utilizados;
- O Setranspetro analisa o pedido e produz os vales-transportes estudantis ou, caso a escola solicite, avisa por ofício à empresa responsável pela área requerida sobre o transporte, para viabilizar a entrada de todos os alunos, acompanhados pelo responsável da instituição de Ensino Público ou, em casos especiais (a critério da empresa), ceder um ônibus específico gratuitamente para o evento.
7) A escola em questão burlou o caminho acima, o que fez com que o motorista do caso em questão fosse surpreendido com uma situação inusitada e, consequentemente, tomado a atitude objetiva e imparcial de seguir o que descreve a legislação;
8) Muitos também desconhece que a Secretaria Municipal de Educação tem um ônibus específico destinado ao transporte especial dos alunos para passeios sócio-culturais. Esta poderia ser mais uma opção da escola em questão;
9) A Petro Ita tem um projeto de Responsabilidade Social que oferece mensalmente, para alunos de escolas da Rede Pública de Ensino, para Projetos Beneficentes de ONGs e para grupos de comunidades carentes, uma média de 15 ônibus de transportes especiais gratuitos para a realização de atividades sócio-culturais;
10) Finalmente, quanto ao atropelamento da estudante, informamos que a responsabilidade pelo mesmo foi puramente da Escola, à medida que não colocou um responsável capaz de orientar os estudantes a não atravessar imprudentemente em uma via tão movimentada. O motorista em questão não pode ser responsabilizado pela imprudência do responsável pela criança e da própria criança ao ter saído correndo pela frente do ônibus e ter atravessado sem olhar se vinha algum veículo.
Quem atropelou a criança foi um outro veículo e não o ônibus em questão.
Tão logo percebeu o ocorrido, o motorista aguardou (como foi constatado pelos próprios passageiros do ônibus) para ter certeza de que a criança seria socorrida pelo motorista do veículo que a atropelou e só se retirou do local com o ônibus para avisar à cabine de fiscalização sobre o ocorrido e, dessa forma, solicitar a presença de um inspetor ao local. Tão logo foi acionada, mesmo sem ter responsabilidade direta sobre o acidente, a empresa enviou um inspetor ao local para verificar se tudo já estava sobre controle, se a criança já havia recebido socorro e para atender ao motorista - que estava em choque por ter presenciado o atropelamento. O inspetor ainda providenciou a comunicação para reforçar à todos os motoristas que não barrassem mais as crianças, para evitar tumultos posteriores.
A empresa e o motorista em questão lamentam o ocorrido, porém, como podem constatar, não podemos ser responsabilizados pelo acidente.
Aguardamos novos contatos com sugestões ou críticas construtivas para estarmos sempre aperfeiçoando os serviços oferecidos.
Você também pode utilizar o nosso e-mail e a linha gratuita de atendimento ao cliente da Petro Ita, 0800 24 05 99, para críticas, sugestões e consulta de outros horários e itinerários e do serviço de "achados e perdidos" nos ônibus da empresa.
A Petro Ita tem investido maciçamente em programas de treinamento de seus funcionários, com cursos técnicos e de relações humanas, visando a direção preventiva, o conhecimento mecânico dos ônibus e um atendimento com qualidades diferenciais. Em 2005, realizamos a formação de dezenas de motoristas profissionais através da nossa "Escolinha", que além de treinamento operacional, envolve a educação para o trânsito e atendimento acolhedor de passageiros. Dando continuidade ao projeto educacional de mudança comportamental, promovemos um curso intensivo que abrangeu direção defensiva e atendimento acolhedor. No mês de março deste ano, oferecemos aos nossos rodoviários a oportunidade de re-ingresso ao Ensino Fundamental através de uma turma de supletivo gratuita aos nossos colaboradores. Em comemoração ao Dia do Rodoviário (25/07) promovemos como forma de estímulo e integração de nossos colaboradores, um café da manhã comemorativo, além de uma festa com premiação dos funcionários que completavam 15, 25 e 30 anos de empresa. Acreditamos que estas ações acolhedoras gerem em nossos rodoviários o estímulo para que também se tornem acolhedores com nossos clientes.
A Petro Ita quer demonstrar que o trânsito e o transporte municipais podem ser humanizados e acolhedores, para gerar progresso e melhorar a qualidade de vida da nossa cidade imperial.
Atenciosamente,
Caroline Galheigo
Assessora de Comunicação
Petro Ita Transportes Coletivos de Passageiros Ltda.
Rua Coronel Veiga, 1157 - Centro - Petrópolis / RJ - CEP: 25655-157
Telefax: (24) 2237-0599 SAC: 0800 24 05 99
28/08/06