quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Camelôs e feiras da cidade.

Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis.

Sempre que possível acompanho a mídia petropolitana, e nos últimos dias ressurgiu o assunto dos camelôs no Centro de Petrópolis.
Por trabalhar no RJ, testemunhei inúmeros conflitos entre GMs, PMs e camelôs nas ruas do Centro da cidade, pedradas, fogos, tiros e gente machucada eram rotina, hoje a maioria das praças e algumas ruas são tomadas por barraquinhas, mesmo existindo o “camelódromo”. Essas barracas são padronizadas, mas ocupam parte da calçada e deixam uma péssima impressão.
Sim, ali tem muito pai de família que não consegue trabalho, só que também tem muito malandro vendendo produtos falsos ou roubados, reflexo de uma fiscalização corrupta e negligente. Petrópolis não é diferente, lembro quando tinha as barracas no Shopping Pedro II uma das proprietárias também era dona de uma das lojas do Shopping, ela fazia concorrência com ela mesma, atendia a população de baixa renda e as madames.
Aquela calçada ao lado do Cenip não serve para nada, se não for para dar trabalho para aquela gente, deixe eles lá quietos, pelos menos não estão roubando ou pedindo esmolas.
Outra fato, que na minha opinião é resultado de colocar muita gente de fora da cidade para ser secretário de governo. A feira de antiguidades ali em frente à Câmara é famosa há muitos anos, conheci vários visitantes, inclusive estrangeiros, que não iam embora sem fazer uma visitinha à feira, agora vem um “Zé arruela” que quer acabar com uma tradição da cidade, conhecida dos turistas, como também é a feira de artesanato ali em frente ao Teatro Municipal. Isso também serve para os “bodinhos” da Praça da Liberdade, eu andei, meus filhos andaram e se Deus quiser levarei meus netos para andar, agora estão querendo acabar com um legado, sem os bodinhos a Praça da Liberdade vai passar a ser somente mais uma praça, como outra qualquer. Pergunte ao idiota que deu a ideia de acabar com as charretinhas se ele já levou os filhos, sobrinhos, netos para passear de bodinho jogando estalinho e segurando um balão no canudinho, isso ninguém
esquece.
Se estiverem querendo tirar as barracas do Centro, desapropria um dos inúmeros e caríssimos estacionamentos criados em conjunto com a revitalização e faz no espaço a feira livre de artesanato, antiguidades e camelôs. A Fábrica da São Pedro de Alcântara seria um ótimo local, nem precisaria mexer na estrutura interna, só fachada e telhado, seria um requinte arquitetônico aliado as tradicionais feiras da cidade. Não queriam fazer uma mini 16 de março naquele espaço, ou será que a vontade de uma família influente e podero$a tem mais efeito.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Nenhum comentário:

Postar um comentário