quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Estação de tratamento de esgoto do Bingen





Ilma.sr. Deca D’Ângelo, Assessora de comunicação da Águas do Imperador.
Hoje passando pela ETE do Bingen, enquanto aguardava o horário do um compromisso, fui ver como funcionava a estação de tratamento.
Olhei o entorno e não vi a comporta que represa o rio e recolhe a água para efetuar o tratamento. Resolvi visita-la e solicitar informações de como era o funcionamento, fui encaminhado a um funcionário que de imediato já entrou na defensiva ele queria saber quem eu era e o que estava querendo, me identifiquei como um cidadão que desejava saber como era o funcionamento da estação.
Apesar da educação e respeito com o qual fui tratado, o tempo todo me senti um lesado, porque o cara só falava que era um processo muito complexo, e me induzindo para a saída. Como ele não me explicou e ainda deixou mais dúvidas, gostaria de solicitar um melhor esclarecimento de como aquele troço funciona.
Esse funcionário me disse que naquele momento a estação não estava funcionando, também disse que não tratava a água do rio, e que todo o esgoto era recolhido pelo sistema coletando das residências e do hospital, e que existe uma rede que recebia o esgoto da Mosela e outro do Bingen.
Todos sabem que nunca existiu coleta de esgoto em Petrópolis, então como este esgoto esta sendo coletado? Não me lembro de qualquer obra que viesse da Mosela, ela teria passar pelo Campo do Serrano, no meu entender seria uma obra inviável, da mesma forma que trazer da entrada da rua Mosela até o hospital. Ou eu tenho cara de idiota, cheguei na hora errada ou o ninguém sabe de nada naquele “jardim suspenso da cocolândia”, fizeram um jardim até que bonitinho em cima daquela caixa de coco.
Atenciosamente.
Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

2 comentários:

  1. Sr. Paulo,

    Fico feliz por saber que o Sr. foi tratado com educação e respeito por nosso funcionário que infelizmente não sabia lhe falar sobre o mecanismo da Estação e também não sabia que não deveria ter permitido sua entrada, pois só é possível visitar a estação em dias e horários previamente combinados. Desta forma, os visitantes são devidamente recebidos por quem possa lhes explicar corretamente.
    Acredito que o Sr. entende que até por questões de segurança não é possível receber pessoas aleatoriamente em instalações dessa natureza. Imagina se em um dia 28 cidadãos resolvem conhecer estações de tratamento...
    Portanto, sugiro que o Sr. entre em contato conosco para participar de uma visita.
    Atenciosamente,


    Deca D’Angelo
    Assessoria de Comunicação

    ResponderExcluir
  2. Prezada Deca,

    Muito obrigado pela atenção, explicando melhor não realizei uma visita própriamente dita, só fui até aquele escritório, e não me lembro te ter visto qualquer aviso de proibida a entrada.
    Também não haveria necessidade de uma visita, era só de entender de onde é recolhido o material para tratamento, imaginei que seria semelhante à ETE do Quitandinha.

    Atenciosamente.

    Paulo Cardozo - Cidadão
    "Quem faz Petrópolis somos nós"

    ResponderExcluir