sábado, 22 de outubro de 2005

Nova rodoviária de Petrópolis - Primeiro dia e não tenho muito a elogiar

Prezados Srs,

Ontem 21/10 estive na inauguração da nova rodoviária, festa bonita, o terminal realmente é muito bonito confortável, lugar agradável, conversei com várias pessoas, com o secretário de planejamento, representantes da Unica, vereadores, políticos,
repórteres, diretor da Concer, etc, só não consegui falar com o sr. prefeito porque o segurança me conhecia e sempre me barrava.
Durante a festa numa das conversas que tive, fiquei sabendo que tinha uma excursão vinda do meio da serra com mais de 90 pessoas, para uma inauguração de rodoviária, do outro lado da cidade, muito estranho não acham, eu não acredito que eles pagariam R$3,40 para isso.
Tinha muita gente, mas analisando as pessoas, a maioria delas no máximo vão utilizar o transbordo, não irão utilizar o terminal. E com tantos detalhes a serem feitos para que a rodoviária seja realmente eficiente, o viaduto de acesso por exemplo, porque uma festa tão grandiosa, me lembrou a roma antiga "Pão e Circo".
Para as viagem interurbanas, o problema que já venho levantando desde que se fala na nova rodoviária, é ter o aumento da passagem, devido a tarifa de embarque ser maior, ter aumento da minha despesa, terei que passar a utilizar um onibus urbano para ir até o terminal, fora o aumento do tempo de viagem, agora com a mudança judicial do percurso dos onibus, fica um jogando a cupla no o outro e ninguém me dá uma solução,
resumindo, pague e fique quieto, ou vá a trabalhar a pé.
Na conversa que tive com o secretário, ele me disse para apresentarmos os problemas que ele daria uma solução, então vou apresentar alguns.
Hoje 22/10 eu resolvi ir com mais calma ver o funcionamento do novo terminal.
Primeiro foi a falta de divulgação, ninguém sabia como funcionava nada, cade o panfleto que seria distribuido?
Só existe uma bilheteria para os onibus urbanos ela não vai dar conta, hoje que é sabado tinha hora que ficavam umas 40 pessoas na fila. Mesmo os onibus saindo de 12 em 12 minutos só saia carro cheio, quem pegava pelo caminho se dava mal, achava que esperando outro teria lugar para sentar. Não achei bebedouros e o banheiro custa R$0,75, se quiser usar o gratuito, que é obrigatório ter, tem que ir para o terminal urbano, pagando R$1,70.
Os motoristas reclamaram que as baias são estreitas. Levei 1:40h para chegar ao Centro, o expresso via Centenário da a maior volta, que acho desnecessária para quem tem destino direto para o Centro, tinha muita gente reclamando no onibus, a maioria desceu no forum com destino a Rua Tereza.
O maior benefício que esta mudança deveria trazer para o petropolitano, e eu reconheço que seria excelente, não aconteceu, eu desci na antiga rodoviária e quando
fui entrar em outro onibus com destino a outro bairro, só poderia embarcar se PAGA-SE outra passagem.
O Centro continua com todo o fluxo de veículos, não houve nenhuma mudança.
Resumindo, levei mais tempo para chegar ao Centro que antes, não pude ir para outro bairro sem pagar mais uma passagem, o Centro continua tumultuado do mesmo jeito, só piorou.
Segunda para ir trabalhar, vou ter problemas para chegar no terminal, onibus lotado, pagando uma tarifa urbana, pagar uma passagem mais cara. só piorou.
Segunda voltando do trabalho, vou ter que ir até o lixão, para então voltar e entrar no terminal, mais tempo de viagem, enfrentar a fila do único guichê para pagar uma tarifa urbana, se der sorte o onibus vai sair rápido e não estar lotado. Só piorou.
Infelizmente a novo rodoviária não me trouxe nenhum benefício, só problemas, tive uma pequena discussão com o diretor do Diário de Petrópolis, ele disse que
sou contra a rodoviária, eu mostrei para ele que não sou contra, só acho que tinha que ter sido montada toda a infra-estrutura antes dela entrar em funcionamento, podia ter sido um início parcial, implantando aos poucos, as pessoas iam se adaptando a mudança, sem prejuízo, não dessa maneira com o poder público tapando buracos, e nós que somos obrigados a trabalhar ou estudar em outra cidade, sentindo
principalmente no bolso essa mudança.
Me disseram para brigar pela redução da tarifa, se a tarifa urbana que eu acho caríssima recentemente sofreu aumento, imagina reduzir uma controlada pelo estado, não sei se é para rir ou chorar.

Sinceramente ...

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Nenhum comentário:

Postar um comentário