terça-feira, 7 de março de 2006

Carroceria Irizar

Caro Claudemir,

Mais algumas observações.

E-mail enviado em 25/02/06 - Inclusive saiu no caderno Serra do Jornal o Globo.

Dor nas costas


Os novos ônibus da Única/Fácil são realmente bonitos, mas nem sempre o que é bonito é bom. É o caso da nova frota de veículos da marca Irizar, adquiridos recentemente pela empresa de transportes intermunicipais das linhas Petrópolis-Rio. Como se já
não bastassem todo o transtorno, a canseira diária e o aumento dos custos que a
nova rodoviária do Bingen trouxeram para centenas de profissionais petropolitanos que trabalham no Rio, agora temos mais este problema com os novos ônibus da Única, que já estão sendo chamados de "Irritar". Temos acompanhado inúmeras reclamações
dos usuários e abaixo relaciono algumas: ao entrar no ônibus, o primeiro problema,
ninguém consegue enxergar a numeração das poltronas (pequenas e extremamente próximas umas das outras, além de serem desconfortáveis); quando o passageiro da frente resolve baixar seu encosto, o de trás tem que se ajeitar de forma a não
ter seus joelhos amassados; fora isso, a cabeça da pessoa da frente fica literalmente
no colo da de trás; há 46 assentos, em vez dos habituais 44; apesar de os ônibus serem novos, já estão cheios de barulho, pois tudo é de plástico e, com a trepidação, diversas peças já estão se soltando; a luz de leitura é muito forte (cada uma ilumina quatro poltronas em volta) e, à noite, quando um lê, os outros não
conseguem sequer cochilar; o aviso de "sanitário ocupado" fica constantemente aceso,
mesmo com o banheiro vago; rádio, TV e instalação de DVD, que tanto foram divulgados na mídia quando a empresa adquiriu esses ônibus, são apenas para enfeite, pois nunca são oferecidos aos passageiros; o bagageiro interno é pequeno demais, qualquer bolsa ou mochila de tamanho normal não cabe no mesmo. Resultado, a pessoa tem que levar
sua bagagem de mão no colo ou no chão; o banheiro chamado de ecológico, antiodor, vive com cheiro ruim, mas isso, sinceramente, é apenas falta de higiene por parte da empresa, que tem o hábito de limpar seus ônibus somente uma vez ao dia. Quem viaja
vez ou outra até agüenta, mas quem, para seu sustento, tem que enfrentar duas viagens por dia, o ano todo, não está mole, não!! Isso é o que dá termos uma "única" empresa monopolizando o transporte intermunicipal!

Adrian Giese (integrante do PAX),Petrópolis

--------------------------------------------------

E-mail enviado em 22/02/06


Carro que fez o 22:00h Novo Rio - Petrópolis

Falta o martelo da poltrona 39, com certeza foi roubado;
A grade do ar-condicionado, estava imunda sinal que a limpeza não foi realizada a contento;
E este carro passou a impressão de ser um carro velho, acredito que é
devido a sujeira, nas luminárias e porta embrulhos.
Outras observações:

Quanto a TV no meio do carro, quem sentar nas janelas depois da TV não conseguiria ver o que estaria passando;
A cortina fica solta na parte inferior, abrindo nas curvas, e isso incomoda;
Botão de parada fica muito próximo aos das luzes, com frequencia ele é pressionado por engano, o que pode ser confirmado no display, sorte a campainha não ser o escandalo da Marcopolo;
O carro é todo forrado de plástico, não tem desculpa para ter mau cheiro;
Quem senta na parte central da janela, é panorâmica, mas vai ter problemas sérios com o sol, as cortinas ficam nas poltronas anteriores e posteriores.
Se não fossem as escolas de samba, blocos e batucadas, o Irizar com certeza seria mais silencioso que os Marcopolos, a vedação acústica parece ser superior;

------------------------------------------------

Enviado em 20/02/06


Já tive uma "experiência IRIZAR", uma mala caiu em cima de mim em uma viagem, pois um inteligente colocou uma mala no porta malas e nem viu que não estava presa.
Deveriam tomar providencias urgentes para este porta malas mau feito.
Colocar um batente, tela, sei lá......

[]´Dionisio

Das duas uma: ou a Unifac não está nem aí para manutenção de interiores dos ônibus ou os Irizar são colados com cuspe, já que quebram fácil !!!
Uma vez, eu estava no Novo Rio e dei sorte de não ter embarcado no Irizar. Os novos ainda não estavam em circulação. De repente, os passageiros tiveram que trocar de ônibus. Perguntei para o fiscal se tinha quebrado. Ele me respondeu que não, mas um passageiro tinha vomitado numa poltrona e o ônibus tinha que ser levado para garagem
para ser limpo. Um dos meus melhores dias de Unifac !!!

abs, Luis Eduardo

"Paulo Cardozo (PC)" escreveu:
Caros,

Meu segundo dia no Iriraz foi uma beleza, o carro estava vomitado, então fomos até a garagem e subimos no Marcopolo, só felicidade.
Terceiro dia, o carro que saiu da Novo Rio as 22:30h do dia 17/02, esqueci de anotar o número, foi uma tortura.
Vim na poltrona 42, era barulho para tudo que é lado, parecia que todas as partes do carro estavam soltas, a carroceria sacudia igual a caminhão vazio.
Adorei aquele holofote, agora sim é possível ler durante a viagem, sacrifica menos a vista, desculpem aos que fingem que dormem, porque quem dorme mesmo aquela luz não atrapalha.

"Quem faz Petrópolis somos nós"

-------------------------------------------------

enviado em 17/02/06

esses novos ônibus são uma piada, outro dia uma sra mais favorecida corporalmente
(gorda) tentou sentar na janela, ela tentou saltar na casa do Alemão, mas diante do aperto a pobre coitada não conseguiu nem se levantar.

Guilherme F.R. Monastério

O passageiro da frente pode não ter reclinado a poltrona ontem, mas quando tivemos uma última reunião na garagem da empresa, fomos uma meia dúzia de pessoas fazer o teste no Irizar e quando eu reclinei a poltrona, vc estava na poltrona de trás, vc quase teve uma contusão no joelho.

Caros,

Ontem 15/12/06 tive minha primeira experiencia com os novos carros da Unica.
Peguei o 23:00h Novo Rio-Petrópolis, lotado por sinal, tirando a cena grotesca de duas passageiras discutindo, porque uma reclinou o banco e a outra fez um tremendo escandalo, que a da frente não poderia viajar assim porque estava com a perna machucada, a cena foi tão ridícula que tivemos até presença da polícia que também perderam a linha e desandaram a rir, valeu pela sessão comédia.
Não anotei o número do carro, mas chovia dentro do onibus na altura da poltrona 40, não estou falando de uma pequena goteira, e sim de uma torneira, vazava pelo alçapão
Tive sorte que o passageiro da frente não reclinou a poltrona, então não posso dar um parecer desta condição, mas o encosto é mais baixo que os da Marcopolo, o assento não achei ruim apesar de ser mais estreito, em subidas mais fortes o motorista é
obrigado a trocar de marcha, a posição do da número da poltrona já havia sido divulgado, quanto ao resto não tenho muito que reclamar, mas como devo utilizar
esses carros pelos próximos 10 dias, poderei ter uma avaliação melhor.


Concordo com o que disse, as dificuldades com a Irizar são muitas e olha que nem sou alto e já me sinto numa caixa de fosforo.

Pior que agora tem gente querendo monopolio da Petro ita no transporte urbano,
imagina como ficaria.

Claudio Reis

Paulo,

Os carros da Irizar são:

1) Desconfortáveis com poltronas mais duras e estreitas, encostos mais curtos,
espaçamento entre as mesmas reduzidissímo afetando pessoas grandes e/ou gordas.
Os baixinhos se deram bem. Aliás acho que a UNIFAC utiliza o Sr. Eng. Luiz como modelo de passageiro.

2) Os motores são fracos, que na serra, influenciam no ar condicionado.

3) Os próprios motoristas reclamam do espaço que eles tem para dirigir, que também foi muito reduzido.

4) As goteiras são constantes reclamações que tenho escutado.

Uma dica, as poltronas 03 e 04 e as 45 e 46 tem mais espaço para as pernas dos mais altos. Porém todas as poltronas são mais estreitas.

Monopólio é isso ai!!!!!

sds

Cláudio Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário