terça-feira, 7 de março de 2006

Comunidade no Orkut - "Eu Odeio Ônibus Irizar".

Prezado Sr Claudemir R. Silva,

Tive o deprazer de ler o e-mail enviado por voce para um colega de viagem.
Em primeiro lugar, voce como consultor técnico já cometeu sua primeira falha ao chamar o usuário (Quem utiliza o veículo) de ignorante, com isso já vemos que
o nível do atendimento ao cliente (Quem comprou a carroceria) é digno de desprezo.
O usuário (Quem utiliza o veículo), não tem obrigação de conhecer qual é o tipo de plastico usado para forrar a tampa da privada, ou que o parafuso que prende o assento é um auto-atarrachante cabeça cônica.
De que adianta voce conhecer a fundo o produto, ter visitado a fábrica na Espanha, defende-lo fervorosamente mas não viajar nele todo os dias por quase quatro horas e só ver problemas.
De que adianta tanta segurança e tecnologia se o mais importante, o conforto, foi deixado de lado. Carros mais leves, maior autonomia e menor consumo, grande coisa se isso não reflete no valor da passagem paga, e sim no lucro da empresa de transporte.
Monitor de 21 polegadas, quem viaja nas últimas poltronas do lado direito, poltrona 39 por exemplo, não tem uma visão completa da TV.
Vidros panoramicos, quem tem que viajar no meio deles sofre com o sol, porque as cortinas ficam mal colocadas e ficam batendo no passageiro nas curvas.
O apoio de pé, é estreito obrigando o passageiro a ficar torto na poltrona, esta é estreita e curta, péssima de se viajar.
A luz de leitura não é direcionada para o banco, e sim um refletor que espalha a luz para todos os lados.
O botão de parada e mal colocado se confunde com o das luzes de leitura.
O salão é todo forrado de plastico, ótimo para evitar odores, só que não foi bem projetado, e devido a qualidade das nossas estradas, fica batendo tudo em
muito pouco tempo, o que não acontece com o concorrente.
O aviso de WC ocupado e vinculado ao interruptor de luz do WC e não a tranca da porta, que deveria controlar ambos.
A carroceria Irizar atende as normar européias de segurança, estamos no Brasil se lá na europa eles viajarem em mulas nós teremos que viajar aqui também?
Estou copiando este e-mail para a empresa que adquiriu alguns caros desta marca, que inclusive já recebeu diversas reclamações sobre a qualidade dos mesmos, se
quiser podemos enumerar e lhe enviar todos os detalhes, até os motorists reclamam destas carrocerias.

Att.

Paulo Cardozo
PAX-Petrópolis (Grupo de usurários de onibus
intermunicipais de Petrópolis)
"Quem faz Petrópolis somos nós"

3 comentários:

  1. Sr Paulo Cardozo

    Em primeiro lugar gostaría de me desculpar, pois acredito que houve um mal entendido. Quando entrei na comunidade e vi "Eu odeio ônibus Irizar" sinceramente fiquei indgnado da maneira que se comentava na comunidade, até cômico.
    Não dei muita importância ao fato mas fiquei com os comentários em minha cabeça e resolvi respoder no mesmo nível de diálogo ( assumo que esse foi meu erro )estava em um momento de distração e navegando pela net junto de minha família.
    Gostaría de ver na comunidade críticas mas também sugestões, claro que o produto não atende todos os clientes da maneira que cada um quer, estamos trabalhando duro para melhorar aceitando as críticas e com humildade assumindo nossos erros.
    Prezado Paulo, gostaría muito de estar trabalhando junto com o "Grupo de usurários de onibus
    intermunicipais de Petrópolis" pois acredito realmente que tudo e todos podem melhorar, deixo aqui esse canal aberto para receber as críticas, sugestões ou qualquer tipo de informação que necessite.

    Estamos sempre à disposição para qualquer dúvida que se faça necessário.

    07/03/06

    ResponderExcluir
  2. Prezado Paulo

    Segue abaixo alguns comentários de nossa engenharia, sobre os itens que nos foi enviado.

    ____________________________________________________________
    Claudemir R. Silva
    Consultor Técnico - Irizar Brasil LTDA - Pós Venda
    Tel: ( 55 ) 14 3811 8028
    Fax: ( 55 ) 14 3811 8042
    Mail: posvenda@irizar.com.br
    Mail2: claudemir@irizar.com.br
    Web: www.irizar.com.br


    ----- Original Message -----
    From: Wanderley
    To: Claudemir (irizar Brasil)
    Cc: Rodrigo (Irizar Brasil) ; João Sales (Irizar Brasil)
    Sent: Tuesday, March 07, 2006 2:17 PM
    Subject: Resposta ao cliente.






    Caros,

    Hoje eu desci no carro que fez o 6:50h Castelo via
    Novo Rio, como a espera seria de 55 min, eu calculei
    que chegaria mais cedo se fosse nesse carro.
    Ao entrar reparei que era uma outro modelo que ainda
    não havia viajado, então aqui vão minhas observações.
    Reparei que a distancia entra as poltronas é um pouco
    maior que os que andei antes, mas o apoio para os pés
    é mal feito, ele é menor devido a base da poltrona ser
    para dentro como em carros urbanos, quem viaja no
    corredor tem que ficar com a perna direita torta se
    quiser apoiar ambos os pés (foto 3 e 4).
    Estamos estudando este tema.
    O porta embrulho na parte dianteira do carro é todo
    tomado pelo duto de ar, então não existe espaço (foto
    5). Já tiramos de linha o AR do Intercentury e padronizar o AR 12S do century, assim esta caixa ira desaparecer.
    A televisão se funcionasse seria mal posicionada para
    quem senta nas poltronas da janela, ao lado direito e
    no fundo do carro (foto 5).
    Para melhorar esta condição somente colocando terceiro monitor que é opcional
    Existem saídas de ar para o corredor, que direcionam o
    vento em cima do passageiro, e não para o teto do
    veículo, esse vento incomoda, e não tem como mudar a
    direção (foto 6).
    Para resolver este problema nós estamos estudando uma saída de AR nova mais ou menos três meses.
    A numeração das poltronas, apesar de ser pequena
    estava voltada para o corredor, o botão de parada esta
    em destaque, mas as luzes de leitura continuam mal
    posicionadas (foto 7).
    A luz de leitura ser fixa é uma exigência do mercado, por causa do vandalismo, para melhorar este item temos que investir em molde ou no porta focos ou no porta pacotes, não temos previsão de investir neste item.
    O pior mesmo foi reparar que em vários pontos existiam
    focos de sujeira, e reparando melhor essa sujeira,
    percebe-se que são vazamentos do sistema de
    ar-condicionado, isso quer dizer que a sujeira dos
    dutos esta sendo jogada no salão, apesar que havia uma
    etiqueta dizendo que o duto seria limpo daqui a 12
    dias e que havia sido limpo a 64 dias, a quantidade de
    sujeira que existe é muito grande (foto 11 e 12).
    Iremos trabalhar neste tema para melhorar a vedação do duto de ar.
    Não havia um único martelo de emergência, vários porta
    copos estavam quebrados, provavelmente esse carro foi
    colocado para trazer os vândalos que foram para Cabo
    Frio no Carnaval, e nós diaristas ficamos com os
    velhos e fedorentos Boomerangs.
    Outra detalhe, é que o aviso de WC ocupado nos carros
    da Irizar é vinculado ao interruptor de luz do
    banheiro e não a tranca da porta, e nesse carro o
    interruptor foi arrancado, se as pessoas esquecerem
    de apagar a luz, o banheiro não é liberado.
    Quanto ao vandalismo não podemos fazer nada, mas quanto ao interruptor sim estamos verificando este tema

    "Quem faz Petrópolis somos nós"




    Wanderley Perez Avilez
    Equipe de Confiabilidade
    wanderley@irizar.com.br
    014 3811 8019
    014 9631 7445
    07/03/06

    ResponderExcluir
  3. onibus irizar é uma carroceria muito linda mais faltou um pouco de aperfeiçoamento acho a frente do onibus muito longa pois mesmo com a suspençao levantada ele pega na empresa que trabalho tem alguns modelos irizar tem uma proteçao mesmo passando valetas devagar sei que não danifica mais pro usuarios eles fica imaginando que o motorista não levantou a suspençao e sobre acionar o freio estacionario pra liberar a porta é complicado a linhas que eles fazem e muita parada e atrasa e tambem conforto pro motorista é precario ate parece que vcs fizeram o onibus e no final tentou encaixar espaço pro motorista a luz sobre a cabine é muito forte os botoes do painel e muito sensivel quase todos afundam.finalizando o eixo dianteiro tem que estar mais proximo a frente obs>a roda demora pra chegar na valeta assim chega a encavalar a frente e deixar um pouco mais espaço pro motorista este novo que saiu achei o teto muito feio e alto sera que vai complicar a altura sobre os viadutos desculpe pois não sei quanto tem de altura este a empresa não tem ainda cidades de sao paulo e complicado muitas valetas pense nisso com carinho.sobre o modelo esta de parabens ah!fui motorista de teste de prototipo na caio participei de muito projeto junto com a engenharia obrigado

    ResponderExcluir