terça-feira, 13 de outubro de 2009
Invasão da APA
Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis.
Já havia feito esse alerta aos integrantes do governo anterior, a resposta foi que aquela área pertence a Duque de Caxias.
Pouco depois do túnel localizado entre o Bingen e Quitandinha, existe uma área da APA que esta sendo favelizada, já existe até rede de esgoto e muito lixo sendo acumulado na beira da estrada.
Se é área da APA, não deveria ser permitido tamanha depredação da mata Atlântica, se faz parte do Município de Caxias, nosso Município tem por obrigação de solicitar ao executivo vizinho providencias para a remoção e restauração dessa área federal.
Lembrando que já tivemos duas grandes quedas de barreiras às margens da BR, uma delas até com fatalidade, por falta de uma fiscalização e atuação mais contundente para esse tipo de infração.
Atenciosamente.
Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tribuna 15/10/09
ResponderExcluirOcupação na beira da BR-040 está controlada
JAQUELINE RIBEIRO
Redação Tribuna
A exemplo do que vem acontecendo em outras áreas da cidade, a ocupação irregular de encostas vem se alastrando também às margens da BR-040. Atenta a essa questão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem trabalhando para tentar conter o avanço das construções. Um dos alvos dessa ação é a ocupação de uma área a poucos metros da saída do túnel que liga os bairros Quitandinha e Bingen. A área, que pertence na verdade ao território do município vizinho de Duque de Caxias, foi alvo de operações conjuntas entre o Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis. “Há cerca de três meses fiscais do Ibama, o chefe da APA-Petrópolis (Sérgio Bertoche) e nossas equipes estiveram naquele local conversando com moradores. Na ocasião quatro moradias que estavam vazias foram demolidas e os demais moradores foram cadastrados. Depois disso eles participaram de uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente. Todos estão cientes que terão que sair daquela área. A retirada vai exigir uma ação conjunta entre Prefeitura, a Concer, que é responsável pela área e está sendo acompanhada pelo Ministério Público Federal”, explica o secretário de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Peixoto.
Apesar da área pertencer ao município de Duque de Caxias, o cadastro das 12 famílias que ocupam nove casas naquela região foi feito em Petrópolis. “Estamos em contato com o secretário de Meio Ambiente de Caxias, mas o cadastro está sendo feito aqui, porque na verdade os moradores usam toda a infraestrutura de Petrópolis, estão em uma área que fica entre dois bairros de Petrópolis”, explica, frisando que desde então, nenhuma nova ocupação surgiu naquela área. “Já estabilizamos as construções naquele local, não existem novas construções ali. O que falta agora é resolvermos sobre a remoção daqueles moradores”, afirma o secretário.