CPTrans fiscaliza ônibus como IPVA em atraso.
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informou que está fazendo um levantamento de quantos ônibus que fazem o transporte coletivo de passageiros em Petrópolis circulam com o IPVA atrasado, mas ainda não sabe de que forma pode punir os infratores. O Sindicato das Empresas de Transporte de Petrópolis (Setranspetro), embora não revele o número, confirma que alguns ônibus realmente circulam sem a documentação em dia.
O artigo 230, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro, aponta infração gravíssima para o motorista que conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado. Além de pagar multa, o veículo deverá ser apreendido. Questionada sobre a fiscalização em relação aos ônibus que circulam com a documentação atrasada, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a CPTrans informou que está realizando um estudo para encontrar uma forma legal de exigir das empresas de ônibus o pagamento do seguro DPVAT e a legalização dos veículos, que é de responsabilidade do Detran. O pagamento do seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, está vinculado ao pagamento do IPVA.
A própria CPTrans, no entanto, garante que os agentes de trânsito foram aprovados em concurso público para fim exclusivo de fiscalização do trânsito, dentro do que dita o artigo 280, parágrafo 4º, do Código de Trânsito Brasileiro. Ou seja, os próprios agentes têm poder de multar os coletivos que circulam com a documentação atrasada.
/----------------------/
Com base no publicado. A CPTrans não tomou as devidas providências porque não quis e o Setranspetro se omitiu porque quis. Se nem a CPTrans nem o Setranspetro cumpriram suas responsabilidades de fiscalizar e vistoriar, exigindo que as empresas estejam em dia com suas obrigações, como o DETRAN pode cumprir suas responsabilidades?
“Os ônibus de Petrópolis estão com documentos atrasados porque não são fiscalizados? Ou não são fiscalizados porque estão com documentos atrasados?”
Decadência!
Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Querido Paulo,
ResponderExcluirO que falta nos orgãos controladores por esse País a fora, é, HOMEM COM VERGONHA NA CARA E DIGNIDADE NO CORAÇÃO.
Atenciosamente
Paulo Roberto
Muito boas as observações, esperamos que sejam respondidas, é o mínimo que esperam os eleitores petropolitanos.
ResponderExcluirSergio
Achei um abuso o Presidente da CPtrans, dar voz de prisão ao motorista...ele tem é q cuidar das latas velhas que circula pela cidade, isto sim...Essa pouca vergonha tem q acabar, essa emblomação iludindo o povo, que tbm não ajuda, não tem conhecimento e vai por essa onda???Cade os direitos dos idosos nos ónibus,etc...andam em pé enquanto os jovens tomam o lugar deles...Seria possível instruir ao motorista nisso. pq no Rio é assim.
ResponderExcluirCADE OS ÓNIBUS? CADA SR. PREFEITO A SUA INTERVESÃO..Já era pra ter ónibus circulando,pq o tempo esta passando, e vai enganar quem? APROVEITE PQ VC NÃO ENTRA MAIS..o trem da alegria vai acabar...é pena de quem vota não tem conhecimento e se troca por dentadura??O Povo mas esclarecido não vota, só vai por abrigação...e anula..MULTA FALTA DE VERGONHA, Agente paga imposto pra nada, cada vez mais pior...Deixa outras empresas entra, se é tão ruim assim pq continuam os mesmos.raararara...Haja roubo...
ResponderExcluir