domingo, 31 de janeiro de 2010

Porque foi feito assim?

















Ilmos. Srs.

Petrópolis por si só é uma cidade única, com riqueza de detalhes inigualáveis. Como uma calçada onde o pedestre precisa se teleportar para continuar caminhando, e esse trecho existe mesmo antes do teletransporte ser imaginado. (fotos 351-352-353)
Uma cidade onde erros são cometidos para justificar outros. Nunca soube qual a razão de porque na duplicação da Rua Bingen, inaugurada em 1991 no dia em que Petrópolis completou seus 148 anos, dois trechos ficaram sem explicação.
Existem leis que regulamentam a construção às margens dos rios, mesmo assim estreitaram a rua para passar à calçada (foto 345 e 347), logo adiante fizeram outra calçada que não leva a lugar algum, o pedestre precisa correr o risco e andar na beira da rua. (foto 348-349-350).
Porque nesses dois pontos a rua e a calçada não seguiram os padrões?

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Reforma da Rodoviária Novo Rio







Ilmos.Srs.

Após uma reforma que custou R$ 10 milhões, a Rodoviária Novo Rio não apresenta qualquer tipo de melhoria para os passageiros de Petrópolis. O andar térreo continua tão insalubre quanto antes, com um calor insuportável no verão, sem qualquer tipo de climatização ou ventilação, o que foi prometido na época do anúncio da reforma do terminal rodoviário ("Entre as novidades, estão ainda a instalação de um sistema de ar-condicionado em todo o segundo piso e de climatização no primeiro...", ver reportagem do G1 abaixo). Para piorar a situação, o bebedouro do setor 8A, que fica próximo ao embarque de passageiros da Unica/Facil, encontra-se sem água. No bebedouro, um bem humorado protesto escrito de giz: "estou de enfeite, não tenho água".
Agora os petropolitanos podem se orgulhar de passar calor sobre piso de granito branco, igual de shopping center e de aeroporto...!!! Quanta melhoria, não é mesmo???

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,AA1343060-5606,00.html

http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/editorial/m1511/parece-aeroporto-

Como podemos ver as reportagens não mostram a realidade, continuamos sendo enganados, pagando uma abusiva tarifa de embarque para os administradores do terminal encherem as burras de grana.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sábado, 30 de janeiro de 2010

Pista afundando





Ilmos. Srs. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis, Stênio Nery dos Santos, Secretário de Obras.

Aquele trecho na Rua Bingen, esquina com a Rua Manoel Torres que esta afundando, não vai ser consertado?
Aquilo já deve ter mais de dois meses que esta demarcado, vão esperar cair para mexer?

Atenciosamenet.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Sequencia de abusos e infrações



Ilmo. Srs. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis, Orlindo Pozzato, Diretor-Presidente da CPTrans, Anderson Luiz Juliano, Diretor-Presidente da Comdep.

Na foto anexa, tirada hoje, 30/01/2010, pela manhã, vemos uma sequencia de abusos e infrações sendo cometidas.
Uma infração grave, a funcionária da Comdep varrendo a rua de vestido, sem os devidos equipamentos de segurança como calçados e luvas.
Dois abusos, cones colocados pelos comerciantes demarcando a rua e carros parados na via em cima de uma curva.
Mais algumas para a coleção de descaso de nossos governates.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Desconto de cobrança.

Prezados Srs,

Espero que a cobrança do sinal de TV do mes de Março de 2010, já que a Tech Cable envia a cobrança com mais de 30 dias de antecedência, venha com os devidos descontos.
Este mes tivemos várias interruções no fornecimento do sinal, por exemplo;
Dia 20/01/2010 o sinal caiu por volta da 22:00h só retornando as 14:00h do dia seguinte, 16 horas.
Dia 30/01/2010 o sinal voltou a cair as 11:55h retornando 15 minutos depois.
Se pagamos com atraso somos punidos, e quando o serviço falha?
Também quero saber a relação atualizada de emissoras e canais, temos vários canais sem sinal.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

domingo, 24 de janeiro de 2010

Esta feia a coisa!!!



Ilmos. Srs. Responsáveis pela Viação Petrópolis.

Esta feia a coisa para o lado de voces. O carro além de estar imundo, não ve uma ducha a muito tempo, o serviço de lanternagem esta pior do que serviço de pedreiro de quita categoria.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Puxão de orelha!!!

Ilmos.

Quero com este chamar a atenção da imprensa petropolitana. Não desmerecendo a ação dos nos Edis, antes tarde do que nunca.
Na matéria publicada hoje, “Câmara cobra solução para transportes. Os vereadores querem renovação da frota e argumentam que com a abertura do Terminal do Centro os usuários estão pagando mais passagens.”. O que deveria ter sido publicado é: “FINALMENTE a Câmara cobra solução para transportes. Os usuários estão pagando muito caro por um serviço que fica aquém do mínimo aceitável.”.
Essa cobrança deveria ter sido realizada a pelo menos 10 anos, quando o então governo Municipal trocou a licitação pela gratuidade do ensino médio.
Sinceramente espero que não seja mais uma jogada de marketing para o período eleitoral que se aproxima, e sim uma ação efetiva em prol do cidadão petropolitano.
Estamos de olho!

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fiscalização nos onibus e rodoviária do Bingen









Ilmo. Sr. Orlindo Pozzato, Diretor-Presidente da CPTrans.

Continuamos vendo os abusos sendo realizados no transporte coletivo de passageiros.
O veículo denominado "executivo", que cobra uma tarifa muito superior ao serviço comum, é um veículo não preparado para o transporte de passageiros em pé, até por não ter os equipamentos necessários. Os passageiros se seguram nos bancos e porta pacotes, uma freada ou uma curva pode desequilibrar e causar acidentes.
O correto são todos os passageiros sentados e com os serviços extras sendo fornecidos, como ar-condicionado e som ambinte, o que a maioria dos carros não tem, com isso a tarifa não poderia ser superior. Se não oferece um diferencial esta cobrança esta irregular.
Outro fato, a placa de proibido seguir que fica atras da rodoviária do Bingen esta quebraba.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

Caminhão abandonado?







Ilmo. Sr. Orlindo Pozzato, Diretor-Presidente da CPTrans.

Sr. Secretário, na Rua Dr Paulo Hervê, em frente à saída da Rua Henrique Raffard, a cerca de uma semana, um caminhão esta estacionado de forma estranha e irregular.
Primeiro que atrapalha a visão dos motoristas e pedestres, pior ainda para os usuários de transporte coletivo, pois esta quase em frente ao ponto de ônibus forçando o coletivo a parar mais à frente para atrapalhar menos o transito.
Esse caminhão parece que foi abandonado, a placa não é do nosso Município.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

Buraco na Henrique Raffard



Ilmo Sr. Stênio Nery dos Santos, Secretário de Obras.

Gostaria de solicitar a presença da equipe de manutenção viária, na Rua Henrique Raffard esquina com a Travessa Jacob Justen. O pavimento esta afundando, e isso é recorrente, a Prefeitura conserta e na primeira chuva forte o buraco reaparece.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cidadão pede ajuda aos Edis do RJ

Ilmos. Sr(a)s, Vereadores e Deputados Estaduais do Município do Rio de Janeiro.

Venho através deste, convidar V. Exas, a visitarem os cidadãos, seus eleitores, e freqüentadores do Terminal Garagem Menezes Cortes, situado à Rua São José.
Venham acompanhar as agruras dos usuários do transporte coletivo de passageiros que são obrigados a utilizar aquele antro, pagando em alguns casos até R$1,84 como tarifa de utilização.
Um local insuportável, principalmente nessa época de calor, e com vários outros problemas que os administradores desprezam, sendo sua preocupação somente com a arrecadação.
No link http://paulocardozo.blogspot.com/search/label/TGMC pode ser visto alguns dos problemas já apresentados e simplesmente ignorados.
No aguardo de uma ação em prol do cidadão.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Passageiros desceram para que ônibus subisse a ladeira

"O Setranspetro informou que a Viação Esperança não permite que os ônibus circulem sem condições de funcionamento e que, ao saber do problema segunda-feira na linha Elisa Mussel, substituiu o veículo."

O Setranspetro também informa que Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Fada do Dente existem, e estavam no onibus com problemas.
Setranspetro, ridículo esta sendo pouco para essa declaração, petropolitano não é trouxa como voces querem. Façam uma visitinha nesse link e vejam uma parte da besteira que estão falando.
http://paulocardozo.blogspot.com/search/label/Via%C3%A7%C3%A3o%20Esperan%C3%A7a


Passageiros desceram para que ônibus subisse a ladeira

JANAINA DO CARMO
Redação Tribuna

Os moradores do bairro Caxambu passaram por uma situação inusitada na última segunda-feira. O coletivo da Viação Esperança, prefixo 1059, que faz a linha Elisa Mussel, estava circulando durante todo o dia de forma precária. Os passageiros que embarcaram no ônibus de 19h05, saindo do Terminal Rodoviário do Centro em direção ao bairro, tiveram dificuldades para chegar em casa.
De acordo com os passageiros, o veículo, que estava lotado, não conseguiu subir a ladeira da Rua João Caetano. O motorista parou o ônibus no meio da subida e pediu que as pessoas desembarcassem para que o coletivo pudesse continuar o trajeto. Cerca de 30 passageiros desceram do ônibus e andaram cerca de 200 metros até o ponto mais próximo, no início da Rua Bartolomeu Sodré.
Para poder seguir viagem, o motorista deu ré no coletivo por cerca de 400 metros até conseguir pegar embalo e subir tranquilo a ladeira. Toda esta manobra demorou cerca de 10 minutos, porque muitas pessoas se recusavam a deixar a condução. “Isso aconteceu em outros horários também. É uma vergonha, a gente paga passagem cara e tem que andar a pé”, protestou uma passageira.
Crianças, idosos, trabalhadores e mulheres desceram do veículo para que ele pudesse continuar o trajeto. Os passageiros esperam pacientemente pelo coletivo para poder seguir viagem. Segundo populares, a situação ocorreu em outros horários também. De acordo com um passageiro que não quis se identificar, quando estava esperando pelo ônibus no ponto da Bartolomeu Sodré, outro coletivo subiu, da Viação Petro Ita, mas não permitiu que os passageiros embarcassem. “O motorista falou que não era a mesma empresa, por isso não podíamos embarcar”, comentou.
O Setranspetro informou que a Viação Esperança não permite que os ônibus circulem sem condições de funcionamento e que, ao saber do problema segunda-feira na linha Elisa Mussel, substituiu o veículo.

CPTrans fiscaliza ônibus como IPVA em atraso

CPTrans fiscaliza ônibus como IPVA em atraso.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informou que está fazendo um levantamento de quantos ônibus que fazem o transporte coletivo de passageiros em Petrópolis circulam com o IPVA atrasado, mas ainda não sabe de que forma pode punir os infratores. O Sindicato das Empresas de Transporte de Petrópolis (Setranspetro), embora não revele o número, confirma que alguns ônibus realmente circulam sem a documentação em dia.
O artigo 230, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro, aponta infração gravíssima para o motorista que conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado. Além de pagar multa, o veículo deverá ser apreendido. Questionada sobre a fiscalização em relação aos ônibus que circulam com a documentação atrasada, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a CPTrans informou que está realizando um estudo para encontrar uma forma legal de exigir das empresas de ônibus o pagamento do seguro DPVAT e a legalização dos veículos, que é de responsabilidade do Detran. O pagamento do seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, está vinculado ao pagamento do IPVA.
A própria CPTrans, no entanto, garante que os agentes de trânsito foram aprovados em concurso público para fim exclusivo de fiscalização do trânsito, dentro do que dita o artigo 280, parágrafo 4º, do Código de Trânsito Brasileiro. Ou seja, os próprios agentes têm poder de multar os coletivos que circulam com a documentação atrasada.

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Com base no publicado. A CPTrans não tomou as devidas providências porque não quis e o Setranspetro se omitiu porque quis. Se nem a CPTrans nem o Setranspetro cumpriram suas responsabilidades de fiscalizar e vistoriar, exigindo que as empresas estejam em dia com suas obrigações, como o DETRAN pode cumprir suas responsabilidades?
“Os ônibus de Petrópolis estão com documentos atrasados porque não são fiscalizados? Ou não são fiscalizados porque estão com documentos atrasados?”

Decadência!

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

Bolada nas costas



Ilmos. Srs. Responsáveis pela ARTE, Associação de Amigos e Empresários da Rua Teresa

Abram os olhos, como a propaganda é a alma do negócio, tem parceiro de voces querendo jogar a "bola nas costas".
Quem avisa amigo é!!!

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Todos os santos baixam em Petrópolis



O leitor Pedro Cardozo, de Petrópolis, envia uma foto curiosa. "A coisa anda tão feia que já tem pai de santo fazendo propaganda nas cabines telefônicas, ainda sem telefones, no Centro histórico de Petrópolis", conta ele.
Afinal, por enquanto, é só para isso que elas servem...

Para que serve a Companhia Petropolitanda de Transito e Transporte?









Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis e Sr. Orlindo Pozzato, Presidente da CPTrans.

Por causa da matéria publicada na Tribuna de Petrópolis em 09/01/2010, um onibus estar usando placa adulterada, trouxe novamente a tona uma questão.
Para que serve a Companhia Petropolitanda de Transito e Transporte?
A notícia informa que um "onibus" estava com uma placa pertencente a um "automóvel" e que a CPTrans "notou" a irregularidade, e que esta vinha ocorrendo desde 2005. Nesses quatro anos, esse mesmo onibus teria que ter passado pela vistoria da CPTrans, Setranspetro e "Detran" pelo menos "quatro" vezes, ninguém notou a irregularidade? Foi preciso uma denúncia para se descobrir esse crime. Se fosse um cidadão comum esse com certeza já estaria fichado e na cadeia, mas como é uma empresa de onibus tradicional do município!
Também foi publicado que existem vários onibus com o IPVA atrasado e que a CPTrans não pode fazer nada, pode sim, acionem a Polícia e deem o mesmo destino que seria dado a um cidadão comum, depósito até que toda a documentação seja regularizada. Esqueci, são empresas de onibus tradicionais do município!
Também foi publicado que a CPTrans esta fazendo um levantamento da situação dos onibus, desde que conheço a CPTRans, ela nunca terminou esse levantamento. Em anexo mando a relação dos veículos que não estão em conformidade com a LEI MUNICIPAL Nº 6387 de 26 de outubro de 2006. Não precisam levantar já virou domínio público, qualquer cidadão petropolitano tem essa relação, até na Tribuna da Câmara Municipal ela já foi mostrada.
Se um transporte escolar, mesmo estando em perfeito estado de conservação, com todos os impostos e documentos em dia, o proprietário sofre pesada fiscalização, se o carro estiver com idade superior a permitida pela lei a multa é imediata. Como não pertence a uma empresas de onibus tradicional do município!
A CPTrans informou que todas as medidas foram tomadas para não prejudicar os passageiros, que vai cobrar pelo menos o seguro obrigatório, não precisa perder tempo este é pago junto com o IPVA com certeza está na mesma situação.
Deixando veículos circularem em péssimo estado de conservação, com documentação atrasada, sem qualquer tipo de fiscalização ou vistoria, com certeza a CPTrans não quer prejudicar os empresários das tradicionais empresas de onibus do município. Até os selos de vistoria não são mais usados.
Para que serve a Companhia Petropolitanda de Transito e Transporte?
Arrecadar controlando rotativo adaptado?
Arrecadar com Multas?
Arrecadar com pardais?
Arrecadar com integração meia boca?
Arrecadar com 10% (a confirmar) sobre o valor de cada passagem paga?
...?

Para que serve a Companhia Petropolitanda de Transito e Transporte?
Cade o novo plano viário?
Cade os estudos feitos pelos técnicos da COPPE que custaram uma fortuna?
Cade a integração eletrônica completa?
Cade a fiscalização dos transportes coletivos?
...?
Só me resta perguntar. Para que serve a Companhia Petropolitanda de Transito e Transporte?

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão revoltado.
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Faixa de pedestre







Lembram daquelas faixas de pedestres em frente a Praça da Câmara Municipal.
Como não podem haver duas muito próximas, apagaram a que serve para quem se dirige ao Museu Imperial e deixaram a outra, para quem quer ir visitar o Rio Quitandinha.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

Tótens de propaganda



A coisa esta tão feia que já tem pai de santo fazendo propaganda nas cabines telefônicas, ainda sem telefones, do Centro histórico de Petrópolis.
Afinal é só para isso que elas servem.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

Carro 1008

Prezado Miguel,

O carro 1008, executivo, esta sem as borrachas e acabamento do vidro na poltrona 15, isso faz com que ele fique batendo o tempo todo.
Outro detalhe, é um carro da linha executivo, não tem ar-condicionado?

Att.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Novamente BR040 parada.



Ilmo. Sr.

Hoje, Sexta-feira, 08/01/2010, 7:40h. BR040 altura de Caxias, foram necessários 1:30 para percorrer cerca de 7 quilometros. Quanta poluição não foi lançada na atmosfera nesse período?
Outro acidente, infelizmente este teve uma vítima fatal, parou novamente a Rodovia Washington Luiz, cade as vias de escape que foram divulgadas na imprensa nacional em 22/05/2009. Pessoas a pé faziam o percurso mais rápido.
Tarifa de pedágio sendo reajustada todos os anos, os gordos salários das agências reguladoras sendo pagos em dia, e nós os cidadão parados na estrada.

Grotesco.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Qualidade do piso da BR040

Ilmo. Srs.

Sinceramente gostaria de saber qual o critério que a Concer usa para determinar em que trecho da BR040 será feita a recuperação do piso, principalmente na pista de subida da serra entre RJ e Petrópolis. É feita a manutenção de determinados pontos, só que a poucos metros desse local a pista parece estar em condições piores e depois nada é feito. O correto seria a recuperação de toda a via Km por Km ou uma boa asfaltada como fiseram a partir do km 85 seria uma ótima contrapartida para o caríssimo pedágio.
A pouco mais de 30 dias foi realizada a recuperação do km 83 que estava em estado deplorável, só que entre os km 81 e 82 as condições não estão muito melhores.
Entre os Km 92 e 93, tem uma faixa de uns 30 mts, completamente destruída. Existindo incontáveis pontos em todo o percurso onde o piso esta em péssimas condições. Cerca de 70% das curvas para a direita esta com a parte central da pista sem condições de receber tráfego.
Infelizmente o cabide de empregos, desculpe, a agência reguladora, que deveria ser a fiscal do cidadão, nos mesmos moldes de praticamente todas as outras, chegam a ser piores do que as próprias empreiteiras que administram nossas rodovias.

Lamentável e vergonhoso.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

domingo, 3 de janeiro de 2010

O transporte coletivo de passageiros do município de Petrópolis

“O transporte coletivo de passageiros do município de Petrópolis”

Petrópolis nunca foi e não é referência em transporte coletivo de passageiros, este é dominado pelo monopólio de empresas de ônibus que criaram guetos de atuação. Com aval do Prefeito e apadrinhada pela Câmara de Vereadores, em outubro de 2005, implantou-se a tarifa cidadã, onde o cidadão pode circular em todo o município pagando apenas uma passagem, para isso utilizando terminais de integração, à exemplo do utilizado em Curitiba (PR), referência nacional em qualidade no sistema de transporte coletivo.
Infelizmente, interesses excusos ficaram acima do bem estar da população e arbitrariamente implantou-se um sistema que trouxe mais prejuízos e problemas do que benefícios reais. O sistema integrado de transporte do município de Petrópolis beneficiou parcialmente o cidadão que tem um deslocamento maior por residir ou trabalhar mais distante. Em contrapartida, penalizou aquele que tem um deslocamento menor.
Um trabalhador ou estudante, chega a utilizar por dia de seis a oito ônibus, normalmente lotados e com grande tempo de espera. Já o morador que só necessite utilizar o coletivo no meio do percurso, muitas vezes precisa esperar um tempo maior pela chegada do coletivo quando este já não passa lotado.
Antes dessa mudança, vários desses trajetos era realizados utilizando-se apenas um coletivo, o inter-bairros, que ligava por exemplo Morin/Alto da Serra ao Bingen, cobrando-se apenas uma tarifa. Existia lotação? Sim, mas em escala muito menor que atualmente, e com apenas 1/3 do tempo de viagem.
Com ruas estreitas, topografia formada por vales onde todo o fluxo converge para o Centro, é impossível implantar em Petrópolis o mesmo sistema utilizado numa cidade planejada e com ruas largas como Curitiba.
Com a implantação do sistema eletrônico, a integração deveria ter sido total, sendo cobrada apenas uma ida e uma volta do mesmo intinerário, se o passageiro embarcar em qualquer onibus todos os seguintes já identificariam a cobrança inicial, se for uma linha de retorno todo o processo seria refeito, essa seria a verdadeira integração, e não essa safadeza que criaram para obrigar a compra de cartões eletronicos com quantidades absurdas de créditos para não precisar pagar outra tarifa, e restrito as linhas que utilizam os terminais.
Outro fator ridículo. Toda a propaganda em prol da obra de revitalização foi feita em cima da retirada dos onibus do Centro Histórico, sendo a realidade totalmente diferente, todas a linhas se convergem para o Centro, isso aumentou o número de onibus no Centro, sentido Washington Luiz/Praça D.Pedro – Rodoviária, no sentido contrário sómente os onibus com destino ao Quitandinha e Rua Tereza continuam passando. Na linhas intermunicipais não existia essa passagem pelo Centro.
O que falta é boa vontade e uma política séria, voltada para o cidadão não para benefício de meia dúzia de empresários e padrinhos políticos, isso da parte de nossos governantes, da parte do cidadão falta participação e consciência na hora de trocar o voto por promessas e favores.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

sábado, 2 de janeiro de 2010

Globo Serra



O trânsito no Centro de Petrópolis.



TRÂNSITO EM Petrópolis: o prefeito ainda busca soluções.