terça-feira, 1 de novembro de 2005

Resumo dos problemas gerados com a nova rodoviária

Prezados Srs,

A mudança da rodoviária, retirada do Centro de Petrópolis e construída na BR040, não teve a infra-estrutura necessária para entrar em pleno funcionamento, com isso gerou diversos problemas principalmente ao cidadão petropolitano que utiliza ônibus municipais e intermunicipais.
Esses problemas se refletem no aumento da despesa financeira e na perda da qualidade de vida.
Descrevo alguns dos problemas que a nova rodoviária gerou:
- Aumento da despesa devido a necessidade de utilizar o transporte municipal, que em alguns casos não existiam, a passaram a ser mais de um;
- Aumento do tempo de deslocamento até a nova rodoviária, que em muitos casos a grade de horários municipal não atende, sendo necessários desprender um tempo maior no ir e vir, aumentado em até uma hora a mais por dia, perdendo-se com isso a qualidade de vida.
- Falta do acesso direto ao terminal, obrigando o cidadão oriundo do acesso pelo Quitandinha se deslocar cerca de 6km a mais para entrar no mesmo;
- Falta do acesso Bingen-Quitandinha, obrigando o morador dos bairros do Quitandinha, se deslocar até o Centro de Petrópois para então retornar e acessar o
trecho do bairro;
- Só existe uma roleta para acesso as áreas de embarque, tanto municipal como municipal, o que gera longas filas em certos horários;
- Horários dos ônibus municipais, a grade não é suficientes; as empresa oferecem em maior número os carros executivos, com preço de passagem maior; gerando desconforto pois os carros só andam lotados;
- A qualidade dos carros da Viação Esperança é muito baixa, a maioria dos carros tem mais de quatro anos de uso, a frota não foi renovada;
- Não existem terminais de transbordo, obrigando o passageiro a trocar de condução pagando em ambas;
- Não houve redução real da tarifa intermunicipal, só em caráter promocional;
- Houve grande aumento no fluxo de veículo na via principal do Bingen, que é estreita e cheia de curvas, com escolas e hospitais em suas margens;
- O acesso de pedestres ao novo terminal, foi feita através de uma rua estreita e residencial, tirando o conforto dos moradores;
- O som oriundo do terminal, antes eram das máquinas e da obra em si, agora os alto-falentes, alertas de carros em marcha ré, aceleração dos ônibus, incomodando os moradores das redondezas, que antes só tinham os sons da natureza.

Não vou também ser totalmente crítico, soube que para alguns a rodoviária trouxe algum benefício, para quem retorna do RJ também não é mais necessário ficar
esperando um horário para um determinado bairro para subir, pega-se o primeiro que tiver.
Usando essas premissas, eu não visualizo nenhum benefício imediato para o cidadão petropolitano, só para as empresas de ônibus urbanos, que já estão rodando com contrato vencido e sem realização de licitação, cadê o Ministério Público, Câmara, etc.
Foi divulgado que as obras de acesso, transbordos entre outras, devem começar em 2006, até lá o cidadão petropolitano vai ter que arcar com os custos dessa falha, já sofre com todos os tributos e ainda vai pagar pela má administração, cadê o Ministério Público, Câmara, etc.
Infelizmente a imprensa não tem mostrado em 100% os problemas, e dados mais ênfase as propagandas pagas, que exaltam benefícios, nem sempre totalmente verídicos.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

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