segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Sinart - Sugestões e reclamações

Sr Afranio,

Agradeço sua atenção, conforme contato telefonico, estarei divulgando o e-mail da Sinart para o grupo de usuários da Unica-Facil.
Como já deve ser de conhecimento da Sinart, vou relatar alguns dos problemas que encontramos no novo terminal.

1 - Construção inadequada para o tipo de clima de Petrópolis, que é frio e úmido no inverno e com chuvas fortes no verão;
a - Piso de granito polido, altamente perigoso por ser escorregadio quando molhado;
b - Cobertura de fibra que condensa água e gera muitos pingos, que brevemente vão estar sujando quem passar em baixo;
c - Nas chuvas fortes, é muito barulho;
d - Por ser um projeto para áreas quentes, ele é muito arejado, no verão será bom, mas no inverno com a cerração comum em Petrópolis, ele se torna uma geladeira, e tudo fica encharcado;

2 - Embarque intermunicipal;
a - Normalmente só fica uma pessoa recolhendo o comprovante de embarque, que gera filas;
b - Se a passagem é gerada por cupom fiscal, porque o controle não é feito como na antiga rodoviária, na Novo Rio e no Castelo, pelo número de bilhetes vendidos, relatório X.

3 - Embarque municipal;
a - Só existe uma roleta de cobrança.

4 - Diversos;
a - O bebedouro fica escondido, sem sinalização;
b - As placas com o número da plataforma esta mal posicionada;
c - Todas as coberturas de áreas de embarque e desembarque são estreitas e muita altas;
d - As baias de coletivos não foram feitas para um sistema de transbordo rápido, entra e sai, e sim gerando manobras internas.
e - Não existe um painel para divulgação de comunicados (que solicitei ao Sr. por telefone);
f - O estacionamento não é cercado;
g - A segurança é insatisfatória, raramente vemos seguranças circulando e com detectores de metal nos embarques,
h - O embarque de algumas linhas é feita na área de desembarque;
i - O preço da tarifa de utilização é muito alto,
g - O tarifa banheiro é muito alta, e não existe o banheiro grátis que é obrigatório.

Estes são alguns dos problemas que lembro de ter presenciado, com certeza irão aparecer outros.
No balcão de informações, tem uma ficha de pesquisa de opnião, tem dois itens que me deixaram intrigados,
Escolaridade e Renda, porque estes itens numa pesquisa de satisfação? Isso é para saber se podem omitir informações ou aumentar a cobrança?
Espero que estas informações ajudem a Sinart a amenizar o transtorno causado com a instalação da nova rooviária, e com isso melhorar nossa qualidade de vida que vem se extinguindo em uma velocidade impressionante.

Paulo Cardozo
Cidadão - Membro fundador do PAX-Petrópolis
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Prefeitura de Petrópolis tempo de participação e Prefeitura de Petrópolis é bom viver aqui









Prezados Srs,

Mando em anexo 4 fotos, a foto nr3 e nr4 foram tiradas na entrada da Rua Galldino Pimentel por volta das 19:20h do 24/11. As fotos nr6 e nr7 foram tiradas na Rua Henrique Raffard, por volta das 10:00h no dia 27/11.
Nas fotos 3 e 4, podemos ver uma amostra de como ficou a entrada da rua depois da inauguração da nova rodoviária, é a rua de acesso de pedestres, esta rua que era abandonada pelos orgãos públicos agora esta começando a ficar complicdada de transitar, quero ver quando vierem as chuvas de verão, que normalmente inundam esta rua e entopem tudo de lama, será que agora vai haver alguma ação. CPTRans cade os fiscais controlando esses estacionamentos irregulares?
Na fotos 6 e 7, podemos ver que em Petrópolis é tempo de participação, para quem é do poder público ou trabalha para ele, e também "é bom viver aqui" se voce
é do poder público ou trabalha para ele, porque se fosse um cidadão comum, a foto 6 jamais seria tirada sem a CPTrans ter dado uma multa a esse onibus.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sábado, 26 de novembro de 2005

Única recebe Pax hoje e agenda reunião com prefeito

A empresa Única receberá hoje, às 9hs o membro-fundador do Pax- Petrópolis, Paulo Cardozo para a escolha de representantes e
organização de uma pauta para uma reunião a ser realizada com o prefeito de Petrópolis. O grupo já está em negociação com o secretário de Planejamento, Eduardo Áscoli para que esta ocorra o mais breve possível. Ele levará em seu poder um abaixo-assinado contendo mais de 600 assinaturas que tem como objetivo mostrar ao poder público a insatisfação gerada com a mudança da rodoviária, devido ao aumento da despesa com o transporte público e o desgaste com a mudança na rotina de horário de saída e chegada, e com isso cobrar, do poder público, soluções para amenizar esses problemas. Paulo disse que ainda deverá receber mais assinaturas.

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Pauta para a primeira reunião com o Sr. Prefeito

Sr. Secretário

Acredito que nessa primeira reunião devemos abordar com mais ênfase os seguintes temas:

- Aumento do custo;
Com a proibição dos onibus interurbanos recolherem passageiros no caminho, passamos a pagar um ou mais onibus urbanos, nós cidadãos não devemos ter aumento de despesa e
prejuízos com obras públicas.

- Aumento do tempo de viagem;
O tempo terminal Petrópolis X Castelo ou Novo Rio, não mudou, antes que alguém questione, mas o acesso residencia terminal e vice e versa, esta muito maior,
perdemos qualidade de vida.

- Problemas com a infra-estrutura do terminal;
Acesso, retorno Quitandinha, roletas, piso liso, tipo de construção, segurança, etc, esta nos causando desconforto e estamos pagamos por isso.

- Transporte urbanos;
A maioria dos horários não atendem a demanda, ou não tem ou passa lotado, oferta maior de carros com tarifa elevada, os carros continuam a mesmas sucatas, não existe
integração.

Acredito que com essas premissas podemos criar a primeira pauta de reinvidicações para amenizar nossos problemas, estamos, eu o grupo PAX e alguns cidadãos
interessados, fazendo uma lista de sugestões e questionamentos relacionados aos tópicos acima, para serem discutidos entre os participantes.
Acredito que um representante da Sinart, e das empresas Esperança, Petro Ita e Unica, poderiam ajudar com a troca de idéias e informações.
Quanto aos participantes, ainda não temos um número, acredito que semana que vem já teremos uma representação formada.
A Sr. Acredita que com essas informações já teria base para agendar uma data para que a reunião ocorra?

Obrigado.

Paulo Cardozo
Cidadão - Membro fundador do PAX-Petrópolis
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Sempre remediar em vez de prevenir !!!

Caros Srs,

Tenho acompanhado a mídia petropolitana, e vejo que ultimamente, vários representantes de nossa Câmara Municipal tem aparecido com certa frequencia,
apresentando projetos, indicações, até ganhando apoio de algumas associações.
O mais interessante que não me lembro ter visto nenhum deles fazendo um movimento dessa amplitude antes da inauguração da nova rodoviária, e muitos deles fazem
parte da minha lista de e-mails.
Ligação Bingen-Quitandinha, era para ter sido realizada antes de levantar o primeiro tijolo Placas com intinerários, até parece que os onibus passam por tantas ruas assim, a ponto de ser necessário um guia 4 rodas.
Redução do custo, viaduto de acesso, infra-estrutra do terminal, integração, segurança, qualidade dos coletivos, etc, etc, etc, isso eu só vejo a população
pagando e nós do PAX reclamando.
Os sites da internet que devem estar sendo mais visitados pelos petropolitanos deve ser o www.SEVIRA.com.br e o www.DATEUJEITO.com.br.
O PAX já recebeu uma resposta do Sr. Secretário de Planejamento, abrindo um canal de cominucação para o encontro a ser realizado com o Sr. Prefeito, vamos reunir os representantes dos cidadãos que se sentem prejudicados, e apresentar, projetos, indicações, para amenizar os problemas que estamos tendo com a mudança, em breve divulgo a data e mais informações sobre o assunto.

Obrigado.

Paulo Cardozo
Cidadão - Membro fundador do PAX-Petrópolis
"Quem faz Petrópolis somos nós"

OBS: Desculpem a franqueza.

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Re: Convite ao Sr Prefeito e Secretários de Petrópolis

Caros,

Eu pensei fazer um resumo dos tópicos do e-mail que recebi do secretário, mas para não deixar margens a dúvidas e conclusões precipitadas, acredito que deve estar bem claro as solicitações dele, repasso na íntegra para o grupo.
Agora vamos nos organizar e preparar para darmos início as discussões, precisamos inclusive de representantes de outros segmentos além do PAX, vou chamar o comerciante que participou de uma das reuniões do PAX para organizar os comerciantes do Centro e Rua Tereza, tenho um colega comerciante na antiga ERIL, e assim cada um que tiver um representante coloca ele na fita.
Conto com a participação de todos para que possamos ser objetivos e obter exito na solução dos problemas.
O primeiro passo foi dado, agora chegar ao destino vai depender do esforço de cada um de nós.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

terça-feira, 22 de novembro de 2005

A/C Renata Grieco

Prezada Assessora de Comunicação do Detro,

Agradeço imensamente suas respostas, aos questionamentos feitos pelos sofridos moradores de Petrópolis, que hoje amargam uma mudança radical imposta pelo poder público.
Já foi divulgado pela imprensa local, que as empresas de onibus municipais estão operando com contrato vencido, e não foi realizada licitação para uma nova concessão.
Lhe pergunto, o Detro é reponsável por este tipo de fiscalização? Se sim, porque as empresas continuão operando sem problemas?
Algumas linhas urbanas foram eliminadas, alteradas e outras até criadas, esse tipo de processo é de responsabilidade de fiscalização do Detro?
Se as responsabilidades das questões acimas são do Detro, gostaria de saber porque nada foi realizado.
Como já disse as empresas operam normalmente, qual é o orgão responsável por esse tipo de fiscalização?
A frota de uma das empresas, não tem carros suficientes para atender a demanda criada com a inauguração da nova rodoviária, ela colocou carros de outra empresa do grupo para atender a população, louvável, mas os carros não são padrão urbano o que
acredito ser ilegal, qual é o orgão responsável por esse tipo de fiscalização?
Com a alteração do local do terminal rodoviário, houve um aumento de passageiros urbanos, e consequentemente uma maior necessidade de onibus para atender essa demanda, as empresas não ofereceram uma grade de horários suficientes para suprir a nova necessidade, e colocaram astuciosamente uma oferta maior de micro-onibus com um valor de tarifa mais alto, qual é o orgão responsável por esse tipo de fiscalização?

Novamente agradeço.

Paulo Cardozo
Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Colunas - Hildegard Angel.

OS MORADORES de Petrópolis não estão satisfeitos com a nova rodoviária. Quem afirma é Paulo Cardozo, membro fundador do Pax-Petrópolis. Ele reclama de transtornos e de perda da qualidade de vida, com a rodoviária nova. Inclusive está sendo marcada uma audiência pública com as autoridades, tentando achar uma solução imediata, para amenizar o caos em que se tornou, segundo Paulo, a vida dos cidadãos...

http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/colunas/angel/2005/11/21/jorcolanl20051121001.html

Re: Convite ao Sr Prefeito e Secretários de Petrópolis

Srs,

Desculpem a minha falha, no e-mail anterior eu esqueci de mencionar que gostaria que os senhores determinassem uma data e um local para este encontro.
Aguardo um retorno o mais breve possível.

Obrigado.

Paulo Cardozo - (24) 9216-7602
Cidadão - Membro fundador do PAX-Petrópolis
"Quem faz Petrópolis somos nós"

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Nova rodoviária de Petrópolis

Querida Hildegard Angel,

Hoje recebi um e-mail que me deixou muito triste, dizendo que voce publicou em sua coluna que os moradores de Petrópolis estão satisfeitos com a nova rodoviária.
Quem lhe passou essa mensagem é um mentiroso descarado, estamos tendo inúmeros problemas de caráter financeiro e pessoal, perdeu-se a qualidade de vida.
Estamos inclusive marcando uma audiencia pública com os representantes do poder público, tentando achar soluções imediatas, para amenizar o caos em nossas vidas.
Por favor, desfaça esse mal entendido, não queremos que essas mentiras favoreçam quem não merece.

Muito obrigado.

Paulo Cardozo
Cidadão - Membro fundador do PAX-Petrópolis
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Re: Convite ao Sr Prefeito e Secretários de Petrópolis

Sr. Prefeito e Srs. Secretários,

Gostaria que já fosse agendada esta reunião, fixando data e local, não esquecendo que deverá ser preferencialmente em um Sábado.
Com isto poderíamos nos organizar para que seja uma reunião objetiva e organizada.

Obrigado

Paulo Cardozo - (24) 9216-7602
Cidadão - Membro fundador do PAX-Petrópolis
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Usuário pede debate público sobre a nova rodoviária.

A associação de usuários de transportes intermunicipais conhecida como PAX pediu ontem a realização de uma audiência pública com a presença de representantes do governo municipal para discutir os problemas que vêm sendo apontados pela população em relação à nova Rodoviária do Bingen. Segundo Paulo Cardozo, um dos líderes do movimento, o encontro serviria para que o grupo pudesse expor suas reclamações e para que governo e moradores pudessem encontrar soluções para o problema.

O pedido de audiência pública foi feito durante a tarde. "Seria importante um encontro de todos os setores. De usuários de transporte coletivo intermunicipal, coletivos municipais, moradores e comerciantes. Reconhecemos a importância da nova rodoviária e não
questionamos isso, mas sabemos que há falhas graves na infra-estrutura criada ao redor dela. Eu mesmo, que moro na Rua Henrique
Raffard, quase faço uma viagem para chegar ao Centro. Minha viagem, que durava de 15 a 20 minutos, hoje dura uma hora", reclama.

Segundo o secretário de Planejamento, Eduardo Áscoli, todo o governo vê com satisfação a iniciativa do grupo PAX de retomar o diálogo. "Sempre estivemos abertos ao diálogo. Temos ciência de que muitos ajustes ainda são necessários até que a Rodoviária do Bingen
atenda de forma plena aos usuários, e temos discutido a questão com diferentes setores. Já estivemos inclusive com o grupo PAX. Vamos recebê-los sempre que pudermos dialogar de forma respeitosa", garantiu..

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Trezentos usuários pedem mudanças na rodoviária.

O PAX (associação de usuários de transportes intermunicipais) está promovendo um abaixo-assinado pedindo mudanças na operação da rodoviária do Bingen. Mais de 300 assinaturas de usuários do novo terminal, insatisfeitos com a estrutura no transporte no município,
já foram colhidas.

Os usuários reclamam da suplementação de horários dos coletivos, mudanças nos trajetos dos ônibus urbanos e até da estrutura da nova rodoviária, que, segundo eles, não atende a população de forma eficaz. O aumento do custo no transporte de quem precisa diariamente se dirigir até o Bingen para pegar um coletivo em direção ao Rio também vem sendo criticado pelo grupo, que quer que os ônibus intermunicipais continuem recolhendo passageiros no centro da cidade pelo menos até às 9h.

Insatisfeitos, os usuários da nova rodoviária estão promovendo um abaixo-assinado para ser entregue diretamente ao prefeito Rubens
Bomtempo. Segundo Paulo Cardoso, integrante do PAX, os usuários esperam que a administração pública tome providências, oferecendo melhor infra-estrutura. "A empresa de transporte que faz o acessoà rodoviária não têm condições de sustentar essa mudança", disse Paulo. A coleta de assinatura deve acontecer até sábado. O PAX pode ser acessado pelo e-mail: pax-petropolis@yahoogrupos.com.br.

Convite ao Sr Prefeito e Secretários de Petrópolis

Sr. Rubens Bomtempo - Prefeito, Sr. Eduardo Ascoli - Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Sr. Jurair Corrêa Diretor-Presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, Sr. Aldir Cony - Secretário de obras.

Prezados Srs,

Venho através deste e-mail, solicitar ao poder público atuante, que conceda aos usuários de transporte coletivo intermunicipais, coletivos municipais, moradores, comerciantes, ao cidadão em geral, uma AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Essa solicitação tem como objetivo apresentar os diversos problemas que a nova rodoviária vem causando a população de Petrópolis, com isso buscar soluções imediatas para esses problemas.
Com base no slogan desse governo, "Um governo de participação", aguardo um pronunciamento de Vssa Sras a respeito dessa solicitação, espero ser atendido o
mais breve possível e conto com o apoio e a participação de todos.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - (24)9216-7602
Cidadão - Membro-fundador do PAX-Petrópolis

"Quem faz Petrópolis somos nós"

OBS: Que esta reunião seja marcada para um fim de semana, visando facilitar a participação de quem trabalha fora da cidade.

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Viação Esperança - Péssima atuação em Petrópolis

Prezados Srs,

Venho NOVAMENTE como usuário de onibus urbanos e intermunicipais, questionar as ações que foram tomadas com a mudança para a nova rodoviária.
A Viação Esperança, com 60 anos em Petrópolis, era muito superior as outras, perdia só para a Autobus na qualidade dos carros, agora é vergonhosa sua atuação, não me interessa qual a razão, se não tem condições de manter a concessão que passe a bola.
Com a mudança foram retirados, ou alterados vários horários que serviam a região do Bingen, isso gerou incontáveis problemas para os moradores e para quem se dirige para aquela região.
Moradores que tem como destino o Centro da cidade, em muitos casos teve um aumento de 30 minutos, fora o desconforto da baldeação, sair de um ônibus em que estava sentado e entrar em um lotado, viajar em pé, o que antes não ocorria com freqüência, pegar pelo caminho é ainda pior.
Para piorar a qualidade do atendimento, colocou uma quantidade maior de carros tipo “executivo”, micro ônibus igual a outro qualquer, cobrando uma tarifa
maior, não permitindo fazer a integração, que existe somente na nova rodoviária, se um passageiro pegar o executivo, não pode tomar outro ônibus sem ter que pagar mais uma tarifa.
Já foi amplamente divulgado pela imprensa local, que a mesma esta circulando ilegalmente, pois já passou o prazo da concessão e não houve licitação.
O número de reclamações é um absurdo de grande, a mesma só responde que esta tomando todas as devidas providencias, mas resultado nenhum.
Infelizmente essa nova rodoviária só esta beneficiando esta empresa.
Será que os órgão estaduais e federais, porque os municipais estão cegos, surdos e mudos para os problemas que estão acontecendo, só irão enxergar o que esta ocorrendo em Petrópolis quando alguns moradores fizeram igual aos franceses, quebrarem tudo.

Paulo Cardozo
“Quem faz Petrópolis somos nós”

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Invasões e desmatamento na estrada velha da estrela

Prezados Srs,

Sábado 05/11/05 não pude participar da caminhada pela antiga via férrea d Petrópolis, provávelmente teria recolhido muito material para confirmar esta denúncia.
Ao comentar com um conhecido, morador do local, sobre a reativação do trem, ele expos diversos problemas que estão ocorrendo naquela área, na antiga linha férrea e
adjacencias.
- Desmatamento desordenado para ocupação irregular;
- Destruição da Mata Atlantica, fauna, flora e mananciais;
- Material de construção sendo doado (não posso afirmar a veracidade) por um orgão público.
- Terrenos invadidos com placa de registro do INCRA.
Foi citado um exemplo do dono de um terreno que abriu um bar e no terreno tem a placa do INCRA, inclusive com número de registro.
Outros terrenos sendo demarcados e desmatados sem a menor preocupação, pois não há fiscalização.
Srs, solicito um ação imediata para apurar esses fatos e dar o encaminhamento necessário, se for verídico é uma denúncia que considero gravíssima, inclusive
gostaria de um retorno dos orgãos envolvidos para um acompanhamento.

Att.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Novamente a novela - O bom tempo da esperança !!

Prezados,

A prefeitura se aproveita de uma decisão judicial, para não prejudicar o faturamento da falida empresa de onibus, a Viação Esperança, que a 60 anos explora o transporte coletivo da região do Bingen, esta com contrato vencido e rodando sem licitação.
O precurso até e o Centro a duas semanas, era de no máximo 25 minutos, hoje não é feito em menos de 35, os carros só andam lotados, quem pega pelo caminho nunca
consegue lugar para sentar, alteram ao bel prazer os horários e intinerário, fazendo o famoso ajuste, e na maioria porque a população quebrou o pau.
A obra com praticamente quinze dias de vida, já esta sofrendo manutenção e pesada.
O problema não é a prefeitura ter mudado a rodoviária de lugar, é te-lo feito sem a menor preocupação se haveria algum prejuízo para a população, usam o terminal de Correas-Itaipava como exemplo, mas lá não houve prejuízo para a população, só probelmas com adaptação ao novo esquema, mas ainda assim existem reclamações, só que reclamar em Petrópolis não adianta.
O pedido para que os carros da Unica recolham os passageiros pelo caminho, é para amortizar o custo com a mudança até que se todos as pendencias para o pleno
funcionamento da nova rodoviária, estejam solucionadas, um aumento de custo que foi imposto ao cidadão sem o menor constrangimento, do tipo ditador, eu decido paguem e pronto.
Conforme saiu no Diário de Petrópolis, no dia 06/11/05, "É falsa a impressão de que a Prefeitura está com problemas de caixa. Acaba de ser assinado contrato com o Instituto de Tecnologia e Arte, que vai receber R$ 2,5 milhões por "serviços técnicos
especializados" ao município, na área do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).", esse dinheiro todo para pagar artista tem, mas R$900.000,00 para reduzir uma parte do problema do acesso a rodoviária não tem.
Todo o processo visa beneficiar os empresários de onibus de Petrópolis, um exemplo escancardo disso, colocaram um onibus direto da rodoviária para a Rua Tereza, por que os comerciantes da Rua Tereza sentiram receosos com a mudança, e já causou polemica com o polo de moda do Bingen, esse onibus não entra no transbordo urbano, então não pode ser utilizado pelo morador de Petrópolis que deseja fazer compras ou
trabalha na Rua Tereza, sem ter que desembolsar mais de uma passagem.
Os comerciantes do Centro, já mostram sinais de decepção e preocupação, o dono da loja de doces e biscoito da antiga rodoviária contou que teve uma redução na faixa de 50% na clientela, e já estão perguntando o que vai ser do comércio do Centro quando começarem as obras de reativação do centro histórico, como vão ficar os carros de entrega de mercadorias.
Retiraram os onibus mas colocaram estacionamentos, trocaram seis por meia dúzia.
Infelizmente nós cidadãos estamos vivendo um mau tempo, espero que passe logo essa tempestade que foi criada, não quero ser protagonista do próximo capítulo da novela "O bom tempo da esperança".

Paulo Cardozo - PAX-Petrópolis
"Quem faz Petrópolis somos nós"

domingo, 6 de novembro de 2005

Tribuna de Petrópolis - 06/11/05 - página 2





















Prezado Sr Gilmar
(Mestre em Engenharia de Transporte e Assessor de
Planejamento da Prefeitura)

Muito bonito o artigo publicado na Tribuna de Petrópolis, no dia 06/11/05 pag. 2, isto mostra que a cartilha não ficou na gaveta, o estatuto das cidades e a LOM estão servindo para alguma coisa.
Quando o Sr cita que o crescimento desordenado, ocupação do solo, mudança nas condições de transito, que são raras as cidades que desenvolvem projetos para
priorizar o transporte coletivo, deve ser porque os governos municipais dessas cidades, não são omissos e coniventes com invasões e outras coisas que vemos no dia a dia, não incentivam o uso do transporte particular, e tem a participação do cidadão na sua gestão, coisa que eu realmente desconheço em nossa cidade.
Parece que os erros ocorridos na implantação do sistema de integração Correas e Itaipava não serviram de exemplo, para evitar os que estão ocorrendo com a nova rodoviária.
Até a parte que o Sr. Cita sobre o patrimonio histórico até da para aceitar, mas dali em diante, me desculpe a sinceridade, ta mais para discurso de político que quer ganhar voto dos distritos.
A melhoria significativa do transito no Centro, só vejo isso nas matérias pagas dos jornais, porque com quem passa por lá não diz isso, se reduzir 1 min para atravesar a Rua do Imperador é melhora, então talvez tenha melhorado.
A duas semanas atras, antes da inauguração desta bendita rodoviária, eu levava no máximo, vou repetir no máximo, 1:30h para ir da Capela até o Quarteirão Brasileiro, com a nova rodoviária eu tenho levado entre 2:00h ou 2:30h, e ainda continuo pagando duas passagens, se isto é integração, melhora do sistema de transporte, era melhor ter deixado como estava, e no sentido inverso não houve mudanças.
Uma falha inaceitável que o sr. cometeu foi afirmar que o "poder público esta atento para IDENTIFICAR problemas, e tomar medidas CORRETIVAS em tempo hábil, OUVINDO as comunidades envolvidas e procurando solucionar suas demandas", antes da primeira tentativa de inauguração já haviam sido expostos vários problemas que iriam surgir, adiantou expor? O poder público escutou? E até agora não identificaram nenhum problema?
Um governo que trabalha com medidas CORRETIVAS, acredito que não pode ser considerado um bom governo. O Sr como "Mestre" em Engenharia de Transporte e
Assessor de Planejamento da Prefeitura, deveria ser o mais indicado para saber que sem as obras do acesso a rodoviária, o retorno Bingen-Quitandinha, as estações de integração, a renovação da frota da Viação Esperança, e vários outros detalhes que não sou eu quem deveria saber, essa rodoviária nunca deveria ter saído o papel.
Todas as obras públicas deveriam ser em prol do cidadão, eleitor e pagador de impostos, e não para beneficiar empresários de empresas de transportes coletivos, contrutoras, e administradoes de terminais rodoviários.

Att.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

OBS: Em anexo mando algumas fotos do novo terminal, que não completou 15 dias e já tem várias obras. E a situação de um coletivo, o morador não pode saltar no caminho, teve que ir até o terminal para então voltar para casa.
1 - Estão demolindo a guarita na área de embarque e desembarque urbano.
2 - A neblina, e um moderníssimo onibus da viação esperança que ameaçou pifar na entrada do terminal.
3 - O projeto de baias já mostrou seu resultado, a grade já sentiu isso.
4,5,6 - O pátio já tem vário pontos de afundamento, como também nas baias de onibus urbanos.
17 - O onibus comum para no ponto de executivo e depois no ponto normal a 10 metros á frente.
18,19,20 - Novo cotidiano do cidadão, carros velhos e lotados.

Rua Henrique Raffard, depois que o furacão CEG passou por ela...









Prezado Sr Secretário de Obras,

Venho novamente solicitar a atenção desta secretária para o estrago que a CEG fez na Rua Henrique Raffard, na verdade ela fez em toda a cidade.
Como esta secretária é a única que até o momento, tem solucionado e até bem rápido os problemas da nossa cidade, acredito que ainda não tomou providencias na Rua Henrique Raffard devido a outros problemas maiores, por exemplo a nova rodoviária.
Mando em anexo algumas fotos de como ficou a rua depois que o furacão CEG passou na rua, ela estava tão bem antes disso.
Como pode ser visto na foto 15, além de jogar o entulho na beira da rua, ainda deixaram o plastico amarelo tradicional de obras de CEG.
Por favor sr. secretário, veja a possibilidade de dar uma atenção a esta rua, vamos entrar no período de chuvas e os bueiros já estão cheios de terra.

Att.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Usuários de ônibus da Unica entregam abaixo-assinado no dia 21 ao prefeito.



NOVA RODOVIÁRIA

Usuários de ônibus da Única entregam abaixo-assinado no dia 21 ao prefeito

Os problemas ocasionados com a inauguração do novo terminal rodoviário da cidade continuam sendo alvo de intensas discussões. Na
manhã de ontem, integrantes do Pax, mais uma vez, se reuniram no auditório da Viação Unica. Desta vez o objetivo do encontro era
definir o modo de atuação do grupo para a divulgação dos problemas além da coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que está sendo feito para mostrar a insatisfação dos usuários.

Segundo Paulo Cardozo, fundador do PAX, até agora já foram colhidas cerca de 500 assinaturas. O abaixo-assinado estará correndo
provavelmente até o próximo dia 21, quando o documento deverá ser entregue ao prefeito Rubens Bomtempo, durante uma reunião que ainda deverá ser agendada.

Integrantes do grupo ressaltam que reivindicam apenas que seja mantida a solução encontrada pela PMP anteriormente quando, até às
9h da manhã, os coletivos saiam da garagem da empresa, na Rua Padre Siqueira, fazendo o itinerário antigo, como funcionava antes da
inauguração do novo terminal rodoviário. "Outro problema é a volta para a cidade. É necessário que sejam implantados alguns horários
via Quitandinha, dessa forma nossos prejuízos seriam reduzidos", explica o grupo, lembrando que desde a inauguração do novo terminal
as despesas aumentaram já que agora, na maioria dos casos, o usuário é obrigado a usar mais um ônibus urbano para conseguir chegarà rodoviária. Além disso, integrantes do PAX ressaltam ainda que o desgaste físico também aumentou devido à mudança de rotina dos horários.

O engenheiro Luiz Assumpção, representante das empresas de transporte, também participou da reunião e respondeu algumas
perguntas dos usuários. "O objetivo das empresas é atender melhor os anseios dos nossos clientes, que são os usuários", diz Luiz
Assumpção.

O PAX Petrópolis é um grupo de passageiros que se uniu com o objetivo de conquistar da Unica/Facil, um serviço de qualidade. Para
se associar gratuitamente, basta enviar um e-mail para pax- petropolis-subscribe@yahoogrupos.com.br.

CPTrans - Dois anos reclamando da mesma coisa





Prezados Srs,

Fazem pelo menos dois anos que venho solicitando a secretaria de transporte de Petrópolis, uma providencia para a entrada do Bingen, no final da Rua Paulo Herve.
Mando em anexo fotos tiradas hoje 05/11 por volta das 13:30h.
A foto 10 mostra o lado da pista em frente ao shopping Badia, a primeira placa é de proibido parar e estacionar, as seguintes são, estacionamente permitido a coletivos de turismo com dias da semana e horários específicos, por acaso hoje é sábado já existe abuso, nos outros dias da semana não é diferente.
A foto 11 é do lado do serra verde, deste lado é ainda pior, nunca respeitaram a sinalização em nenhum dia da semana, nem com os fiscais da CPTrans.
Devido a este total descaso, eu só posso vir a acreditar nos boatos que rolam sobre esta secretária, que não passa de uma industria irregular de multas e desorganizadora de transito.
Uma coisa simples, já que gostam de multar, olha quantas não seriam conseguidas por dia nesse local.
O comerciante petropolitano gosta de ver tumulto na rua e calçadas em frente as lojas, deve ser para se iludir que tem muito cliente, mas nós moradores de
Petrópolis queremos paz e sossego em nossos bairros, e isso só é possível com um trabalho eficiente dos públicos.
Por favor, pela ..., perdi a conta de quantas vezes já fiz esta reclamação, tomem uma providencia já estou começando a implorar, estou cansado de ver meu imposto
sendo jogado fora.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Código de posturas de Petrópolis







Prezado Sr. Secretário,

Hoje 05/11/05, estão fazendo exatos 36 dias que eu comuniquei sobre o abuso que esta sendo realizado na entrada da Rua Galdino Pimentel no Bingen.
Esta sendo construido um grupo de lojas, e a empresa deixou as pedras do calçamento jogadas na calçada, as pessoas são obrigadas a andar na rua e se quiserem usar o telefone público precisam subir nas pedras, como pode ser visto nas fotos 8 e 9, outras que já enviei.
Não entendo porque nada foi feito, ou não querem fazer?
Digo isto porque a menos de 15 dias, os fiscais colocaram o plastico preto com o adesivo de propaganda irregular no posto de gasolina que fica a menos de 200 metros desse local.
Esse é ponto de entrada e saída de pedestres, no polo de moda do Bingen, conforme foi divulgado pelo responsável pela Sinart, falo isto porque se for em pró dos moradores não teríamos muito a agregar.
Aproveitando, a foto 7 mostra que a rua também esta precisando de uma melhorada, já que infelizmente passou a ser passagem de pedestres para a nova rodoviária.
Por favor gostaria que fosse tomada alguma providencia para acabar co esse abuso e falta de respeito para com o morador deste local.

Att.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sábado, 5 de novembro de 2005

Mais um capítulo da novela

Numa união quase impensável, o grupo de usuários de ônibus intermunicipais de Petrópolis (Pax) — criado em 2003 para lutar contra o monopólio da Única/Fácil — recorreu à empresa para, juntos, tentar resolver problemas gerados com a instalação da nova rodoviária de Petrópolis, a Governador Leonel Brizola, no Bingen.

Em reunião no último sábado, dia 29, o Pax, com o apoio da Única- Fácil, começou a passar um abaixo-assinado entre os usuários. O
objetivo é pedir à prefeitura autorização para que os ônibus que saem da garagem, no Centro da cidade, das 4h30m às 9h, possam pegar os passageiros no caminho até a rodoviária. No próximo dia 21, o grupo entregará o documento na prefeitura.

A autorização foi suspensa no dia da inauguração da rodoviária por um advogado, alegando que a medida feria o princípio da isonomia.

— Nós sempre estivemos de lado opostos, mas recorremos à Única para unir forças e achar melhores soluções para todos. Não somos contra a nova rodoviária, mas contra a estrutura que foi montada — destaca o engenheiro Cláudio Reis, membro do Pax.

O gerente de operações da Única-Fácil, Luiz Assunção, diz que a empresa respeita as decisões da prefeitura, mas que vai apoiar seus
usuários:

— Levamos as reclamações para a prefeitura. E gostaríamos que fosse reavaliada a possibilidade de os ônibus saírem da garagem e pegarem os passageiros no caminho.

A prefeitura de Petrópolis, entretanto, ressalta que, em relaçãoà Única-Fácil embarcar passageiros, entre 4h30m e 9h, na Galeria Gelli,
continua prevalecendo a decisão judicial, ou seja, que o princípio igualitário deve ser para todos, sem privilegiar um horário ou um
grupo de pessoas.

Preço alto da passagem ainda gera discórdia

O funcionamento da nova rodoviária e o aumento do preço da passagem geraram polêmica. Muitos usuários reclamam que a distância, mais perto do Rio, diminuiu, mas que a tarifa aumentou.

O analista de sistemas Guilherme Monastério morava a três quilômetros da antiga rodoviária e, hoje, está a 12. Ele passou a acordar às
4h30m a fim de conseguir pegar o ônibus no horário e não se atrasar para o trabalho no Rio:

— Sou obrigado a me levantar meia hora mais cedo para me deslocar até a rodoviária e chego em casa quase uma hora mais tarde, conforme horário do ônibus intermunicipal. Além disso, a taxa de embarque aumentou de R$ 1,14 para R$ 1,45. O tempo de viagem diminuiu, mas a passagem só sofreu redução de preço proporcional.

De acordo com o gerente de operações da Única-Fácil, Luiz Assunção, o preço promocional não tem data para acabar:

— Alteramos o preço das passagens para ajudar neste período de transição. Para nós, na verdade, não houve uma mudança grande em
relação à quilometragem.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico já enviou as informações para o Detro/RJ,
que estabelece os preços das passagens, para que seja recalculado o valor tarifário.

O usuário Jefferson Pinto Pimentel destaca que o problema maior está no processo de mudança da rodoviária feito pela prefeitura:

— Parece que as autoridades desconhecem as características do mercado de trabalho local, onde inexistem empregos para a mão-de-obra especializada, o que obriga boa parte dos trabalhadores a se deslocar para o Rio e a Baixada Fluminense. Graças às medidas tomadas, os usuários das linhas intermunicipais terão elevação nos gastos com transporte e prejuízo na qualidade de vida, já que vão perder mais tempo nos seus deslocamentos.

— A rodoviária não teve a infra-estrutura necessária para ser inaugurada — Paulo Cardozo, Morador do Bingen.

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Reunião do grupo PAX

Srs,

Amanhã as 9:00h estaremos realizando uma reunião do grupo PAX (Grupo dos Usuários de Ônibus Intermunicipais da Cidade de Petrópolis para o Rio de Janeiro e vice versa), no auditório da Unica, Rua Padre Siqueira.
Pretendemos definir o modo de atuação do grupo para a divulgação dos problemas relacionados a nova rodoviária, e a coleta de assinaturas para mostrar a insatisfação gerada.
A notícia veiculada hoje 04/11 no Diário de Petrópolis, "Motorista da empresa que faz a ligação Centro-Rodoviária diz que, para compensar a insuficiência da frota, os coletivos passaram a trafegar em velocidade mais elevada, para poder cumprir os horários. As ruas do itinerário ficaram mais perigosos para o restante dos mortais.", é mais do que uma amostra da total falta de infra-estrutura que existe neste emprendimento totalmente duvidoso.
Isso eu já havia divulgado antes da primeira tentativa de inauguração da nova rodoviária, vão esperar acontecer um acidente grava para então se mobilizarem.

Paulo Cardozo - PAX-Petrópolis
"Quem faz Petrópolis somos nós"

terça-feira, 1 de novembro de 2005

Resumo dos problemas gerados com a nova rodoviária

Prezados Srs,

A mudança da rodoviária, retirada do Centro de Petrópolis e construída na BR040, não teve a infra-estrutura necessária para entrar em pleno funcionamento, com isso gerou diversos problemas principalmente ao cidadão petropolitano que utiliza ônibus municipais e intermunicipais.
Esses problemas se refletem no aumento da despesa financeira e na perda da qualidade de vida.
Descrevo alguns dos problemas que a nova rodoviária gerou:
- Aumento da despesa devido a necessidade de utilizar o transporte municipal, que em alguns casos não existiam, a passaram a ser mais de um;
- Aumento do tempo de deslocamento até a nova rodoviária, que em muitos casos a grade de horários municipal não atende, sendo necessários desprender um tempo maior no ir e vir, aumentado em até uma hora a mais por dia, perdendo-se com isso a qualidade de vida.
- Falta do acesso direto ao terminal, obrigando o cidadão oriundo do acesso pelo Quitandinha se deslocar cerca de 6km a mais para entrar no mesmo;
- Falta do acesso Bingen-Quitandinha, obrigando o morador dos bairros do Quitandinha, se deslocar até o Centro de Petrópois para então retornar e acessar o
trecho do bairro;
- Só existe uma roleta para acesso as áreas de embarque, tanto municipal como municipal, o que gera longas filas em certos horários;
- Horários dos ônibus municipais, a grade não é suficientes; as empresa oferecem em maior número os carros executivos, com preço de passagem maior; gerando desconforto pois os carros só andam lotados;
- A qualidade dos carros da Viação Esperança é muito baixa, a maioria dos carros tem mais de quatro anos de uso, a frota não foi renovada;
- Não existem terminais de transbordo, obrigando o passageiro a trocar de condução pagando em ambas;
- Não houve redução real da tarifa intermunicipal, só em caráter promocional;
- Houve grande aumento no fluxo de veículo na via principal do Bingen, que é estreita e cheia de curvas, com escolas e hospitais em suas margens;
- O acesso de pedestres ao novo terminal, foi feita através de uma rua estreita e residencial, tirando o conforto dos moradores;
- O som oriundo do terminal, antes eram das máquinas e da obra em si, agora os alto-falentes, alertas de carros em marcha ré, aceleração dos ônibus, incomodando os moradores das redondezas, que antes só tinham os sons da natureza.

Não vou também ser totalmente crítico, soube que para alguns a rodoviária trouxe algum benefício, para quem retorna do RJ também não é mais necessário ficar
esperando um horário para um determinado bairro para subir, pega-se o primeiro que tiver.
Usando essas premissas, eu não visualizo nenhum benefício imediato para o cidadão petropolitano, só para as empresas de ônibus urbanos, que já estão rodando com contrato vencido e sem realização de licitação, cadê o Ministério Público, Câmara, etc.
Foi divulgado que as obras de acesso, transbordos entre outras, devem começar em 2006, até lá o cidadão petropolitano vai ter que arcar com os custos dessa falha, já sofre com todos os tributos e ainda vai pagar pela má administração, cadê o Ministério Público, Câmara, etc.
Infelizmente a imprensa não tem mostrado em 100% os problemas, e dados mais ênfase as propagandas pagas, que exaltam benefícios, nem sempre totalmente verídicos.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"