sábado, 18 de abril de 2009

Uma luta constante por melhorias e pela participação da sociedade



O Globo - Serra - 18-19 de Abril de 2009. Júlia Motta

“Quem faz Petrópolis somos nós.” Com esta frase na assinatura dos emails que envia, o carioca Paulo Cardozo, de 45 anos, é um dos moradores mais atuantes de Petrópolis. Leitor assíduo do GLOBO-Serra, é quem registra o maior número de contribuições para a seção Eu-repórter, pedindo por melhorias na cidade onde vive há 38 anos. E, por isso, foi o escolhido para representar a Serra no aniversário do Bairros.com.

Sua relação com Petrópolis começou aos 7 anos, quando o pai se mudou para a Cidade Imperial em busca de emprego na área têxtil, já que o município era a grande referência na área.

— Os tempos estavam difíceis e meu pai resolveu se mudar para cá com a família toda em busca de qualidade de vida.

Qualidade de vida, por sinal, é o principal atrativo para que o técnico em informática continue a viver com a família — a mulher, com quem é casado há 24 anos, e os dois filhos, Thiago, de 22 anos, e Juliana, de 8 — em Petrópolis: — O sossego, a paz, não ter tanta violência e as temperaturas mais amenas também me fazem gostar mais de viver aqui. A qualidade de vida é insubstituível.

Há nove anos, Cardozo faz diariamente o trajeto Petrópolis-Rio. Em 2003, juntou-se a outros moradores para lutar por melhorias no transporte.

— Formamos um grupo, o Pax-Petrópolis, para buscar a melhoria do serviço e conseguimos várias vitórias — cont a . — B i m e s t r a l mente participamos de uma reunião com a empresa.

Se a tranquilidade é um ponto alto de Petrópolis, a ausência de programas culturais de qualidade é uma das carências.

— O custo de vida aqui é alto — dispara. — A população precisa participar mais. As pessoas têm que aprender a lutar por melhorias. A cidade cresceu desordenadamente.

Falta esgoto e um sistema de transporte urbano mais estruturado. Não podemos nos acomodar.

“As pessoas têm que aprender a lutar por melhorias. Não podemos nos acomodar” PAULO CARDOZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário