sábado, 26 de fevereiro de 2011

Depósito de gás do Bingen





Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis.

A pouco mais de um ano, houve uma grande discussão sobre a instalação de um depósito de gás no Bingen, exatamente no meio de uma área residencial e próximo a uma escola. O proprietário alegou ter todas as autorizações. Inclusive colocaram uma faixa dizendo que gás legal só em revenda legal. Não cabe a mim questionar como elas foram obtidas, fato é que o depósito foi instalado
Removeu-se as revendas de gás dos postos de gasolina, que na minha opinião, era a solução mais acertada, pois eles já trabalham com inflamáveis, e colocaram carros circulando todos os dias em vários horários.
A questão é! Na residência ao lado do depósito existe uma churrasqueira. Se o dono do imóvel fizer um churrasco com os amigos, uma brasa levada pelo ar, atingir um botijão que estiver vazando, lógico que poderemos ter fogo, se não for imediatamente controlada, a chama irá aquecer os demais botijões transformando-os em bombas. De quem será a culpa se ocorrer uma catástrofe? Do morador que não vai ter nada a ver com o problema, ou de quem concedeu a autorização sem avaliar as condições.

Atenciosamente.

Paulo Cardozo - Cidadão
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Um comentário:

  1. Paulo estava pesquisando para meu projeto e vi a sua reclamação por acaso e como não te responderam vou tentar te passar um pouco que sei, pois faço curso técnico em logística e no Senac temos que montar um negócio e como a empresa de meu projeto é justamente de revenda de gás vou te dizer : primeiro o botijão não vira uma bomba como disse ao se aquecer o sistema dele faz com que resfrie o cilindro, fato esse que deve ter comprovado alguma vez na vida ,vendo ele perto do fogão alguma vez e suando, outra coisa se o botijão pegar fogo existe tempo suficiente para apagar, pois a chama com a pressão do gás fica bem acima do cilindro e faz com que tenha um espaço da chama para o cilindro e o gás fica alimentando embaixo, e um simples pano molhado cortando a fonte que que alimenta, faz com que se elimine a chama. E pela norma da ANP o lote de botijões de tipo classe 4 deve manter distância de 45m de local onde haja aglomeração acima de 200 pessoas ,mas veja bem o lote que deve ficar a essa distância e não o depósito, pela foto que parece que tirou ele parece no máximo classe 3, o classe 4 é de ate 960 cilindros de 13k. Se houver parede anti-chama ainda reduz a distância mínima de segurança pela metade. E quanto aos postos de gasolina tb com uma distância m´nima de segurança de segurança pode ter lote classe I ou II daquele que fica na gaiola se tiver a uma distãncia mínima de 1,5m classee I e de 3 metros classe II das bombas de combustíveis.

    ResponderExcluir