sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Dúvidas



Prezado Sr Prefeito e Secretário,

Usando os e-mails que trocamos e algumas informações da mídia, montei um pequeno esquema, que envio em anexo, de como estou enxergando o sistema dos onibus
urbanos pós rodoviária.
Gostaria de obter uma explicação mais detalhada sobre esses intinerários, pois em alguns casos vejo que a mudança não será nada agradável para os moradores de alguns bairros principalmente do Bingen.
Sr. Secretário, a linha em amarelo foi o que já vi em outras cidades, e é o mesmo esquema usado hoje pela linha 700, uma conexão entre todos os transbordos do tronco principal, acho que iria reduzir mais alguns onibus e atender muito melhor a população, fica aqui minha sugestão para análise de sua equipe.
Eliminando os moradores que moram no tronco do Bingen, esses já são naturalmente privilegiados, vamos nos fixar nos moradores que para chegar a esse tronco precisam pegar uma condução.
1 - Pelo que vejo, quem mora no Bingen terá de ir até o novo terminal para ir ao Centro, excluindo Vila Militar, o outro bairro fiquei na dúvida, pois o Sr.
citou o Bairro Castrioto e o Campo de Serrano no último e-mail, e também não entendi porque esse privilégio para esses bairros, por exemplo um aluno que mora no Moinho Preto e pega as 7:00h numa escola no Centro, hoje sai as 6:30h de casa, vai ter que
passar a sair por volta das 5:45h para chegar as 7:00h na escola isso contando com todos os horários sincronizados, isso seria uma mudança inviável mesmo que fosse por alguns dias, para quem trabalha fora do Bingen, Distritos ou Quitandinha, a coisa ainda vai ficaria pior. Isso vale praticamente para todos os bairros.
2 - Para o pessoal do Quitandinha, Alto da Serra, Morin, Cascatinha etc, a mudança só será complicada para quem trabalha em bairros do Bingen, a Sola por exemplo, visto que só vai mudar as linhas para arodoviária e bairros do Bingen, .
3 - Para o pessoal que vem da área do Retiro haverá o aumento de mais dois onibus para que for para a Rodoviária, o que seria eliminado com a linha que a apresentei como sugestão, e quem vem de Correas também seria beneficiado, para Itaipava só seria interessante para quem pretende ficar no caminho, pois não precisaria trocar de onibus.
Gostaria que essas dúvidas fossem elucidadas, e minha sugestão analisada, pois tenho parentes que serão prejudicados se este sistema for implantado como eu imagino, e acredito não ser de interesse desse governo.

Novamente agradeço.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

OBS: Não copiei a imprensa e nem os grupos para não gerar confusão de informação, farei isso baseado na resposta dos Srs.

Um comentário:

  1. Prezado Senhor

    Paulo Cardozo

    Já havia explicado pessoalmente e depois em e-mail, mas concordo que o assunto é complexo e exige
    mais esclarecimentos. É natural.
    Vou tentar ser o mais didático possível.
    1 - ) As ruas Bingen, Duarte da Silveira, Manoel Torres e outras pelo Centenário (Felipe Blat,
    Noel, Schmidt...) serão "corredores troncais" de ida e volta ligando o Centro de Petrópolis (hoje
    estação rodoviária Imperatriz Leopoldina-Eril, amanhã estação Maloca) à Rodoviária Bingen. Dessa
    forma, o passageiro dessas áreas tanto num, quanto noutro sentido, estará dentro de uma linha
    troncal.

    1 . 1 ) Até a efetiva integração ocorrer na estação Eril (e depois Maloca), quem estiver no
    corredor da Duarte da Silveira, por exemplo, pode se deslocar até a nova rodoviária e sem pagar
    outra passagem se deslocar para as regiões Correas, Itaipava, Cascatinha, Quitandinha, Alto da
    Serra e Centro. Repare que hoje só existem uma dezena de horários nessa linha Duarte da Silveira
    até o Centro e com a nova rodoviária no bingen essa quantidade ultrapassa a marca de 35. Se esse
    mesmo passageiro que está no corredor Duarte da Silveira não quiser ir até a nova rodoviária, ele
    pega o troncal em direção ao Centro. E, da mesma forma, a oferta será muito maior, mas para se
    deslocar para outras regiões será necessário pagar outra passagem, pois ainda não haverá a
    integração na Eril.

    2 - ) Essa sua hipótese do Moinho Preto é extamente o oposto. Esse local será servido de mais
    ônibus, além da ligação atual. A população dali continuará como antes e ainda terá mais opções,
    levando-a também para o Bingen.

    3 - ) Na Região Bingen, além do que foi mencionado no item 1, apenas Vila Militar e Bairro
    Castrioto permanecem com suas linhas tipo radiais no trajeto bairro-centro-bairro.

    4 - ) A questão do morador do Retiro é a mesma para todos os outros que não estão nos corredores.
    Por enquanto, ou se desloca até o corredor ou pagará duas vezes para se deslocar às demais
    regiões.

    5 - ) Independente da questão dos transbordos, acreditamos que também haverá benefício para todos
    os deslocamentos com a bilhetagem eletrônica que terá o "bilhete temporal", permitindo o
    transbordo no percurso. Nossa meta é de que até 2008, além de todos os transbordos previstos, a
    bilhetagem também esteja 100% implantada.

    Atenciosamente
    16/09/05

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