quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Mudança das linhas de onibus municipais a partir do dia 01/10

Depois de algumas trocas de e-mail, muitas perguntas, acredito que agora obtive do Sr. Eduardo Áscoli uma visão mais esclarecedora de como irá funcionar o sistema de onibus urbanos no Bingen, a partir do dia 01/10.
Perguntei sobre a ligação Bairros do Bingen-Centro, sobre as linhas Tronco, Tempo de viagem se os carros forem para o terminal novo antes de irem ao Centro, trocas de onibus, etc.

-- Respostas do secretário

1 - ) Todos os ônibus do bairro Bingen vão ao Centro, só que serão transformados em troncais. Em todos aqueles corredores que mencionei, o passageiro poderá se deslocar
tanto em direção à nova rodoviária no Bingen quanto em direção ao Centro (por enquanto, ERIL). Se o destino dele é o Centro, a melhor opção é pagar o troncal em direção ao Centro. Mas se o destino dele é outra região (Corrêas, Itaipava, Cascatinha), ele pode optar em pegar o troncal no sentido nova rodoviária. E sem pagar outra passagem embarcar para outra região.

2 - ) A Mosela não é bairro do Bingen. A Mosela permanece com as linhas da forma como existem atualmente. A única alteração para a Mosela, no momento, foi a criação
de uma linha que cruza todo o corredor da Mosela (da Rodovia BR-040 até a Rua
Carlos Gomes) e segue em direção à nova rodoviária. Isso foi feito para garantir o acesso direto entre a Mosela e a nova Rodoviária do Bingen. Todas as linhas da Mosela (Batailard, Pedras Brancas, Alberto Oliveira, Batista da Costa...) continuam a operar como atualmente, ou seja, bairro-centro-bairro.

3 - ) Em relação ao exemplo do Batailard. O ônibus deixa o bairro e segue direto para a ERIL. Não passa no Hospital Santa Teresa. Se esse cidadão quiser ir para a
rodoviária do Bingen, ele se desloca até um corredor (a própria Mosela, por exemplo) e pega o troncal para a nova rodoviária. No futuro que queremos breve, esse morador terá como opção a estação Maloca. Dali, via corredor Quitandinha, vai até a nova rodoviária Bingen. Tem ainda a outra possibilidade no futuro da bilhetagem eletrônica que permitirá ao passageiro ir até o corredor mais próximo, descer e
embarcar num troncal, pois o bilhete irá permitir um lapso de tempo nesse "transbordo" fora de terminal. O futuro mais próximo para esse morador/passageiro do Batailard será fazer o transbordo na ERIL, previsto para março de 2006.

4 - ) A questão do troncal está ligada à questão da extensão das linhas. Quando lhe respondi certa vez sobre a mudança de itinerário das linhas da região Bingen, disse-lhe que haveria a extensão das linhas. Ou seja: com a nova rodoviária no Bingen,
por exemplo, não haverá mais o ponto final da Duarte da Silveira. Haverá a ligação troncal. Da mesma forma, não haverá o ponto final Centenário. Haverá a ligação troncal. Não haverá o ponto final Capela e sim a ligação troncal.
Quer dizer: essas linhas ganharão extensão até a nova rodoviária.
Com isso, obviamente, há mais oferta nos corredores desses troncos, pois atualmente
para cada linha há um ônibus e vai haver vários ônibus para todas as linhas.

5 - ) O deslocamento entre o bairro e o centro será sempre com o pagamento de uma única passagem. Na hipótese que o senhor coloca em relação ao Castrioto é exatamente
o oposto, quando o destino do passageiro for outro bairro que não seja em direção ao
Centro. Isso porque a ligação que existe hoje e que permanecerá será Castrioto-Centro-Castrioto. Nesse trajeto é só uma passagem. Mas, se for Castrioto-Nova Rodoviária, haverá o pagamento de duas passagens porque não há essa ligação.
Esperamos resolver primeiramente com a integração que será feita a partir de março de 2006 na atual Eril e depois com a estação Maloca ou com a bilhetagem eletrônica.

6 - ) Quanto ao Retiro. Se o morador fica próximo ao corredor da Barão do Rio Branco, sugiro que ele vá até o corredor, pois terá uma linha troncal indo direto para a nova rodoviária no Bingen. Caso contrário, o morador pega o ônibus (por exemplo, Vale dos Esquilos), vai até o Centro e daí vai para a nova rodoviária. Em breve, como falei, haverá a integração na ERIL. E no futuro, a integração com o bilhete eletrônico, podendo "transbordar" fora dos terminais. No caso do Retiro,
já temos o projeto básico e estamos fechando a planilha de custos.
Haverá uma mini-estação de transbordo em frente à Delegacia Legal/Sacolão/Posto
de Saúde. Com isso, toda a região do Retiro, Carangola e Boa Vista terá a integração e mais oferta de ônibus. E ao invés de 28 ônibus chegando ao Centro (só do Retiro e Carangola) haverá apenas 6 troncais.

Agora ficamos na dependencia de como a CPTrans irá resolver: Os gargalos da entrada do Bingen, Paulino Afonso, Montecaseros e 7 de Abril; Os estacionamentos irregulares nas ruas da Capela; O transito na Paulo Herve e Rua Bingen;Porta das escolas e hospitais.

Como a secretária de segurança irá proceder com a segurança da Capela (Bingen) com o aumento de pessoas de fora no local, e com o fácil acesso a estrada

No mais aguardar que todas as obras sejam concluídas com sucesso, lutar para que o Capela, um bairro residencial e tranquilo, não se torne uma mini Rua Tereza nos próximos anos.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

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