segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Resultado da reunião com o secretário de planejamento sobra o impacto da nova rodoviária de Petrópolis

Em primeiro lugar quero agradecer ao Sr. Eduardo Ascoli (Secretário de Planejamento de Petrópolis) pela reunião ocorrida nesta sábado 03/08/05, inclusive solicitar ao mesmo se houver algum erro ou equívoco nas minhas anotações que divulgue as correções que julgar necessárias.
Participei da reunião representando os usuários das linhas intermunicipais para o Rio de Janeiro, também como usuário das linhas municipais e morador do Bingen, também participaram Vivian (Manoel Torres), Guilherme (Cascatinha), e Gilberto (Ponte Fones).
Para não criar um texto massivo e desnecessário vou resumir alguns prós e contras para nós moradores de Petrópolis relativos à mudança radical que irá ocorrer daqui a 11 dias, que foram discutidos nessa reunião e ainda não foram divulgadas.

Prós em curto médio prazo:
- Após todo os transbordos, horários, linhas de ônibus estiverem acertados, será possível ir de um extremo ao outro da cidade pagando apenas uma tarifa, isso será
ótimo para o trabalhador e empresário petropolitano, significa redução de custo;
- Realmente haverá uma redução no transito de COLETIVOS no Centro da cidade, só irão circular os coletivos de integração entre transbordos;
- Melhora da frota da Viação Esperança, espero que não seja boato;
- Aumento na oferta de coletivos, mas ainda existem algumas questões não definidas;
- Os ônibus vindo dos Distritos virão pela BR040, tornando a viagem mais rápida.

Contras em curto médio prazo e problemas:
- Aumento substancial do tempo de viagem, na maioria das linhas, um exemplo: Hoje um morador do Quarteirão Brasileiro, leva menos de dez minutos para chegar a atual rodoviária, no novo sistema, ele terá pegar o atual Quarteirão, ir até o transbordo perto da delegacia legal, aguardar um ônibus para o transbordo do Centro, no Centro aguardar um ônibus para a nova rodoviária. Isso vai valer para todos os bairros que
se encaixam nessa condição. Uma pergunta feita ao secretário foi, os ônibus da Mosela vão direto para o novo terminal, e se o destino do passageiro for o Centro, como ficaria o passageiro nessa situação? O secretário ficou de nos dar essa resposta em breve para essa dúvida;
- Aumento do custo do transporte, principalmente o intermunicipal, não se sabe quanto à concessionária vai cobrar de tarifa de utilização do terminal, e antes quem não pagava o municipal vai passar a fazê-lo, inicialmente a Única irá passar recolhendo os passageiros, será para que os usuários de outros bairros e distritos que vem para o Centro não terem que ter mais um gasto de passagem até os transbordos
estarem terminados e em sintonia, só não sabemos como ela vai gerenciar os horários, mas já foi comunicada sobre o fato.
- Grande aumento do tráfego nas principais vias do Bingen, na reunião foi comentado sobre a segurança, existem centenas de crianças que transitam nessas vias em horário escolar, sem contar que a entrada do Bingen é na porta de uma escola, foi falado sobre o gargalo na Montecaseros e a briga dos comerciantes em não a querer como mão única, sobre os eventos na cidade que acabam com o transito, Bauernfest, por exemplo, sobre os ônibus de turismo na entrada do Bingen, algumas soluções foram apresentadas, temos que aguardar que sejam realizadas.
- A não ligação Bingen-Quitandinha que vai gerar muitos problemas, em relação a tempo e custo para quem mora naquela região, principalmente para quem vem do
Rio de Janeiro.

Espero ter mostrado uma idéia do que foi discutido nesse encontro, e com isso obter de todos soluções para minimizar o impacto que teremos a partir do dia 17/08.

Paulo Cardozo
“Quem faz Petrópolis somos nós”

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