sábado, 17 de setembro de 2005

Dúvidas

Caro secretário,

Essa parte da passagem única, das ligações com o Distritos, Quitandinha etc, isso esta perfeito.
O que ainda não consegui entender é como vai funcionar a ligação bairro do Bingen com o Centro, isso é que para mim ainda não ficou bem claro.
Se os onibus vindo dos bairro do Bingen (Mosela, Duarte), não terão ligação direta com o Centro (é nesse ponto que estou me perdendo para ser mais exato), vão para o terminal de transbordo na nova rodoviária, um morador que deseja ir direto para o
Centro terá que se deslocar do bairro até o tronco do Bingen, ir até o terminal em um único onibus (Mosela - Nova Rodoviária, Duarte - Nova Rodoviária), descer e
entrar em outro (Linha 100), voltar todo o tronco do Bingen para chegar ao Centro, foi o que tentei mostrar no desenho que lhe enviei, mesmo com grande oferta de
horários, o tempo de viagem será muito grande. Um exemplo do que imagino de como será:
Hoje eu moro no Batailard, pego um onibus direto para o Centro, 15 ou 20 min até o hospital Sta Tereza, mais uns 10 até o ponto final no Centro, total de 25 a 30 min de viagem, o tempo é só exemplo, não sei o real. Depois da inauguração, 15 ou 20 até o hospital, mais 15 até a nova rodoviária, 5 de transbordo se o horário estiver coincidindo, 15 de volta até o hospital e 10 até o Centro, 35 min a mais de viagem, se tudo correr sem problemas.
O que o Sr. chama de troncal eu estou entendendo que é o que liga a rodoviária ao Centro (linha 100), ou existirão variações, como o morador da Mosela, Duarte, vai pegar o troncal sem ir a nova rodoviária, ou descer no caminho e pagar mais uma passagem, isso é que ainda não assimilei.
Desculpe estar sendo insistente e até certo ponto chato, mas essa é a maior dúvida que tenho e vejo nas pessoas com quem converso, e se eu não conseguir entender não poderei explicar.
E com certeza a prefeitura terá sérios problemas se o morador do Bairro Castrioto ir direto ao Centro pagando só uma passagem e o morador do João Xavier, Dias e Duarte não.
Quanto ao retiro, para meu pai ir trabalhar no RJ terá que pegar tres onibus para chegar na nova rodoviária, pagando uma tarifa, isso vale para quem mora de
Bonsucesso para cá.
Novamente peço desculpas pela insistencia, mas como o Sr. mesmo frisou a coisa é complexa.

Novamente muito obrigado.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

Um comentário:

  1. Prezado Sr. Paulo Cardozo

    Desculpe-me a demora em responder, mas tive alguns cotnratempos com a tecnologia.

    1 - ) Todos os ônibus do bairro Bingen vão ao Centro, só que serão transformados em troncais. Em
    todos aqueles corredores que mencionei, o passageiro poderá se deslocar tanto em direção à nova
    rodoviária no Bingen quanto em direção ao Centro (por enquanto, ERIL). Se o destino dele é o
    Centro, a melhor opção é pagar o troncal em direção ao Centro. Mas se o destino dele é outra
    região (Corrêas, Itaipava, Cascatinha), ele pode optar em pegar o troncal no sentido nova
    rodoviária. E sem pagar outra passagem embarcar para outra região.

    2 - ) A Mosela não é bairro do Bingen. A Mosela permanece com as linhas da forma como existem
    atualmente. A única alteração para a Mosela, no momento, foi a criação de uma linha que cruza todo
    o corredor da Mosela (da Rodovia BR-040 até a Rua Carlos Gomes) e segue em direção à nova
    rodoviária. Isso foi feito para garantir o acesso direto entre a Mosela e a nova Rodoviária do
    Bingen. Todas as linhas da Mosela (Batailard, Pedras Brancas, Alberto Oliveira, Batista da
    Costa...) continuam a operar como atualmente, ou seja, bairro-centro-bairro.

    3 - ) Em relação ao exemplo do Batailard. O ônibus deixa o bairro e segue direto para a ERIL. Não
    passa no Hospital Santa Teresa. Se esse cidadão quiser ir para a rodoviária do Bingen, ele se
    desloca até um corredor (a própria Mosela, por exemplo) e pega o troncal para a nova rodoviária.
    No futuro que queremos breve, esse morador terá como opção a estação Maloca. Dali, via corredor
    Quitandinha, vai até a nova rodoviária Bingen. Tem ainda a outra possibilidade no futuro da
    bilhetagem eletrônica que permitirá ao passageiro ir até o corredor mais próximo, descer e
    embarcar num troncal, pois o bilhete irá permitir um lapso de tempo nesse "transbordo" fora de
    terminal. O futuro mais próximo para esse morador/passageiro do Batailard será fazer o transbordo
    na ERIL, previsto para março de 2006.

    4 - ) A questão do troncal está ligada à questão da extensão das linhas. Quando lhe respondi certa
    vez sobre a mudança de itinerário das linhas da região Bingen, disse-lhe que haveria a extensão
    das linhas. Ou seja: com a nova rodoviária no Bingen, por exemplo, não haverá mais o ponto final
    da Duarte da Silveira. Haverá a ligação troncal. Da mesma forma, não haverá o ponto final
    Centenário. Haverá a ligação troncal. Não haverá o ponto final Capela e sim a ligação troncal.
    Quer dizer: essas linhas ganharão extensão até a nova rodoviária. Com isso, obviamente, há mais
    oferta nos corredores desses troncos, pois atualmente para cada linha há um ônibus e vai haver
    vários ônibus para todas as linhas.

    5 - ) O deslocamento entre o bairro e o centro será sempre com o pagamento de uma única passagem.
    Na hipótese que o senhor coloca em relação ao Castrioto é exatamente o oposto, quando o destino do
    passageiro for outro bairro que não seja em direção ao Centro. Isso porque a ligação que existe
    hoje e que permanecerá será Castrioto-Centro-Castrioto. Nesse trajeto é só uma passagem. Mas, se
    for Castrioto-Nova Rodoviária, haverá o pagamento de duas passagens porque não há essa ligação.
    Esperamos resolver primeiramente com a integração que será feita a partir de março de 2006 na
    atual Eril e depois com a estação Maloca ou com a bilhetagem eletrônica.

    6 - ) Quanto ao Retiro. Se o morador fica próximo ao corredor da Barão do Rio Branco, sugiro que
    ele vá até o corredor, pois terá uma linha troncal indo direto para a nova rodoviária no Bingen.
    Caso contrário, o morador pega o ônibus (por exemplo, Vale dos Esquilos), vai até o Centro e daí
    vai para a nova rodoviária. Em breve, como falei, haverá a integração na ERIL. E no futuro, a
    integração com o bilhete eletrônico, podendo "transbordar" fora dos terminais. No caso do Retiro,
    já temos o projeto básico e estamos fechando a planilha de custos. Haverá uma mini-estação de
    transbordo em frente à Delegacia Legal/Sacolão/Posto de Saúde. Com isso, toda a região do Retiro,
    Carangola e Boa Vista terá a integração e mais oferta de ônibus. E ao invés de 28 ônibus chegando
    ao Centro (só do Retiro e Carangola) haverá apenas 6 troncais.

    Abs
    20/09/05

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