quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Rodoviária de Petrópolis - Diário de Petrópolis - 29/09/2005

Estranho como as coisas mudam, o brasileiro só se mexe quando o dele fica na reta.
Eu já fiz vários alertas sobre os problemas da ERIL e ninguém se interessou em realmente mostrar a realidade, agora que a coisa ficou incerta para os comerciantes eles resolveram mostrar o estado deplorável que se encontra a nossa atual rodoviária.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"



Rodoviária Imperatriz Leopoldina -Comerciantes querem
reforma

Falta de policiamento e de

manutenção são as maiores queixas



Comerciantes da Rodoviária Imperatriz Leopoldina
reclamam da manutenção precária do local, segundo eles
mau conservado, e sem segurança. De acordo com os
lojistas, pessoas que vêm à cidade pela primeira vez
ficam decepcionadas ao desembarcarem. "O prédio está
abandonado", desabafa um comerciante. O velho terminal
vai se transformar numa estação de transbordo após a
inauguração da nova Rodoviária, no Bingen.



Um dos lojistas conta que visitantes que chegam de
madrugada ficam chocados com o cenário caótico que
encontram. "Outro dia um advogado de São Paulo veio
conhecer a cidade e ficou horrorizado com o que viu.
Disse que conhece muitas rodoviárias no país, mas
nunca foi recebido por cachorros, mendigos, travestis,
mulheres de programa e drogados, como acontece aqui",
relatou o proprietário de uma lanchonete.



De acordo com outro comerciante, é comum a polícia
fazer blitz no local, mas isso não é suficiente, uma
vez que na madrugada o ambiente é pesado. Outra
reclamação comum é em relação ao fechamento dos
banheiros. "De manhã eles precisam jogar creolina no
chão para tirar o cheiro de urina que fica pelos
cantos, usados como banheiro na madrugada quando os
banheiros estão fechados", afirma outro comerciante.



Perspectivas para o futuro são
incertas



Com a proximidade da inauguração da nova rodoviária no
Bingen, comerciantes que trabalham na Imperatriz
Leopoldina estão perdidos. "Só ouvimos falar da nova
rodoviária, mas sobre a velha ninguém diz nada",
reclama Antônio, que é proprietário de uma lanchonete.

Com ele concorda Carlos Miloski, proprietário de uma
loja de bolsas. "Uns dizem que o terminal será
fechado, outros dizem que será aberto, mas é tudo
especulação. Oficialmente não fomos informados de
nada", diz o comerciante.

Incertos quanto ao que acontecerá no futuro, alguns
comerciantes seguram as compras de mercadorias.
"Normalmente já estaríamos fazendo compras para o
período de Natal, mas estamos

quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Segurança no trevo da nova rodoviária

Bom dia,

Hoje ao passar pela saída do Bingen e como de praxe reparar como andam as obras da nova rodoviária, alguns detalhes me chamaram a atenção, já tem barreirinhas
descendo, e olha que não choveu praticamente nada, mas não foi minha principal observação.
Na pista de descida de quem vem do Bingen sentido RJ, mas não vai entrar no terminal, tem uma pequena curva, em uma elevação, se não me falha a memória quase no
mesmo desenho de quando havia o posto policial, o que me chamou a atenção é que não existe um guard-rail, para segurar o veículo se ele errar a curva. Na Barão do Rio Branco que é hiper conhecida e sinalizada, tem uns kamicases que ficam disputando quem consegue cair dentro do rio com as quatro rodas para cima, podem ter certeza que ali vai haver campeonato de quem consegue subir em outro carro sem avisar, ou pegar carona em caminhão para descer a serra sem gastar o carro.
Como estamos na reta final da obra, e não vi esta proteção, estou só sendo precavido.

Obrigado

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

quarta-feira, 21 de setembro de 2005

[pax-petropolis] Diário 20/09/2005

Para descer ou subir ? Se for para subir, sem chance, pois daqui a 9 dias não vai mais existir o via Bingen ou via Quitandinha.
Para descer, é só apresentar sua opnião de que reajuste deverá ser realizado, lembrando que após as 9:00h também morre o via isso via aquilo.
Eu mando para a empresa e ouvimos a resposta deles, ai é questão de negociar.
Por vias legais eu consegui o Castelo 18:30h e o 19:40h fossem transformados em via Bingen.

OK

--- Renato Gomes escreveu:

> Paulo Boa Tarde,
>
> Seria possível, por vias legais, conseguir a
> manutenção de alguns horários
> via Quitandinha?
>
> Saudações,
>
> Renato Gomes

Mudança das linhas de onibus municipais a partir do dia 01/10

Depois de algumas trocas de e-mail, muitas perguntas, acredito que agora obtive do Sr. Eduardo Áscoli uma visão mais esclarecedora de como irá funcionar o sistema de onibus urbanos no Bingen, a partir do dia 01/10.
Perguntei sobre a ligação Bairros do Bingen-Centro, sobre as linhas Tronco, Tempo de viagem se os carros forem para o terminal novo antes de irem ao Centro, trocas de onibus, etc.

-- Respostas do secretário

1 - ) Todos os ônibus do bairro Bingen vão ao Centro, só que serão transformados em troncais. Em todos aqueles corredores que mencionei, o passageiro poderá se deslocar
tanto em direção à nova rodoviária no Bingen quanto em direção ao Centro (por enquanto, ERIL). Se o destino dele é o Centro, a melhor opção é pagar o troncal em direção ao Centro. Mas se o destino dele é outra região (Corrêas, Itaipava, Cascatinha), ele pode optar em pegar o troncal no sentido nova rodoviária. E sem pagar outra passagem embarcar para outra região.

2 - ) A Mosela não é bairro do Bingen. A Mosela permanece com as linhas da forma como existem atualmente. A única alteração para a Mosela, no momento, foi a criação
de uma linha que cruza todo o corredor da Mosela (da Rodovia BR-040 até a Rua
Carlos Gomes) e segue em direção à nova rodoviária. Isso foi feito para garantir o acesso direto entre a Mosela e a nova Rodoviária do Bingen. Todas as linhas da Mosela (Batailard, Pedras Brancas, Alberto Oliveira, Batista da Costa...) continuam a operar como atualmente, ou seja, bairro-centro-bairro.

3 - ) Em relação ao exemplo do Batailard. O ônibus deixa o bairro e segue direto para a ERIL. Não passa no Hospital Santa Teresa. Se esse cidadão quiser ir para a
rodoviária do Bingen, ele se desloca até um corredor (a própria Mosela, por exemplo) e pega o troncal para a nova rodoviária. No futuro que queremos breve, esse morador terá como opção a estação Maloca. Dali, via corredor Quitandinha, vai até a nova rodoviária Bingen. Tem ainda a outra possibilidade no futuro da bilhetagem eletrônica que permitirá ao passageiro ir até o corredor mais próximo, descer e
embarcar num troncal, pois o bilhete irá permitir um lapso de tempo nesse "transbordo" fora de terminal. O futuro mais próximo para esse morador/passageiro do Batailard será fazer o transbordo na ERIL, previsto para março de 2006.

4 - ) A questão do troncal está ligada à questão da extensão das linhas. Quando lhe respondi certa vez sobre a mudança de itinerário das linhas da região Bingen, disse-lhe que haveria a extensão das linhas. Ou seja: com a nova rodoviária no Bingen,
por exemplo, não haverá mais o ponto final da Duarte da Silveira. Haverá a ligação troncal. Da mesma forma, não haverá o ponto final Centenário. Haverá a ligação troncal. Não haverá o ponto final Capela e sim a ligação troncal.
Quer dizer: essas linhas ganharão extensão até a nova rodoviária.
Com isso, obviamente, há mais oferta nos corredores desses troncos, pois atualmente
para cada linha há um ônibus e vai haver vários ônibus para todas as linhas.

5 - ) O deslocamento entre o bairro e o centro será sempre com o pagamento de uma única passagem. Na hipótese que o senhor coloca em relação ao Castrioto é exatamente
o oposto, quando o destino do passageiro for outro bairro que não seja em direção ao
Centro. Isso porque a ligação que existe hoje e que permanecerá será Castrioto-Centro-Castrioto. Nesse trajeto é só uma passagem. Mas, se for Castrioto-Nova Rodoviária, haverá o pagamento de duas passagens porque não há essa ligação.
Esperamos resolver primeiramente com a integração que será feita a partir de março de 2006 na atual Eril e depois com a estação Maloca ou com a bilhetagem eletrônica.

6 - ) Quanto ao Retiro. Se o morador fica próximo ao corredor da Barão do Rio Branco, sugiro que ele vá até o corredor, pois terá uma linha troncal indo direto para a nova rodoviária no Bingen. Caso contrário, o morador pega o ônibus (por exemplo, Vale dos Esquilos), vai até o Centro e daí vai para a nova rodoviária. Em breve, como falei, haverá a integração na ERIL. E no futuro, a integração com o bilhete eletrônico, podendo "transbordar" fora dos terminais. No caso do Retiro,
já temos o projeto básico e estamos fechando a planilha de custos.
Haverá uma mini-estação de transbordo em frente à Delegacia Legal/Sacolão/Posto
de Saúde. Com isso, toda a região do Retiro, Carangola e Boa Vista terá a integração e mais oferta de ônibus. E ao invés de 28 ônibus chegando ao Centro (só do Retiro e Carangola) haverá apenas 6 troncais.

Agora ficamos na dependencia de como a CPTrans irá resolver: Os gargalos da entrada do Bingen, Paulino Afonso, Montecaseros e 7 de Abril; Os estacionamentos irregulares nas ruas da Capela; O transito na Paulo Herve e Rua Bingen;Porta das escolas e hospitais.

Como a secretária de segurança irá proceder com a segurança da Capela (Bingen) com o aumento de pessoas de fora no local, e com o fácil acesso a estrada

No mais aguardar que todas as obras sejam concluídas com sucesso, lutar para que o Capela, um bairro residencial e tranquilo, não se torne uma mini Rua Tereza nos próximos anos.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

terça-feira, 20 de setembro de 2005

Dúvidas

Caro Sr. Secretário,

Muito obrigado, agora sim estou tendo uma melhor visão da mudança, confesso que anteriormente estava vendo um caos generalizado na locomoção. Dessa forma realmente o morador vai ter mais opções de locomoção, só temos que cobrar que as empresas respeitem os horários e ofereçam carros decentes.
Se alguém levantar alguma questão que eu não tenha conhecimento, volto a lhe procurar.

Muito obrigado.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

PROJETO OBRIGA ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS A TEREM DETECTORES DE METAIS NAS PORTAS

Prezados Sr(a)s,

De acordo com a matéria publicada no jornal Tribuna de Petrópolis em 10/05/2005, eu gostaria que fossem sanadas algumas dúvidas a respeito desse projeto.

--- Parte da matéria publicada, aonde surgiram as dúvidas.

De acordo com o Detro, o equipamento, projetado pelo engenheiro Carlos Fuchs, terá sensores ajustados para detectar somente armas como revólveres, pistolas e facas. Detectada a arma, será acionado um alarme sonoro ao mesmo tempo em que irá disparar um alerta na sede da empresa de ônibus, no Detro e na Central de Operações do batalhão da PM mais próximo. Além disso, as luzes dos ônibus piscarão e o combustível será cortado, fazendo o veículo parar imediatamente.


O sistema ainda será ligado a um GPS, para localização por satélite. Revestido com tubos de PVC, o equipamento, que será instalado nas portas dos ônibus, terá dois metros de altura. O custo de cada detector é estimado em cerca de R$ 2.500, que deverão ser pagos pelas empresas. Após o término dos estudos e dos testes, o projeto será encaminhado para a análise da Secretaria de Transportes e da governadora Rosinha Garotinho.

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Se na porta de bancos, as vezes somos barrados por ter um clips, um guarda-chuva, etc , como é que esse "detector" vai identificar um revólver ?
Se o detector vai ser colocado na porta do onibus, cada passageiro que passar com um objeto de metal, a exemplo do guarda-chuva, o alarme vai disparar, piscar as luzes e cortar o combustível, se o onibus vai estar parado, não entendi o porque fazer o veículo parar imediatamente. E qual será o transtorno e o contrangimnto que isso vai causar aos passageiros que já estão no veículo e o que for barrado. É só usar como exemplo as portas dos bancos.
O sistema de GPS seria mais interesante se emitisse um alerta se as luzes internas fossem acesas com o carro em movimento numa via em que não pode haver paradas, ou o veículo saísse da sua rota, o motorista ter um botão de alarme, um número de telefone que um passageiro pudesse ligar para disparar o alarme, etc.

Aguardo uma resposta.

Obrigado.

Paulo Cardozo

Solicitação

Caro Vereador,

Recebi este e-mail de um colega. É um fato complicado de analisar, poderia solicitar a veracidade desta situação, se for confirmada é uma péssima propaganda para a nossa cidade.

Obrigado.

Paulo Cardozo
"Quem fa Petrópolis somos nós"


Enc: Honestidade sem Ética

Repassem, por favor aos petropolitanos e visitantes da rua Teresa, pois o ocorrido abaixo é verdadeiro...

CUIDADO: O estacionamento mais caro do mundo está em Petrópolis/RJ!!! Mais precisamente na subida da rua Teresa, no Serra Shopping. Incautos, como eu, correm o risco de pagar até R$1,50 por 30 segundos!!! Eu não escrevi errado não, são 30 SEGUNDOS MESMO!!! Experimente ficar estacionado lá por 1 hora e 30 segundos e veja quanto lhe cobrarão. E a má fé é tão grande que o relógio do estacionamento fica adiantado por quase 10 minutos para que você perca a noção do tempo gasto. Alguém pode até dizer que isto não seja desonesto, difícil vai ser convencer de que seja ético.

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Solicitação

Prezado Sr Secretário,

Antecipadamente gostaria de refazer meu agradecimento a atenção dirigida as minhas solicitações.
Como deve ser de seu conhecimento, voltaram a destruir a rua Henrique Raffard, agora com a colocação dos tubos de gás, como prevenção, já conhecendo a qualidade do serviço da empresa, peço que ao término da obra, esta secretaria cobre uma boa qualidade na colocação dos paralelepípedos, para evitar reclamações.

Muito obrigado.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

domingo, 18 de setembro de 2005

Compromisso com o meio-ambiente e Meio ambiente

Boa noite,

Prezados senhores, gostaria de agradecer e solicitar a CEG que apresenta-se o trabalho de reflorestamento realizado na serra de Petrópolis, aparentemente foi um excelente trabalho.

Obrigado.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sábado, 17 de setembro de 2005

Dúvidas

Caro secretário,

Essa parte da passagem única, das ligações com o Distritos, Quitandinha etc, isso esta perfeito.
O que ainda não consegui entender é como vai funcionar a ligação bairro do Bingen com o Centro, isso é que para mim ainda não ficou bem claro.
Se os onibus vindo dos bairro do Bingen (Mosela, Duarte), não terão ligação direta com o Centro (é nesse ponto que estou me perdendo para ser mais exato), vão para o terminal de transbordo na nova rodoviária, um morador que deseja ir direto para o
Centro terá que se deslocar do bairro até o tronco do Bingen, ir até o terminal em um único onibus (Mosela - Nova Rodoviária, Duarte - Nova Rodoviária), descer e
entrar em outro (Linha 100), voltar todo o tronco do Bingen para chegar ao Centro, foi o que tentei mostrar no desenho que lhe enviei, mesmo com grande oferta de
horários, o tempo de viagem será muito grande. Um exemplo do que imagino de como será:
Hoje eu moro no Batailard, pego um onibus direto para o Centro, 15 ou 20 min até o hospital Sta Tereza, mais uns 10 até o ponto final no Centro, total de 25 a 30 min de viagem, o tempo é só exemplo, não sei o real. Depois da inauguração, 15 ou 20 até o hospital, mais 15 até a nova rodoviária, 5 de transbordo se o horário estiver coincidindo, 15 de volta até o hospital e 10 até o Centro, 35 min a mais de viagem, se tudo correr sem problemas.
O que o Sr. chama de troncal eu estou entendendo que é o que liga a rodoviária ao Centro (linha 100), ou existirão variações, como o morador da Mosela, Duarte, vai pegar o troncal sem ir a nova rodoviária, ou descer no caminho e pagar mais uma passagem, isso é que ainda não assimilei.
Desculpe estar sendo insistente e até certo ponto chato, mas essa é a maior dúvida que tenho e vejo nas pessoas com quem converso, e se eu não conseguir entender não poderei explicar.
E com certeza a prefeitura terá sérios problemas se o morador do Bairro Castrioto ir direto ao Centro pagando só uma passagem e o morador do João Xavier, Dias e Duarte não.
Quanto ao retiro, para meu pai ir trabalhar no RJ terá que pegar tres onibus para chegar na nova rodoviária, pagando uma tarifa, isso vale para quem mora de
Bonsucesso para cá.
Novamente peço desculpas pela insistencia, mas como o Sr. mesmo frisou a coisa é complexa.

Novamente muito obrigado.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Dúvidas



Prezado Sr Prefeito e Secretário,

Usando os e-mails que trocamos e algumas informações da mídia, montei um pequeno esquema, que envio em anexo, de como estou enxergando o sistema dos onibus
urbanos pós rodoviária.
Gostaria de obter uma explicação mais detalhada sobre esses intinerários, pois em alguns casos vejo que a mudança não será nada agradável para os moradores de alguns bairros principalmente do Bingen.
Sr. Secretário, a linha em amarelo foi o que já vi em outras cidades, e é o mesmo esquema usado hoje pela linha 700, uma conexão entre todos os transbordos do tronco principal, acho que iria reduzir mais alguns onibus e atender muito melhor a população, fica aqui minha sugestão para análise de sua equipe.
Eliminando os moradores que moram no tronco do Bingen, esses já são naturalmente privilegiados, vamos nos fixar nos moradores que para chegar a esse tronco precisam pegar uma condução.
1 - Pelo que vejo, quem mora no Bingen terá de ir até o novo terminal para ir ao Centro, excluindo Vila Militar, o outro bairro fiquei na dúvida, pois o Sr.
citou o Bairro Castrioto e o Campo de Serrano no último e-mail, e também não entendi porque esse privilégio para esses bairros, por exemplo um aluno que mora no Moinho Preto e pega as 7:00h numa escola no Centro, hoje sai as 6:30h de casa, vai ter que
passar a sair por volta das 5:45h para chegar as 7:00h na escola isso contando com todos os horários sincronizados, isso seria uma mudança inviável mesmo que fosse por alguns dias, para quem trabalha fora do Bingen, Distritos ou Quitandinha, a coisa ainda vai ficaria pior. Isso vale praticamente para todos os bairros.
2 - Para o pessoal do Quitandinha, Alto da Serra, Morin, Cascatinha etc, a mudança só será complicada para quem trabalha em bairros do Bingen, a Sola por exemplo, visto que só vai mudar as linhas para arodoviária e bairros do Bingen, .
3 - Para o pessoal que vem da área do Retiro haverá o aumento de mais dois onibus para que for para a Rodoviária, o que seria eliminado com a linha que a apresentei como sugestão, e quem vem de Correas também seria beneficiado, para Itaipava só seria interessante para quem pretende ficar no caminho, pois não precisaria trocar de onibus.
Gostaria que essas dúvidas fossem elucidadas, e minha sugestão analisada, pois tenho parentes que serão prejudicados se este sistema for implantado como eu imagino, e acredito não ser de interesse desse governo.

Novamente agradeço.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

OBS: Não copiei a imprensa e nem os grupos para não gerar confusão de informação, farei isso baseado na resposta dos Srs.

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Solicitação ao Sr Prefeito e Secretário e Planejamen to

Sr. Secretário,

Muito obrigado, vou comunicar aos colegas que me perguntaram, e moram naquela rua.
Quanto ao Alexandre, eu não o conheço pessoalmente só por mensagens postadas, pois o grupo é aberto a quem é usuário das empresas Unica e Facil, estavamos aguardando a empresa criar o cadastro e a emissão de carteiras para amarrarmos a identificação dos membros.
Peço desculpas pela postura do mesmo, eu já não me preocupo com esse tipo de comportamento, visto que muitos se escondem atras de um computador, e não mostram a cara, eu já recebi muitas ofensas e nem imagino quem seja, amigo ou inimigo.
Estou preparando algumas perguntas para fazer ao secretário sobre alguns intinerários, visto que tenho parentes em diferentes bairros, e em sua última
resposta em alguns casos não consegui ter uma boa definição de como irá funcionar, inclusive vou incluir uma sugestão para o transbordo que acho ser interessante e passivel de estudo.
No mais, novamente agradeço e peço que desconsidere certas atuações, visto que elas vem de pessoas que não se apresentaram.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Solicitação ao Sr Prefeito e Secretário e Planejamen to

Aproveitando o assunto, uma preocupação dos moradores da Galdino Pimentel e que com essa passagem as ruas sejam usadas como estacionamento, poderia por favor colocar isso na pauta.

Obrigado, estou no aguardo,.

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

terça-feira, 13 de setembro de 2005

Solicitação ao Sr Prefeito e Secretário e Planejamen to

Sr. Eduardo,

Muito obrigado, estarei encaminhando sua resposta para os usuários e divulgando para os colegas.
Fico aguardando a distribuição do folheto explicativo para obter mais detalhes.
Espero que a imprensa me ajude nesse trabalho de divulgar as mudanças que irão ocorrer no nosso dia a dia, após a inauguração da nova rodoviária, para que haja uma redução de surpresas desagradáveis.
Aproveitando essa comunicação, não haverá calçada para pedestre para a nova rodoviária ? Só vi a colocação de grama, eu mesmo irei a pé para o terminal quando não estiver chovendo.

Novamente agradeço sua prestatividade,

Paulo Cardozo
"Quem faz Petrópolis somos nós"

quinta-feira, 8 de setembro de 2005

Solicitação ao Sr Prefeito e Secretário e Planejamento

Sr. Prefeito e Sr. Secretário,

Tenho acompanhado a mídia e visto várias apresentações e matérias sobre a nova rodoviária, segurança, aumento da oferta de horários, etc, só mostrando a parte boa do negócio.
Como toda ação gera uma reação, praticamente faltando uma semana para a nova rodoviária entrar em funcionamento, eu venho solicitar que seja amplamente, vou repetir, amplamente divulgado, como serão as alterações que irão ocorrer no cotidiano do morador de Petrópolis, visto que esta alteração começa a partir
do sábado dia 17/09/05, e ainda não houve NENHUMA divulgação nesse sentido.
Tenho sido questionado com muita freqüência sobre como será o funcionamento pós rodoviária, eu ainda não tenho essa informação, e muita gente vai ser pega de
surpresa, foi divulgado na mídia que a prefeitura esta se preparando para uma enxurrada de reclamações, se minha solicitação for atendida o quanto antes, estas
reclamações e muitas ações judiciais por prejuízo tendem a não existir.

- Como morador:
Quais serão as alterações no transito da cidade e bairros? Se houver;
Como será feita a segurança na entrada do Bingen? Para ser mais exato na porta do colégio, onde a guarita nunca funcionou por mais que alguns dias;
Como ficará o controle dos gargalos na entrada do Bingen, Montecaseros, etc? Já foi definido?

- Como usuário dos ônibus municipais:
Qual será a grade de horários de bairros, terminais e transbordos?
Quais as linhas que irão sofrer mudança de intinerário?
Quais serão esses intinerários?
Como o usuário deve locomover-se com essa nova alteração? Bairro-Centro, Bairro-Rodoviária, Bairro-Bairro, Bairro-Distrito e vice-versa.
Tempo previsto nessa locomoção? Prevendo que muitas pessoas vão sair e chegar na cidade nas primeiras horas da manhã e tarde da noite, e devido a topografia
da cidade muitas moram no meio do novo tronco radial, no Bingen temos Bairro Castrioto, Dias de Oliveira, Quarteirão Ingelhenhein, no Quitandinha temos,
Independência, Duques, etc, como será a ligação desses bairros com o novo terminal e Centro, visto que os transbordos ainda não estão todos concretizados.

- Como usuário dos ônibus intermunicipais e interestaduais:
Os horários atuais passam a vigorar no novo terminal?
Para os ônibus da Única, o horário de saída será do Centro ou do Novo terminal?
A taxa de embarque, será cobrada fora do terminal?
Qual será o valor cobrado por essa taxa?
O Sr Secretário, comentou que em certos horários, o ônibus da Única poderia entrar e ir direto até o Centro, se não existe mais o via Quitandinha ou via Bingen, como ele faria essa entrada, visto que um usuário pode pegar qualquer horário e ir até o
terminal, por exemplo ele deixou o carro no estacionamento.

Essa são algumas das dúvidas que tenho e que percebi na maioria das pessoas que conversei, e acho fundamental o conhecimento destas para que não haja desagradáveis surpresas na nova rotina a partir do dia 17/09/05.
Espero ter colaborado para minimizar os problemas do morador de Petrópolis com essa nova fase da cidade.

Atenciosamente

Paulo Cardozo
“Quem faz Petrópolis somos nós”

segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Novidades ?

Grande Ricardo,

Estou meio enrolado, trabalho, família, nova rodoviária, etc, com isso não tive oportunidade de manter contato.
Obrigado pela reunião, foi muito produtiva, fora o prazer em conhece-lo.
Me conta quais são as novidades? Como andam as minhas solicitações, obras, sinalização ? O que ocorreu sobre os assaltos? etc...
Percebi algumas mudanças, mas, como houve aumento de tarifa, preciso aumentar minhas cobranças.

Uma abraço

Paulo Cardozo

Resultado da reunião com o secretário de planejamento sobra o impacto da nova rodoviária de Petrópolis

Em primeiro lugar quero agradecer ao Sr. Eduardo Ascoli (Secretário de Planejamento de Petrópolis) pela reunião ocorrida nesta sábado 03/08/05, inclusive solicitar ao mesmo se houver algum erro ou equívoco nas minhas anotações que divulgue as correções que julgar necessárias.
Participei da reunião representando os usuários das linhas intermunicipais para o Rio de Janeiro, também como usuário das linhas municipais e morador do Bingen, também participaram Vivian (Manoel Torres), Guilherme (Cascatinha), e Gilberto (Ponte Fones).
Para não criar um texto massivo e desnecessário vou resumir alguns prós e contras para nós moradores de Petrópolis relativos à mudança radical que irá ocorrer daqui a 11 dias, que foram discutidos nessa reunião e ainda não foram divulgadas.

Prós em curto médio prazo:
- Após todo os transbordos, horários, linhas de ônibus estiverem acertados, será possível ir de um extremo ao outro da cidade pagando apenas uma tarifa, isso será
ótimo para o trabalhador e empresário petropolitano, significa redução de custo;
- Realmente haverá uma redução no transito de COLETIVOS no Centro da cidade, só irão circular os coletivos de integração entre transbordos;
- Melhora da frota da Viação Esperança, espero que não seja boato;
- Aumento na oferta de coletivos, mas ainda existem algumas questões não definidas;
- Os ônibus vindo dos Distritos virão pela BR040, tornando a viagem mais rápida.

Contras em curto médio prazo e problemas:
- Aumento substancial do tempo de viagem, na maioria das linhas, um exemplo: Hoje um morador do Quarteirão Brasileiro, leva menos de dez minutos para chegar a atual rodoviária, no novo sistema, ele terá pegar o atual Quarteirão, ir até o transbordo perto da delegacia legal, aguardar um ônibus para o transbordo do Centro, no Centro aguardar um ônibus para a nova rodoviária. Isso vai valer para todos os bairros que
se encaixam nessa condição. Uma pergunta feita ao secretário foi, os ônibus da Mosela vão direto para o novo terminal, e se o destino do passageiro for o Centro, como ficaria o passageiro nessa situação? O secretário ficou de nos dar essa resposta em breve para essa dúvida;
- Aumento do custo do transporte, principalmente o intermunicipal, não se sabe quanto à concessionária vai cobrar de tarifa de utilização do terminal, e antes quem não pagava o municipal vai passar a fazê-lo, inicialmente a Única irá passar recolhendo os passageiros, será para que os usuários de outros bairros e distritos que vem para o Centro não terem que ter mais um gasto de passagem até os transbordos
estarem terminados e em sintonia, só não sabemos como ela vai gerenciar os horários, mas já foi comunicada sobre o fato.
- Grande aumento do tráfego nas principais vias do Bingen, na reunião foi comentado sobre a segurança, existem centenas de crianças que transitam nessas vias em horário escolar, sem contar que a entrada do Bingen é na porta de uma escola, foi falado sobre o gargalo na Montecaseros e a briga dos comerciantes em não a querer como mão única, sobre os eventos na cidade que acabam com o transito, Bauernfest, por exemplo, sobre os ônibus de turismo na entrada do Bingen, algumas soluções foram apresentadas, temos que aguardar que sejam realizadas.
- A não ligação Bingen-Quitandinha que vai gerar muitos problemas, em relação a tempo e custo para quem mora naquela região, principalmente para quem vem do
Rio de Janeiro.

Espero ter mostrado uma idéia do que foi discutido nesse encontro, e com isso obter de todos soluções para minimizar o impacto que teremos a partir do dia 17/08.

Paulo Cardozo
“Quem faz Petrópolis somos nós”

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Solicitação ao Sr. Secretário de Planejamento de Petrópolis

Sr. Secretário,

Fico muito agradecido com sua resposta, desculpe se passei a imagem de agressão, não foi minha intenção, afinal o Sr. foi muito atencioso em outras solicitações, simplesmente fiquei muito aborrecido com a sequencia de "más" notícias que se sucederam até culminar a da inauguração da nova rodoviária, e há de convir que a falta da resposta deixou transparecer uma imagem de pouco caso, se passei essa impressão peço desculpas.
Sou fundador e ex participante do grupo PAX, fundador e atual líder do grupo PASS, ambos grupo de passageiros das empresas Unica e Fácil, os dois tem o mesmo objetivo mas com formas de atuação diferentes, e inimigo declarado da Viação Esperança, com isso todos me perguntam como vai ficar a situação dos passageiros com todas essas mudanças.
Sr. Eduardo a lista de perguntas é longa, vou tentar resumi-las e procurar ser o mais objetivo possível, para com isso tentar diminuir o impacto e a má impressão desta mudança.
Infelizmente eu trabalho no RJ, e isso deixa a minha semana complicada e curta, neste próximo sábado dia 03, a que horas o Sr teria disponibilidade para esclarecer as dúvidas, e se poderiam ter outros participantes.
Agradeço e novamente peço descuplas pela má impressão.

Paulo Cardozo

quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Petropolis pede ajuda ao TCE

Senhores, estamos as vésperas de um colapso na cidade de Petrópolis, o Prefeito mudou o terminal rodoviário de lugar, faltam 15 dias para a inauguração e ainda não estão terminadas todas as obras para viabilizar o sistema.
Junto a isso já autorizou o aumento da tarifa de transporte urbano, a taxa de embarque no terminal rodoviário, levando em conta que o terminal não passa de um ponto de onibus em tamanho avantajado e os onibus todos tem mais de quatro anos.
Iremos ter diversos problemas com transito, tempo de viagem e aumento de custo para locomoção, etc, o que o TCE pode fazer para ajudar o cidadão Petropolitano nesse caso.
A disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Paulo cardozo

Solicitação ao Sr. Secretário de Planejamento de Petrópolis

Caro Sr. Secretário

Faltam 16 dias para a inauguração da nova rodoviária, e ainda não esta claro como será a vida do Petropolitano após esta mudança.
Não recebo respostas desta secretária aos questionamentos feitos, a resposta dada a Radio Globo não mudou em nada as dúvidas.
Gostaria de solicitar que o Senhor ou alguém indicado, responda às várias dúvidas pertinentes a mudança.
Copio este e-mail ao vereador Bernardo Rossi, representante da Comissão de Defesa do Consumidor, e solicito que ele intermedie essa solicitação.

Obrigado

Paulo Cardozo
Cidadão