quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ANTT/Ouvidoria/2005-36611

Ilmos.Srs,

Hoje saiu publicado na Tribuna de Petrópolis sobre os problemas que estão ocorrendo na BR040 altura do Duques, sob o título, "Moradores de oito casas nos Duques temem o desmoronamento de rua"
Esse fato não seria surpresa se ha exatos quatro anos já não houvessem sido feitos alertas sobre a escora da pista, naquele trecho, estar sendo realizada com sacos de areia.

Atenciosamento.

Paulo Cardozo - Cidadão "Quem faz Petrópolis somos nós"

--- Em ter, 9/8/05, Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres escreveu:

> De: Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres
> Assunto: ANTT/Ouvidoria/2005-36611
> Para: paulo_cardozo@yahoo.com.br
> Data: Terça-feira, 9 de Agosto de 2005, 16:14
>
>
>
>
>
>
>
>
> Prezado Sr.
> Paulo,
>
> Em atenção à
> mensagem
> anteriormente enviada e efetuados os levantamentos de campo
> pertinentes,
> transmitimos as seguintes informações:
> a) A
>
> sinalização horizontal da serra de Petrópolis está
> sendo executada na pista
> sentido RJ. Hoje, os serviços se encontam na altura do km
> 94. A pintura sentido
> JF será realizada em seguida. A previsão da CONCER é de
> terminar os serviços nos
> dois sentidos em 60 dias. Serão recompostas as tachas de
> bordo na pista sentido
> RJ. Na pista sentido JF a Concessionária estuda
> outra forma de balizar os
> bordos, não utilizando tachas
> refletivas.
>
> b) Pavimento irregular
> no km 103, sentido RJ/JF: o local indicado sofreu
> intervenção pela
> Concessionária na recuperação de bueiro danificado.
> Após o término dos seriços,
> o pavimento flexível foi recomposto e apresentou
> adensamentos diferenciais
> acarretando desconforto aos usuários ao passarem no local.
> A Concessionária já
> foi notificada sobre a irregularidade e informou que num
> prazo máximo de 30 dias
> promoverá as correções necessárias.
>
> c) A contenção na
> altura dos Duques é do tipo rip-rap, ou seja, sacos
> de aniagem preenchidos
> com solo e adição de cimento. A obra não tem a
> finalidade de estabilizar
> o corpo estradal, mas sim ampliar a faixa lindeira
> à pista, com a
> finalidade de melhorar a circulação dos moradores dos
> Duques. A obra é uma
> parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis onde a
> Concessionária
> contribui com materiais e o Município com a mão de
> obra.
> Continuamos
> ao seu
> dispor.
> Atenciosamente,
> Ouvidoria da
> ANTT
>
> -----Mensagem
> original-----
> De: Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes
> Terrestres
> Enviada em: quinta-feira, 16 de junho de 2005 09:43
> Para:
> 'paulo_cardozo@yahoo.com.br'
> Assunto:
> ANTT/Ouvidoria/2005-36611
>
> Sua mensagem foi recebida com
> sucesso.
> Já estamos efetuando consulta à área técnica para que a
> resposta
> seja enviada com maior brevidade possível.
> Atenciosamente,
> Ouvidoria da
> ANTT
>
>
> -----Mensagem original-----
> De: Paulo Cardozo [mailto:paulo_cardozo@yahoo.com.br]
> Enviada em:
> segunda-feira, 13 de junho de 2005 17:23
> Para: Ouvidoria da Agência Nacional
> de Transportes Terrestres
> Assunto:
> Re: ANTT/Ouvidoria/2005-36225
>
> Srs,
> Obrigado pela resposta mas ela me
> deixou uma dúvida, a
> BR040 não é em toda sua extensão responsabilidade
> de
> fiscalização federal ?
> Os trechos que passam por Caxias e Xerem são
> de
> responsabilidade fiscal do estado do RJ?
> Se a resposta for positiva,
> então a fiscalização
> estadual esta melhor que a federal.
> Não obtive a
> resposta sobre o trecho escorado por
> sacos de areia, nem sobre qual a
> previsão para a
> manutenção da sinalização.
>
> Obrigado
> Paulo
> Cardozo
> Cidadão
>

Um comentário:

  1. Prezado Senhor Paulo,



    Em atenção à mensagem de V.S.ª, registrada sob o protocolo ANTT/Ouvidoria/2009-262144, retransmitimos os esclarecimentos que esta Ouvidoria obteve da Superintendência de Exploração de Infra-Estrutura Rodoviária - SUINF.:



    Em atenção ao protocolo em referência, a CONCER esclareceu que foi elaborado parecer técnico para a intervenção em questão, no qual ficou evidenciada a necessidade de realizar selagens de trincas do pavimento, bem como levantamento topográfico no local e a realização de sondagens, a fim de investigar as condições geológico-geotécnicas, de forma a elaborar a solução mais adequada.



    As selagens e o levantamento já foram concluídos, restando ainda a realização das investigações geotécnicas (sondagens), as quais estão em execução.



    Somente após a conclusão destas investigações, as informações serão reunidas para elaborar o projeto executivo que deverá resolver o problema.


    Permanecemos a disposição.



    Atenciosamente,





    Ouvidoria da ANTT

    SUINF/ANTT

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